Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Leonardo: sucesso no Mengão e na Europa

           
            Leonardo Nascimento Araújo nasceu no dia 5/2/1969 e estreou pelo Flamengo em 1987. Entrou para a história de seu clube de coração como lateral-esquerdo na conquista do Tetra Brasileiro ao lado de Zico, Leandro, Andrade, Edinho, Renato Gaúcho, Zinho, Jorginho, Zé Carlos, Aílton e Bebeto sob o comando de Carlinhos.

            Na partida memorável contra o Santa Cruz no Maracanã, Leonardo cruzou na medida para Zicão abrir o placar. Em tarde inspirada, o Galinho de Quintino marcou mais duas vezes na vitória por 3 a 1 contra o time pernambucano: um gol de pênalti e um golaço em cobrança de falta genial.

Na semifinal do campeonato, o Mengão derrotou o Atlético-MG em dois jogos emocionantes: 1 a 0 no Maracanã (gol de Bebeto) e 3 a 2 no Mineirão (O primeiro gol foi de Zico, de cabeça; o segundo, de Bebeto e o terceiro, um golaço de Renato Gaúcho, que garantiu a vitória rubro-negra ao driblar o goleiro atleticano). Na final, o Flamengo venceu o Inter por 1 a 0 no Maracanã, com outro gol do camisa 7 rubro-negro.

Leonardo ainda conquistou a Copa do Brasil em 1990 antes de deixar o Flamengo e ir para o São Paulo, clube pelo qual Léo venceu o Campeonato Paulista e o Brasileiro no ano seguinte e a Libertadores e o Mundial Interclubes junto com nomes como Raí, Cerezo e Cafu sob o comando de Telê Santana em 1993. Na final do Mundial, Léo participou da jogada de dois gols e o São Paulo venceu o Milan  por 3 a 2 em jogo emocionante com gols de Raí, Cerezo e Müller para o Tricolor Paulista.

Leonardo ainda conquistou a Copa do Mundo em 1994 com a Seleção Brasileira e jogou no Kashima Anthlers (sendo campeão japonês em 1996) ao lado de Zico e no Paris Saint Germain (campeão da Recopa Europeia em 1996, da Copa da França e da Copa da Liga na temporada 1997-1998).

Jogando como meio-campo, Léo voltou ao Flamengo em uma curta passagem em 2002. Obteve grande sucesso no Milan sendo campeão do Campeonato Italiano em 1998-1999, da Champion’s League em 2002-2003, da Supercopa da Itália em 2003 e da Copa da Itália no mesmo ano. Depois de encerrar a carreira como jogador no clube italiano, Leonardo foi treinador do próprio Milan e do rival Internazionale e diretor de futebol do PSG.

Desejo muito sucesso ao Leonardo na carreira como dirigente e o parabenizo pela iniciativa de criar a Fundação Gol de Letra com o amigo Raí e levar cultura e educação a crianças carentes.

Fontes:

Nenhum comentário: