Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fábio Luciano: grande zagueiro e capitão


            Fábio Luciano nasceu no dia 29/4/1975 e veio para o Mengão em 2007. Fábio arrumou a defesa do Flamengo e formou dupla imbatível com Angelim. Era um zagueiro clássico e de muita raça e conquistou a torcida rubro-negra.

 A experiência de Fábio e Joel Santana aliada ao bom futebol de Ibson, Obina, Renato Augusto, Christian ajudou a tirar o Mengão da zona de rebaixamento levando-o ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2007. A Nação apoiou o time nesta histórica arrancada que levou o Flamengo à Taça Libertadores de 2008.

Na semifinal da Taça Guanabara de 2008 contra o Vasco, Fábio Luciano marcou o gol de empate do Mengão com uma cabeçada perfeita após cruzamento de Juan. Angelim fez o gol da vitória rubro-negra de virada contra o eterno vice e freguês por 2 a 1. O Flamengo bateu o Botafogo também por 2 a 1 em um jogo emocionante e marcado por expulsões. O time alvinegro saiu na frente, mas o Flamengo empatou com um gol de pênalti cobrado por Ibson, já que Fábio Luciano foi claramente agarrado na área. O Fla virou o jogo com um golaço de Diego Tardelli depois de passes de Ronaldo Angelim, Klebérson e Léo Moura. O Botafogo ainda meteu uma bola na trave no fim da partida, garantindo ao Mengão a conquista da Taça GB.

O Botafogo venceu a Taça Rio e decidiu o titulo carioca com o Flamengo. O Mengão venceu o primeiro jogo da final por 1 a 0, gol de Obina após passe de Tardelli no fim do segundo tempo. No segundo jogo da decisão, o Mengão ganhou por 3 a 1. O alvinegro saiu na frente depois do frango de Bruno na cobrança de falta de Lúcio Flávio, mas no segundo tempo, com a entrada de Obina e Diego Tardelli, o Mengo, melhor em campo, virou o jogo. Obina empatou de cabeça após a cobrança de falta de Juan. Em bela jogada do lateral esquerdo Juan, Diego Tardelli desempatou com um gol de muita categoria e no fim do jogo ainda deu passe para Obina fazer mais um e garantir o 30º título carioca da história do Flamengo.

O primeiro jogo da final do Carioca 2009 foi emocionante: 2 a 2. O Mengão saiu na frente com o pênalti cobrado por Juan, o Bota empatou na cobrança de falta de Juninho . Reinaldo virou o jogo para o alvinegro e o Mengão empatou na raça (Willians chutou e Emerson mais uma vez fez gol contra). O Mengão conquistou o quinto tricampeonato carioca da história vitoriosa do clube (2007-2008-2009), ao vencer o alvinegro pelo terceiro ano seguido. Num jogo emocionante e digno de uma final, Flamengo e Bota empataram novamente em 2 a 2. Kleberson  marcou os dois gols do Mengão, sendo o segundo um golaço de fora da área, mas o Bota reagiu e empatou o jogo, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da final, já que além de pegar um pênalti no tempo normal e ainda defendeu duas cobranças do time alvinegro na decisão por pênaltis. Léo Moura acertou a quarta cobrança, levando a taça para a Gávea. Assim, o Mengão conquistou seu 31º título carioca e superou o Flu em número de títulos estaduais.

Fábio Luciano fechou a carreira com chave de ouro e entrou para a galeria de grandes zagueiros rubro-negros junto com ídolos como Domingos da Guia, Leandro, Mozer, Rondinelli e o grande companheiro Angelim, herói do Hexa. Muito obrigada por tudo que você fez pelo Mengão, Fábio Luciano!

Fontes:

Renata Bottino

Nenhum comentário: