Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sócrates


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu no dia 14/2/1954 e foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Fez história no Corínthians e brilhou na Copa do Mundo de 1982 num meio campo mágico: Cerezo, Falcão , Sócrates e Zico, que encantou o Brasil e o mundo em jogos memoráveis contra a Rússia, Escócia, Argentina, Itália. Uma Seleção que merecia e devia ter sido campeã.

Na difícil estreia contra a Rússia, o Brasil venceu por 2 a 1 de virada. Sócrates empatou o jogo para a Seleção e Éder marcou o gol da vitória.  Na partida contra a Escócia, os escoceses abriram o placar, mas Zicão empatou para o Brasil em linda cobrança de falta e Oscar, Éder e Falcão marcaram os outros gols brasileiros em um show de bola na Espanha. Contra a Nova Zelândia, Zico arrebentou em campo: fez um lindo gol de meia bicicleta aproveitando cruzamento preciso de Leandro, marcou outro golaço e deu belos passes para os gols  de Serginho Chulapa e Falcão. No jogo contra a Argentina  nas oitavas de final da competição, Zico abriu o placar após a cobrança de falta de Eder. Serginho fez o segundo gol . Júnior marcou o terceiro gol brasileiro após lindo passe de Zico: 3 a 1 Brasil. Bastava empatar com Itália para chegar às semifinais, mas não deu.  O time italiano saiu na frente, Zico fez linda jogada e Sócrates empatou em belo lance. Paolo Rossi marcou outro gol. Falcão empatou em bela bomba e o atacante italiano marcou o terceiro gol da Azurra e frustrou toda uma geração.

Mas a magia do futebol arte já estava no meu coração. Mesmo criança eu ficava pensando: Imagina o Sócrates jogando com Zico, Júnior, Leandro, Mozer, Andrade, Adílio e Nunes no Mengão?

Em 1986, tive o prazer de ver Sócrates defendendo o manto sagrado junto com Leandro, Andrade, Adílio e Zico no Campeonato Carioca com direito a show de Zico na goleada de 4 a 1 contra o Flu: o camisa 10 da Gávea marcou o primeiro gol rubro-negro de cabeça, fez um golaço de falta inesquecível e ampliou a goleada com um gol de pênalti. Bebeto marcou o terceiro gol rubro-negro e Leomir descontou para o Tricolor. O Flamengo conquistou o Campeonato Carioca do mesmo ano ao vencer o Vasco na final por 2 a 0, com gols de Bebeto e Júlio César.

Sócrates jogou a Copa de 86 com Júnior e Zico e marcou o gol da vitória brasileira  contra a Espanha e um dos gols do Brasil na goleada de 4 a 0 na Polônia pelas oitavas de final. Os outros gols do Brasil foram marcados por Careca, Josimar e Edinho. Zico e Sócrates podem ter perdido pênaltis contra a França nas quartas de final , mas nada apaga o brilho desses dois gênios do futebol.

Fontes:

Nenhum comentário: