Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Sejemos cinseros e analfabéticos: este é o nosso Brasil varonil. Um país onde um campeonato nacional ocorrido em 1987, com milhões de testemunhas ainda vivas, está na justiça até hoje porque “não se sabe” quem o venceu dentro das quatro linhas, com todo o mérito, capacidade e emoção.

Um país onde um campeonato nacional ocorrido em 2013, igualmente testemunhado por milhões de torcedores, estará na justiça até o dia de sei-lá-quando.

Um país chamado “do Futebol”, onde campeonato que entra na história é muito mais raro do que campeonato que entra na justiça.

E da mesma forma que o ardil de 1987 permitiu àquele torcedor do Sport que não tinha vergonha na cara emergir corajoso do seu covil, o imbróglio deste 2013 faz com que o tricolor, que ontem mesmo soluçava inconsolável sobre lençóis rosados, levante-se valente da cama, comemorando sua vitória de pirro.

Cenão vejemos e erremos: trata-se de um triunfo enganador, sim, porque em nome de um retorno artificial à elite cada vez menos elitizada do futebol brasileiro, o Fluminense perde definitivamente o resto do respeito que torcedores e clubes rivais, a duras penas, ainda lhe tinham. Passou a pária no cenário desportivo nacional, uma agremiação da qual gente séria e decente quer distância. Um clube cujos poucos simpatizantes nunca mais poderão arguir um torcedor adversário, sob o risco de ouvir um sonoro “Xô! Passa fora!”. A exemplo dos fãs do Sport, e do próprio Sport, nunca mais serão levados a sério. Porque extrapolaram. Porque o esporte permite provocação, jogo de cintura, e até uma dose saudável de astúcia, mas jamais a falta de fair play. Jamais o cinismo de confundir virada de mesa com justiça. Jamais a falta de hombridade.

Reconheço que bons argumentos foram levantados, não por tricolores, mas por pessoas de bem, sobre a legitimidade da decisão proferida no tapetão, mas faço minha a lucubração do querido Luiz Mengão Eduardo, no cada vez mais bem frequentado Buteco do Flamengo:

“Por causa de um equívoco banal, de nenhuma consequência, de nenhum prejuízo a ninguém, um clube será rebaixado, e um clube que foi rebaixado no campo será alçado à Primeira Divisão.

“Como eu disse antes, há, no caso, uma desproporção absurda, uma evidente aberração entre a falta cometida e a punição imposta. Isso não pode ser admitido, pois afronta as mais basilares regras hermenêuticas, ou seja, de interpretação de normas, seja em que seara for. Isso é básico e a filosofia do Direito, desde Aristóteles e Cícero, tem se debruçado sobre o tema.”

Meus leais detratores: não me considero tão bem informado quanto o Luiz Mengão Eduardo acerca das regras dessa tal de dona Hermenêutica, mas é por aí mesmo. Rebaixar para a Série B na “canetada” um Clube que há meses vem utilizando seus parcos recursos para manter-se na Série A, quando punição suficiente, se crime realmente houve, seria, por exemplo, pagamento de multa ou doação de cestas básicas ou carros-pipa para o coirmão Vasco da Gama?

Porém, novamente, de novo e mais uma vez, prevaleceu a lei em detrimento da justiça. Não que essa regra seja fixa; ela sempre dependerá dos naipes do clubes envolvidos nos litígios, pois ficou tão claro quanto evidente que o Flamengo somente perdeu pontos porque não iria cair, e que a Portuguesa somente os perdeu porque cairia.

Se já se considerava o futebol carioca desmoralizado em função do rebaixamento de dois clubes de médio porte na mesma temporada, mais ainda agora, posto que quanto mais argumentos há, mais virada de mesa é.

Mas, como eu estava dizendo, este é o nosso Brasil varonil: dirija bêbado, atropele, mutile e mate. Participe de esquemas de corrupção. Assalte à mão armada. Estupre. Só não cometa a imprudência de colocar em campo um jogador “suspenso”. Daí, meus prezados dirigentes do Flamengo e da Portuguesa, deem-se por satisfeitos por terem sido privados apenas de pontos na tabela, e não de suas liberdades.

O meu consolo neste final de ano melancólico é saber disto: o que quer que aconteça ao meu time, de bom e de ruim, acontece num campo de futebol, sob o grito rascante da torcida, e não numa sala de tribunal, sob a fala macia de esplêndidos oradores.



Duplex Toc Zen

1 - O julgamento no STJD pode até não ter acabado em pizza: Mas desceu uma portuguesa no capricho.

2 - O STJD respeita profundamente as tradições clubistas: Estendeu um tapetão para o aristocrático Fluminense, e botou a Portuguesa pra dançar um vira.

3 - E para esclarecer quaisquer dúvidas, o matemático Lee Oswald de Souza ensina a prova dos nove para saber se o FluminenC foi ou não rebaixado: É só perguntar pra qualquer torcedor brasileiro se ele gostaria que o Dorival Jr. treinasse o seu time.

4 - O Cruzeiro entregou um jogo pro Vasco, e daí?: O STJD entregou um campeonato inteiro pro Fluminense!



5 - Este ano não estouraram champanhe nas Laranjeiras: O que rolou foi um café com leite básico, do jeitinho que o Fluminense passará a ser em todas as competições futuras.

6 - Demorô!: Só agora entendi o que o Muricy Ramalho quis dizer quando reclamou dos “ratos” nas Laranjeiras...

7 - Aí vocês querem que gente que não sente vergonha nem de torcer pelo Fluminense fique envergonhada com uma corriqueira virada de mesa no tapetão?: É ruim, hein?

8 - E já que o FluminenC só consegue subir de forma artificial...: Tá na hora de criarem a torcida Flu-Viagra.

9 - Tricolor que é tricolor não se joga da marquise toda vez que seu time é rebaixado: Morrer por quê?


171 - O Flamengo e a Portuguesa escalaram errado, mas o FluminenC escalou direitinho: Escalou da Série B pra Série A.

11 - A julgar pelos naipes dos clubes que hoje estão na Série A...: Ano que vem ela passará a se chamar Série B+.

12 - Apesar destes dias agitados, certas coisas nunca mudam: Time grande continua não caindo, nem quando tungado no STJD.

13 - E por falar em time grande, feliz é o nosso Mengão: Que só deve dinheiro.

14 - Uma pena o Galo ter caído do poleiro lá em Marrakech, porque poderia ter chegado bem mais longe: Bem mais longe se o Mundial de Clubes tivesse sido realizado em Dubai ou em Tóquio.

15 - Enquanto o Bayern irá pra final do Mundial de Clubes sem Robben e Schweinsteiger...: O Atlético-MG irá sem o time inteiro.



16 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

Por que o Fluminense contrataria o Conca por uma baba se não tivesse certeza de que ficaria na Série A em 2014?

A CBF pode até não saber organizar um Brasileirão atraente e emocionante, mas em compensação arma um pós-Brasileirão DA HORA!

"Aquilo não era pau, era uma barra de ferro." - Mauro Bremer.
E mostrou o tamanho com as duas mãos.

É preferível jogar nas altitudes na Libertadores a jogar no fundo do poço no Brasileirão.

Libertadores sem time paulista não é a mesma coisa...
É muito melhor!

Por que esse negócio de "grupo da morte" na Copa e na Liberta? Se os grupos foram definidos por sorteio, é "grupo da sorte".

"Cruzeiro pega Peru 2... Fluminense entra com recurso e conquista o direito de pegar também." - Jean Valjean, BUTECO DO FLAMENGO

"Fluminense protagoniza nova ɐsǝɯ ǝp ɐpɐɹıᴧ no Brasileirão."

Vira, vira, vira,
vira, vira, vira,
vira, vira, vira,
¡noɹıʌ


ʇpıɯɥɔS oןnɐԀ - ,,˙oɐʇǝdɐʇ ǝp 'ɐsǝɯ ǝp ɐpɐɹıʌ ǝp ɐpɐu ɯǝʇ oɐᴎ,,

Domingão estranho... Não haverá rodada do Brasileirão, apesar de este ainda não ter terminado...

Domingo chocho. Já q o resultado em campo não vale nada, podiam botar aí um Flamengo x Corinthians no Maraca válido pela 39ª rodada do Brão. 

Se o jogo em que a Portuguesa utilizou o jogador de maneira ilícita for "melado", o legal não seria devolver o dinheiro ao público?

Por onde andam os paladinos dos torcedores brasileiros, Cidinha Campos e Marcelo Freixo?

E o Fluminense passou a dever outra Série B.

ENQUANTO ISSO NO TAPETÃO... Fluminense - 46 pontos, Flamengo - 45 pontos e Portuguesa - 44 pontos.
Eu não disse q com 45 pontos se salvava?

Se o Tapetão do STJD não fosse tão corrupto, decidiria: "O Fluminense está salvo, mas permanecerá na Série B para quitar dívida antiga."

Quem vai na champanhada em Laranjeiras daqui a pouco?

Todas as torcidas têm se unir, e cantar em todos os jogos contra o Flor: "Ão, ão, ão, 2ª divisão" os 90 minutos.
Dá pra combinar isso legal.

Todos os clubes têm que combinar de "ajeitar" os resultados na reta final do Brão 2014 pra rebaixar esses pulhas MAIS UMA VEZ.

Só queria ver se a Portuguesa se chamasse Corinthians...

Os tricolores pensam que a vergonha suprema é ser rebaixado, só que há outras bem piores. 

Empresa cidadã é isto: depois que o STJD operou a Portuguesa sem o menor respeito, a Unimed foi lá e retirou os pontos.

"Aí, Rúbio, o teu Flamengo quase caiu, hein?"
"É, malandro. E você também quase saiu com a Bar Refaeli..."

E a casablanca do Atlético caiu... #TrocadalhoDoCarilho

@19contra1 Se fosse um perfil contra o Ronaldinho se chamaria @5Contra1

Alô tricolores picaretas: pelo menos o mico do Atlético foi pago EM CAMPO, valeu?

Tricolor que se preza não quer nem saber do Galo.
É mais chegado a um pinto.

E nada mais faço, que já tô pra lá de Marrakech.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

Nenhum comentário: