Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Estaduais: Uma sugestão pra eles

Não é de hoje que os estaduais tem caído no seu apelo junto ao público. Os números de audiência e as médias de público têm dado um sinal de que o torcedor não dá mais tanta importância a eles, se bem que isso não chega a ser um fenômeno exclusivo dos estaduais, vamos ser justos. A audiência da TV tem tido uma queda em quase todos os programas, e a internet tem sua parcela de "culpa" nisso. O público do campeonato brasileiro também não tem sido dos melhores. A média de 2013 não chegou a 15 mil pagantes por jogo.

Aí chegamos na época em que começa aquele papo sobre se realmente vale a pena manter os estaduais, mesmo sem ter o apelo de antes. Junto com isso fica a outra dúvida: O que alguns clubes pequenos vão fazer depois do estadual, já que boa parte deles não participa de nenhuma divisão do Brasileirão, e com isso vão curtir (ou não) férias até perto do final do ano, quando começa a pré-temporada deles.

Bom, não acho que acabar com os estaduais seria uma boa. Eles mexem com as rivalidades, além de servirem como pré-temporada para vários clubes grandes. O problema é que o número excessivo de clubes e de datas e as fórmulas nem sempre (pra não dizer raramente) inteligentes deixam o torneio chato e desinteressante.

Se a gente reparar bem, uma das principais finalidades dos estaduais é definir os clubes "pequenos" que irão participar da Série D e da Copa do Brasil. Ou seja, nada mais que são que um Brasileirão da Quinta Divisão com clubes da Primeira à Quarta participando, num período à parte.

Desta forma, uma solução para os estaduais pra mim seria transformá-los oficialmente na Série E, só que "estadualizada", e sendo disputada ao mesmo tempo que o Brasileirão, e garantiria vagas pra Série D e pra Copa do Brasil. Por ser jogada simultaneamente às outras divisões, evidentemente os clubes grandes e os que fazem parte das divisões A a D ficariam de fora. No caso do RJ, seriam Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Madureira, Macaé e Duque de Caxias. Ou seja, dos atuais 16 clubes que disputam o estadual, 9 disputariam a "Série E-RJ", que poderia ser completada com alguns clubes que disputam a Segundona do RJ, pra formar um número suficiente.

O espaço no calendário que hoje é ocupado pelos estaduais seria utilizado para juntar os clubes "com divisão" com os clubes mais bem colocados da "Série E" e formar um "super-estadual". Um torneio bem rápido, que não ocupasse mais que 15 datas. Com um número bem menor de clubes, teríamos mais clássicos e o torneio seria bem mais atraente, além do mais, um torneio disputado paralelo ao Brasileiro não deixaria os clubes pequenos fechados por tanto tempo, já que eles jogariam pelo menos de abril a dezembro.

Essa ideia não é original. É adaptada do que já se faz há algumas décadas lá na Inglaterra. E me parece que em termos de organização eles estão a anos-luz na nossa frente.

Nenhum comentário: