Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Juan: competência na zaga

Juan Silveira dos Santos nasceu no dia 1/02/1979. Revelado nas divisões de base do Flamengo, Juan estreou no time principal do Flamengo em 1996 e se tornou um dos maiores zagueiros da história do clube pelo estilo clássico e leal (seguindo a dinastia de Mozer e Aldair) e também pela ofensividade mesmo sendo um jogador de defesa.
Juan se firmou como titular da zaga rubro-negra no fim do Campeonato Brasileiro de 1999 e foi fundamental para conquista da Copa Mercosul no mesmo ano e do bi e do tricampeonato carioca contra o Vasco em 2000 e 2001, ano em que Petkovic marcou o inesquecível golaço de falta que até hoje arrepia a Nação Rubro-Negra.  
Juan teve atuações impecáveis na zaga rubro-negra no período entre 1999 e 2002, além de ter feito gols em finais da Copa Mercosul em 1999 e da Copa dos Campeões em 2001. O Flamengo decidiu o título da competição sul-americana em dois jogos eletrizantes contra o Palmeiras. Na decisão da Copa Mercosul contra o Palmeiras, o Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título ao Flamengo. 
Dois anos depois o Mengão disputou o título da Copa dos Campeões contra o São Paulo.  Depois de vencer a primeira  partida da decisão por 5 a 3, com dois gols de Edílson, um de Reinaldo, outro de Beto e um gol contra de Rogério Pinheiro para o Flamengo e dois gols de Luís Fabiano e outro  de Rogério Pinheiro para o São Paulo,   o Flamengo perdeu o segundo jogo por 3 a 2, mas levou o título graças ao saldo de gols. Kaká marcou o primeiro gol do São Paulo ainda no primeiro tempo. Juan empatou, ao marcar um gol de cabeça, aproveitando a cobrança de falta de Petkovic. Pet marcou um golaço de falta, virando o jogo. França ainda marcou os outros dois gols do São Paulo. Porém, a taça e a vaga na Libertadores de 2002 vieram para o time de maior torcida do Brasil. No mesmo ano, Juan marcou outro gol importante. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Mengão precisava vencer o Palmeiras para se livrar do risco de rebaixamento. Deu tudo certo. Após linda cobrança de falta de Petkovic, Juan fez, de cabeça, o primeiro gol rubro-negro e Roma, marcou o segundo e garantiu a vitória e a permanência do Flamengo na primeira divisão.  
 Juan também sucesso no futebol europeu e na Seleção Brasileira. Depois de deixar o Flamengo o zagueiro jogou no Bayer Leverkusen (2002 -2007) e no Roma (2007-2013) e atualmente defende o Internacional . Com a camisa da Seleção ,Juan conquistou a Copa América em 2004 e em 2007 e a Copa das Confederações em 2005 e 2009. Juan também disputou a Copa do Mundo de 2006.
Obrigada por tudo e muito sucesso para você, Juan.

Fontes:
http://www.flaestatistica.com/jogadores.html
http://www.flamengo.com.br/site/perfil/detalhe/101/juan?idolo=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Silveira_dos_Santos#Bayer_Leverkusen
https://www.youtube.com/watch?v=pp3GElUTad4
https://www.youtube.com/watch?v=Chrw249UUh8











Nenhum comentário: