Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de junho de 2014

Homenagem a Carpegiani



Paulo César Carpegiani nasceu no dia 17/2/1949 em Erechim (RS). Volante clássico, Carpegiani jogou no Internacional atuando ao lado de craques como Falcão e Figueiroa e conquistou sete títulos gaúchos entre 1970 e 1976 e dois Brasileiros (1975 e 1976). Carpegiani defendeu ainda a Seleção na Copa de 1974.
Em 1977, Carpegiani veio para o Flamengo, dando experiência ao time rubro-negro e formando o meio campo com Zico e Adílio. No livro 1981, Zico descreve Carpegiani como um jogador inteligente e bom de passe. Era um dos líderes do time junto com Raul e Zico  sendo fundamental para a formação da brilhante equipe rubro-negra que conquistou o tricampeonato carioca (1978-1979-1979 Especial) e o Brasileiro em 1980.
Em 1979 houve dois campeonatos estaduais e o Mengão venceu ambas as competições.  A primeira delas foi chamada de Campeonato Estadual Especial. O Flamengo decidiu o primeiro turno com o Botafogo. O Flamengo venceu o alvinegro por 3 a 0. Zico, o artilheiro do campeonato com 26 gols, abriu o placar com um golaço de virada. Carpegiani marcou o segundo gol rubro-negro aproveitando passe magistral do Galinho. Júnior deu passe para Luisinho das Arábias marcar o terceiro. Na final do campeonato, houve novo confronto com o Bota e os dois times empataram em 2 a 2 e Zico marcou os dois gols do Mengão.
No segundo Campeonato Estadual daquele ano, mesmo desfalcado do Galinho de Quintino, que marcou 34 gols em 25 partidas naquele ano apesar de não ter jogado o terceiro turno, o Flamengo venceu o Vasco por 3 a 2 , dois gols de Tita e um contra de Ivan, e empatou com o Botafogo em 0 a 0, sendo tricampeão carioca com uma rodada de antecedência. Entre 1978 e 1979, o Flamengo ficou 52 jogos invicto.
No ano seguinte, o Mengão foi campeão Brasileiro pela primeira vez derrotando o Atlético-MG em final eletrizante por 3 a 2 com dois gols de Nunes e um de Zico. Em 1980, o Flamengo conquistou ainda o bicampeonato do Troféu Ramon de Carranza ao derrotar o Bétis por 2 a 1 com dois gols de Zico. Essa foi a última conquista de Carpeggiani como jogador.
Carpegiani jogou pelo Flamengo até 1981e encerrou a carreira como jogador em um a amistoso entre Flamengo e Boca Juniors — com Zico levando a melhor no duelo com Maradona e marcando os gols da vitória rubro-negra por 2 a 0 .
No mesmo ano, Carpegiani e se tornou técnico do próprio time rubro-negro comandando a  equipe nas conquistas da Libertadores da América, do Campeonato Carioca e do Mundial Interclubes nesse mesmo e do Brasileiro de 1982.
Ao sair do Flamengo em 1983, Carpegiani foi treinar o Al Nassr conquistando a Copa da Arábia Saudita no ano seguinte. Em 1986, o gaúcho voltou ao Brasil para ser treinador do Náutico. Carpegiani conquistou o título de campeão pernambucano em sua segunda passagem como treinador pelo clube alvirrubro em 1989. Nesse interim treinou ainda o Bangu  e o Internacional.
Carpeggiani treinou também o Palmeiras, o Cerro Porteño (sendo campeão paraguaio em 1992 e 1994), o Barcelona de Guaiaquil e o Curitiba.
Em 1996, Carpegiani começou a treinar a Seleção do Paraguai, levando o país a disputar a Copa do Mundo de 1998. A equipe paraguaia se destacou pelo sólido sistema defensivo com brilhantes atuações do zagueiro Gamarra e do goleiro Chilavert. Infelizmente o Paraguai foi eliminado pela França nas oitavas de final na prorrogação.  
O bom trabalho com a Seleção do Paraguai fez com que Carpegiani fosse contratado pelo São Paulo em 1999, mas o treinador não obteve sucesso no clube paulista.
Em 2000, Carpegiani voltou a treinar o Flamengo, mas acabou demitido e substituído por Carlinhos pelas improvisações malucas de Luís Alberto na lateral e pela perda da Taça GB para o rival Vasco em goleada de 5 a 1 que ainda dói na lembrança da Nação.
Carpegiani treinou ainda o Cruzeiro e o Atlético –PR no ano seguinte , a seleção do Kuwait (2003-2004 ) e o Corinthians em 2007.
Em 2009, Carpegiani assumiu o comando técnico do  Vitória, ajudando o time a conquistar o Campeonato Baiano .
Em 2010, Carpegiani voltou ao Atlético-PR quando teve sucesso tirando o time paranaense da zona de rebaixamento e levando-o a brigar por vaga no G4. Mas acabou contratado pelo São Paulo no mesmo ano tornando a equipe mais ofensiva, sendo o único técnico a conseguir cinco vitórias no Brasileiro.
Em 2012, Carpegiani voltou ao Vitória com um  método polêmico comandando o time das arquibancadas e passando instruções ao auxiliar.
O último time que Carpegiani treinou foi a Ponte Preta em 2013.
Obrigada por tudo que você fez pelo Mengão, Carpegiani.
Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=QhyMfbcdomQ
Rocha, André e Beting, Mauro. 1981: Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano. Rio de Janeiro: Maquinária, 2011
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 188-199.


Nenhum comentário: