Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aldair: zagueiro do Flamengo e da Seleção

            Aldair do Nascimento Santos nasceu em 30/11/1965 e disputou 185 jogos pelo Flamengo entre 1985 e 1989, marcando 11 gols. Zagueiro de muita técnica e raça, Aldair conquistou com o Manto Sagrado os títulos da Taça GB de 1985 e 1985, do Campeonato Carioca de 1986, o Brasileiro (Copa União) de 1987 (como reserva) e as Taças GB de 1988 e 1989, além do Troféu Colombino em 1988.
      No Campeonato Carioca de 1986, Aldair jogou com nomes como Zé Carlos,Leandro , Guto, Jorginho , Bebeto, Zico e Adílio. Na final da Taça Rio de 1986, Bebeto estufou as redes vascaínas duas vezes na emocionante vitória rubro-negra por 3 a 2, abrindo o placar com gol de falta e empatando o jogo (gols de Romário e Dinamite para nosso eterno rival, que chegou a fazer 2 a 1). Júlio Cesar marcou o gol da vitória e que deu ao Flamengo a vaga na final.
         Na grande decisão do Campeonato deste mesmo ano contra o Vasco, Aldair foi improvisado na lateral esquerda. O Mengão jogou com Zé Carlos, Jorginho, Leandro , Guto, Aldair , Andrade, Aílton Adílio Bebeto, Vinícius, (Júlio Cesar Barbosa) e. Marquinho. Em uma cabeçada de Adílio e um chute de Aldair o goleiro do Vasco Acácio fez defesas milagrosas. Mas Marquinho deu belo passe para Bebeto fazer o primeiro gol e Júlio César marcou o segundo com direito a frango do goleiro Acácio. A Nação fez a festa com a conquista sobre o maior rival.
       No ano seguinte, atuando na reserva, Aldair fez parte do grupo que contava com  Bebeto, Zico, Leandro, Andrade, Jorginho, Leonardo, Renato Gaúcho, Zé Carlos, Zinho, Edinho e Aílton e conquistou o Tetra Campeonato Brasileiro vencendo o Inter por 1 a 0 no segundo jogo da final com gol de Bebeto.
            Em 1988, o Flamengo conquistou a Taça GB e o Troféu Colombino. Nesta segunda conquista, Aldair teve participação decisiva. No primeiro jogo do troféu disputado na Espanha, o Flamengo venceu o Real Zaragoza por 2 a 1 com gols de Luvanor e Zinho. Na final, o Flamengo enfrentou o Huelva e depois do empate sem gols no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação. O Mengão venceu o time espanhol por 1 a 0 com gol de Aldair e conquistou o título.
Em 1989, Aldair venceu mais uma Taça GB pelo Mengão e no mesmo ano foi jogar no Benfica substituindo Mozer, que foi para o Olympique de Marselha. Aldair fez sucesso  no time português  onde ficou até 1990.
        Em 1990, o zagueiro foi para o Roma, clube que defendeu por treze anos com muito sucesso conquistando a Copa da Itália em 1991 e o Campeonato Italiano na temporada de 2000/2001.
        Entre 1989 e 2000, o zagueiro jogou pela Seleção Brasileira, disputando 93 partidas com a camisa canarinho, marcando quatro gols. Venceu a Copa América em 1989 e 1997. Nesse último ano, conquistou ainda a Copa das Confederações. Aldair disputou ainda os Jogos de Atlanta no ano anterior e nessa competição, o Brasil ficou com a Medalha de Bronze
           O zagueiro disputou três Copas do Mundo, sendo reserva no Mundial de 1990 e titular nas Copas de 1994 e 1998. No Mundial de 1994, Aldair substituiu os contundidos Ricardo Rocha e Ricardo Gomes formando bela dupla de zaga com Márcio Santos e junto com os ex-companheiros do Flamengo Bebeto, Jorginho, Leonardo e Zinho, além do artilheiro Romário, o goleiro Taffarel, Dunga, Branco, Mauro Silva e Raí conquistou o tetracampeonato Mundial.
      Dando continuidade a carreira na Itália, em 2003, Aldair foi para o Genoa, clube em que jogou ate 2004. Encerrou a carreira no Muratta de San Marino em 2007.
          Bom relembrar a carreira de Aldair, fazendo um passeio pela trajetória desse grande zagueiro no Fla, no futebol português e italiano e na Seleção. Muito obrigada por tudo que você fez pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira.!
Fontes:
____ e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.

Nenhum comentário: