Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de março de 2015

Alguns gols de Zico conta o Botafogo



Na semana do aniversário do nosso grande ídolo e maior artilheiro da história do Mengão Zico, que faz 62 anos no dia 3 de março, vou relembrar alguns gols do Galinho contra o Botafogo.
Zico marcou o primeiro gol contra o alvinegro carioca quando ainda jogava pelos juvenis do Flamengo (hoje equivalente à categoria de juniores). No dia 14 de março de 1971, Zico marcou um gol de pênalti no empate em 1 a 1 contra o Botafogo. Foi o primeiro dos 333 gols que Zico marcou no Maracanã, dando início a jornada que o tornou o maior artilheiro do Estádio Mário Filho. No mesmo ano, Zico marcou outro gol ainda na categoria juvenil na vitória por 1 a 0 contra o Botafogo.
Na campanha da conquista do Carioca de 1974, o primeiro título de Zico como profissional e titular do Mengão junto com craques como Júnior, Geraldo, Jaime, o Bota saiu na frente com dois gols de Nilson Dias, mas Zico marcou dois gols (sendo o primeiro de pênalti) e empatou o jogo.
 No Carioca de 1975, o Flamengo goleou o Bota por 4 a 0 com três gols de Zico e outro de Luisinho. Apesar da goleada, a torcida vaiou o time rubro-negro porque queria a forra de uma goleada de 6 a 0 que o Bota deu no Fla em 1972.
No Carioca de 1977, Rondinelli fez o primeiro gol do Fla e Zico marcou o segundo na vitória por 2 a 0 contra o Bota.
No Carioca de 1978, conquistado com o belo gol de cabeça de Rondinelli na vitória de 1 a 0 na final contra o Vasco após escanteio cobrado com perfeição pelo Galinho,  Zico fez o gol da suada vitória por 1 a 0 contra o Botafogo. Em linda jogada, Adílio deu passe para Zico, que esperou o goleiro alvinegro sair do gol e deu um toque por cima com classe e inteligência. Zico foi artilheiro do Campeonato Carioca desse ano com 19 gols.
No Campeonato Carioca de 1979 (Especial), Zico marcou em dois jogos contra o Bota. No primeiro, Zicão abriu o placar com um golaço que mostra a categoria do maior jogador e artilheiro da história do Mengão. Zico deu passe para Carpeggiani fazer o segundo e Luisinho fechou o placar na vitória por 3 a 0 contra o Bota. Com esse triunfo, o Flamengo conquistou o primeiro turno da competição de forma invicta. O Galinho também marcou no clássico contra o Bota realizado na última rodada do Campeonato Carioca (Especial), o primeiro Carioca a ser disputado naquele ano. O Flamengo entrou em campo já campeão pelo empate entre Flu e Vasco no dia anterior. Para sacramentar a conquista do Campeonato, o Fla empatou com o Bota em 2 a 2 com dois golaços de Zico. Gil e Luisinho Tombo marcaram os gols do Bota. Zico foi o artilheiro do Campeonato Carioca Especial de 1979 com 26 gols.
Houve outro Campeonato Carioca em 1979. Zico teve um desempenho espetacular, marcando 34 gols mesmo sem ter disputado o  terceiro turno, mas não fez gol contra o Bota. Entre 1978 e 1979, o Flamengo ficou invicto em 52 jogos e perdeu a invencibilidade exatamente ao ser derrotado pelo Botafogo por 1 a 0. Mesmo desfalcado de Zico, o Flamengo também venceu esse segundo Carioca daquele ano. O Flamengo  derrotou  o Vasco por 3  a 2  na penúltima rodada com trés gols de Tita .Na última rodada,  o Vasco ganhou do Flu e mesmo sem Zico e Tita, o Flamengo já entrou em campo campeão na partida contra o Bota, que terminou empatada em 0 a 0 encerrando a vitoriosa campanha rubro-negra;
Em 1981, na campanha em que o Mengão conquistou o Campeonato Carioca (ao vencer o Vasco no terceiro jogo da final por 2 a 1, com gols de Adílio e Nunes para o Fla), finalmente o Flamengo deu o troco da goleada de 6 a 0 sofrida para o Botafogo em 1972. Nunes marcou o primeiro gol rubro-negro. Adílio fez boa jogada e passou para Zico, que chutou para o gol, mas a bola bateu num adversário. No rebote, Zico chutou cruzado de perna esquerda e fez o segundo. Zico tocou para Júnior, Nunes tentou dar de letra e Lico marcou o terceiro gol de pé direito e Adílio decretou a goleada em cabeçada certeira ainda no primeiro tempo. O Galinho tocou para Adílio, que foi derrubado na área. O próprio Zico cobrou o  pênalti e marcou o quinto gol rubro-negro. Andrade fez o antológico sexto gol em um chute de fora da área e emocionou uma geração inteira que ficou nove anos com a goleada alvinegra pelo mesmo placar entalada na garganta.
Na Taça GB de 1982, o Flamengo venceu o Bota por 3 a 0. Leandro deu longo passe para Zico, que ficando sonzinho na área, chutou e abriu o placar. O Galinho fez o segundo de pênalti e Adílio fez o terceiro.
Na Taça Rio de 1989, Flamengo e Botafogo empataram em 3 a 3. Zico abriu o placar com belo gol de falta. Maurício empatou para o Bota. Renato Laércio e Alcindo fizeram os outros gols do Fla. Gonçalves — com gol contra— e Vitor empataram para o Bota.
Adorei pesquisar sobre os gols de Zico contra o Botafogo e saber mais sobre a história do nosso grande ídolo e do clássico Flamengo e Botafogo. Zicão, muito obrigada por todos os títulos que você conquistou com o Manto Sagrado, Parabéns, Zico! Desejo muita saúde, paz e alegria para você e sua família e que você tenha o triplo da felicidade que você deu à Nação Rubro-Negra!

Fontes:
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril : 2001.
__________, Coimbra, Arthur Antunes e Roger Garcia. Zico: 50 anos de futebol. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008
________, e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: