Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 10 de março de 2015

Mascotes do Flamengo

A primeira mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem dos quadrinhos criado em 1920 pelo cartunista norte-americano Elzie Segar. Posteriormente Popeye também virou personagem de desenhos animados. Na década de 1940, o chargista argentino Mollas teve a  ideia de tornar o valente marinheiro como mascote do Flamengo pelo fato  do time do Mengão e do Popeye terem  raça e  grande   capacidade de reagir em momentos difíceis e pela ligação entre o mar e o remo, esporte que deu origem ao clube.
Na década de 1960, a mascote do Flamengo mudou. Nessa mesma década, torcedores de outros rimes começaram a chamar os flamenguistas de '“urubus'', devido à enorme parcela de negros e pobres na torcida rubro-negra, o que de início não agradou aos torcedores do Fla. Mas isso mudou em 1969. Num clássico Flamengo X Botafogo realizado nesse mesmo ano os torcedores do Fla Luiz Octávio Vaz , Victor Ellery, Erick Soledade e Romílson Meireles soltaram um urubu de verdade das arquibancadas; Amararam na ave uma bandeira vermelha e preta. O urubu deu um voo espetacular pelo Maraca e pousou no gramado , levando a torcida ao delírio e a gritar “É urubu!” “É urubu!”. A ave virou mascote do Fla substituindo Popeye. O Flamengo venceu o Bota por 2 a 1 (gols de e Arilson e Doval ), quebrando um jejum de quatro anos sobre o rival. O urubu deu sorte ao Flamengo.
 O rubro-negro e  cartunista Henfil humanizou o urubu em suas charges contribuindo para torna-lo mais  popular. O urubu consolidou-se como símbolo de sorte e raça e continua a acompanhar o Mengão nas conquistas do clube em todos os esportes. Que bonito é ver o Flamengo vencer, superar desafios e o urubu voar bem alto em grandes vitórias e conquistas do clube de maior torcida do Brasil!
Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.



Nenhum comentário: