Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ubirajara Alcântara

        Ubirajara da Silva Alcântara nasceu em 27/02/1946 e foi goleiro profissional do Flamengo entre 1967 e 1976 e teve várias passagens pelo Flamengo nesse período defendendo o Manto Sagrado em 119 jogos e marcando um gol histórico.
    Começou a carreira das divisões de base do Flamengo em 1958 e estreou pelo time profissional do Mengão em amistoso contra o Necasca do México (vitória do time mexicano por 2 a1 em 1957, mas foi emprestado ao Olaria no mesmo ano jogando no time principal do clube suburbano.
Ubirajara Alcântara  voltou ao Flamengo em 1958, quando esteve em campo na goleada de 5 a 1 contra o Cruzeiro.
             Mas o goleiro foi emprestado ao Fluminense de Feira de Santana e foi campeão baiano em 1959.
         Porém ,Ubirajara Alcântara voltou à Gávea no fim do mesmo ano , dando início a sua passagem mais marcante pelo Flamengo, que durou até o início de 1972 . Nesse período, o goleiro conquistou  vários títulos como a Taça GB de 70, a primeira a ser conquistada pelo Flamengo,  ao lado de nomes como Murilo, Liminha, Reyes, Dionísio , Fio, Arilson e Zanata.
            Em 19 de setembro de 1970, em partida contra o Madureira pelo Carioca do mesmo ano realizada no estádio da Portuguesa, ocorreu um lance que fez Ubirajara entrar para a história do Flamengo e do futebol brasileiro. O Flamengo abriu o placar com gol de pênalti de Zanata . Ao cobrar um tiro de meta no segundo tempo da partida, Ubirajara Alcantara chutou a bola na direção do atacante Nei, mas o forte vento impulsionou muito a bola, que quicou na frente do goleiro adversário e o encobriu. O Flamengo venceu o Madureira por 2 a 0 e Ubirajara Alcântara se tornou o primeiro goleiro do Mengão a marcar um gol e foi  também a primeira vez que esse tipo de lance incrível ocorreu num jogo oficial no futebol brasileiro.
      Em 1971, o goleiro atuou  em  num clássico contra o Vasco válido pela Taça GB que entrou para a história do Clube . Nei Oliveira abriu o placar para o Flamengo, o Vasco empatou e Fio fez o gol da vitória por 2 a 1. Esta partida marcou a estreia de Zico no time profissional do Mengão iniciando a jornada brilhante que o levou a ser o maior jogador e artilheiro da história rubro-negra. Nesse jogo o Flamengo foi a campo com Ubirajara Alcântara, Murilo, Washington (Onça), Fred, Tinteiro, Liminha, Thales (Chiquinho); Nei Oliveira, Zico, Fio e Rodrigues Neto.
         No mesmo ano, Ubirajara Alcântara também foi eleito o negro mais bonito do Brasil em concurso realizado no programa de TV Discoteca do Chacrinha.
              Em 1972, o goleiro Ubirajara Alcântara conquistou participou da conquista de três títulos pelo Mengão: o Torneio Internacional de Verão, o Torneio do Povo e jogou algumas partidas da Taça GB, turno que o Flamengo venceu no mesmo ano.
No inicio de 1972, o Flamengo disputou o Torneio Internacional de Verão.  No primeiro jogo  contra o Benfica  o time português pressionava e só não abriu o placar graças às defesas do goleiro rubro-negro Ubirajara Alcântara. A torcida pediu a entrada de Fio em campo e o técnico Zagalo atendeu. O atacante marcou o gol da vitória do Flamengo por 1 a 0, um golaço que inspirou a música de Jorge Ben Jor em homenagem ao jogador. Na segunda partida do torneio, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, gol de Paulo César Caju e garantiu o título.
No mesmo ano, o Fla conquistou o Torneio do Povo. No primeiro jogo, o Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0, gol de Caio Cambalhota. Na segunda partida, o Mengão venceu o Atlético-MG por 2 a 0, gols de Doval e Paulo César Caju. No terceiro jogo, o Flamengo derrotou o Corinthians por 2 a 1com gols de Doval e Paulo César Caju. Na última partida, o Fla empatou em 0 a 0 com o Inter e conquistou o torneio.
Ubirajara Alcântara jogou algumas partidas da Taça GB, mas perdeu a posição no decorrer da Taça GB para o goleiro Renato. Flamengo e Fluminense se enfrentaram na final da Taça Guanabara e o Flamengo venceu por 5 a 2 em um clássico antológico, que eu gostaria de ter visto. Liminha abriu o placar para o Mengão, Caio marcou mais duas vezes, comemorando sempre com cambalhotas. Doval fez o quarto gol rubro-negro, transformando o domínio absoluto do time comandado por Zagalo em goleada. O Flu marcou dois gols (um de Jair e outro de Mickey), mas Caio fechou o placar com mais um gol fazendo a festa da Nação. No mesmo ano, Ubirajara Alcântara foi emprestado ao América.
   Em 1973, Ubirajara jogou pelo Avaí, sendo campeão catarinense. No mesmo ano, Ubirajara também defendeu o Banfield, conquistando o Campeonato Argentino da Segunda Divisão.
Entre 1973 e 1974, o goleiro também jogou pelo Olaria e teve outra curta passagem pelo Avaí.
Entre 1974 e 1975, Ubirajara defendeu o Botafogo.
Em 1976, o goleiro voltou a defender  o gol do Mengão, mas sem o brilho da passagem anterior encerrando sua trajetória pela Gávea.
No mesmo ano, Ubirajara voltou ao Botafogo, clube que defendeu até 1980.
Em 1980, o goleiro foi para o Itabaiana e conquistou o Campeonato Sergipano no mesmo ano e em 1981.
Ubirajara encerrou a carreira no Vila Nova em 1982, ano em que conquistou o Campeonato Goiano.
Depois de encerrar a carreira viveu dez anos nos EUA e depois de voltar ao Brasil trabalhou nas categorias de base do América e do Olaria e também foi Coordenador das divisões de base do Fla entre 1999 e 2005.
Ubirajara é formado em Direito e Propaganda e Marketing e fez Pós-Graduação em Treinamento Esportivo.
Gostei de pesquisar sobre Ubirajara Alcântara, o primeiro goleiro a fazer um gol pelo Flamengo, marcando a história do Mengão e do futebol brasileiro.

Fontes:

Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012. 

Nenhum comentário: