Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 19 de maio de 2015

Souza: atacante do Mengão em 2007 e 2008


            Rodrigo de Souza Cardoso, mais conhecido como Souza, nasceu no dia 4/3/1982 e jogou 74 partidas pelo Flamengo e marcou 24 gols com o Manto entre 2007 e 2008.
O atacante começou a fazer sucesso no Vasco, quando o conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul, ambos em 2000.Souza se destacou na conquista do titulo do Campeonato Carioca de 2003 também pelo time de São Januário. 
Souza também se destacou no Goiás sendo campeão goiano em 2006 e artilheiro do Brasileiro do mesmo ano marcando 17 gols.
O sucesso no clube goiano fez Souza vir para o Flamengo no ano seguinte. Com o Manto Rubro-Negro, o atacante careca e bom cabeceador conquistou o Campeonato Carioca em 2007 e 2008.
Em 2007, o Mengão conquistou o Campeonato Carioca. O Flamengo ganhou a Taça Guanabara, vencendo o Vasco nos pênaltis na semifinal após o empate em 1 a 1 (gol de Obina, que se machucou seriamente e ficou meses sem jogar) e o Madureira na final.
Depois de perder o primeiro jogo para o tricolor suburbano por 1 a 0 , o Flamengo venceu o segundo jogo da decisão da Taça GB por 4 a 1.  Souza marcou dois gols de cabeça, aproveitando escanteio cobrado por Renato Augusto. O camisa 10 fez um golaço e ampliou para o Mais Querido e Renato Abreu fechou o placar de pênalti.
O Flamengo decidiu o titulo estadual contra o Botafogo em dois empates eletrizantes em 2 a 2. No primeiro jogo da final, o Botafogo começou vencendo por 2 a 0 (gols de Lúcio Flávio e Dodô),mas o Rubro-Negro empatou no segundo tempo  com gols de Renato Abreu e Souza. Na grande final, o Mengão saiu na frente com Souza. O alvinegro fez 2 a 1, mas Renato Augusto acertou uma bomba de fora da área e empatou com um golaço, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da decisão ao defender duas cobranças do time alvinegro e Léo Moura acertou o último pênalti, levando a taça para a Gávea.
O Mengão venceu a Taça Guanabara de 2008. Depois de derrotar nosso eterno vice por 2 a 1 de virada (gols de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim) na semifinal, o Flamengo bateu o Botafogo também por 2 a 1 em um jogo emocionante e marcado por expulsões. O time alvinegro saiu na frente, mas o Flamengo empatou com um gol de pênalti cobrado por Ibson, já que Fábio Luciano foi claramente agarrado na área.  O Fla virou o jogo com um golaço de Diego Tardelli depois de passes de Ronaldo Angelim, Klebérson e Léo Moura. O Botafogo ainda meteu uma bola na trave no fim da partida, garantindo ao Mengão a conquista da taça GB.  Depois do jogo, o time e o presidente do Botafogo choraram no vestiário, se sentindo injustiçados, não sabendo reconhecer os méritos do Mengão. A Nação também fez uma paródia de uma música cantada pela torcida do Bota para ironizar o choro dos alvinegros: ‘’E ninguém cala esse chororô/Chora o presidente/Chora o time todo/Chora o torcedor’’.
Na partida do Flamengo seguinte à final da Taça GB, o Flamengo venceu o Cienciano (time peruano) por 2 a 1  pela Libertadores . Souza abriu o placar e ao comemorar o gol fez um gesto de choro, brincando com os botafoguenses. Marcinho fez o gol que garantiu a vitória do Fla.
Mas Flamengo e Botafogo se reencontraram na final do Carioca. O Botafogo venceu a Taça Rio e decidiu o titulo carioca com o Flamengo. O Mengão venceu o primeiro jogo da final por  1 a 0, gol de Obina após passe de Tardelli no fim do segundo tempo. No segundo jogo da decisão o Mengão ganhou por 3 a 1. O alvinegro saiu na frente depois do frango de Bruno na cobrança de falta de Lúcio Flávio, mas no segundo tempo, com a entrada de Obina e Diego Tardelli, o Mengo, melhor em campo, virou o jogo. Obina empatou de cabeça após a cobrança de falta de Juan. Em bela jogada do lateral esquerdo Juan , Diego Tardelli desempatou  e no fim do jogo ainda deu passe para Obina fazer mais um , coroando o bicampeonato carioca fazendo o Mengão conquistar o 30º título carioca de sua história e se igualar ao Flu em número de títulos estaduais na época.
Porém, o atacante caiu de produção no ano de 2008 e foi vendido para o clube grego Panatinaikos. A passagem de Souza pelo clube grego foi curta e o atacante voltou ao Brasil no ano seguinte.
Entre 2009 e 2011, Souza defendeu o Corinthians e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil no ano em que chegou ao clube paulista, embora tenha marcado poucos gols com a camisa do Corinthians.
Entre 2011, Souza veio para o Bahia e ajudou o time baiano a permanecer na Série A do Brasileiro e a conquistar o campeonato baiano de 2012 e virou xodó da torcida, sendo apelidado de ‘’Caveirão’’. Mas se envolveu em polêmicas: foi parado numa blitz da lei seca, brigou com o técnico Jorginho, declarou apoio ao ex-presidente do clube Marcelo Guimarães Filho, que tinha sido deposto pela justiça. Souza caiu em desgraça com a torcida do Tricolor Baiano e pouco jogou em 2013, treinando em separado do grupo.
Em 2014, Souza teve uma curta e mal sucedida passagem pelo Vitória, grande rival do Bahia. Embora tenha marcado um gol contra o Tricolor Baiano em clássico válido pelo Brasileiro não conseguiu se firmar como titular, disputando a posição com Dinei. No mesmo ano, rescindiu o contrato com o Rubro-Negro Baiano e foi jogar no Criciúma, mas não teve  sucesso, pois o clube catarinense  foi rebaixado para a Série B do Brasileiro.
Atualmente Souza defende o Paysandu.
Gostei de relembrar a época em que Souza defendeu o Flamengo, o chororô botafoguense e saber mais sobre a  trajetória do atacante por outros clubes.
Fontes:
http://www.flaestatistica.com.br/jogadores.html
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: