Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 26 de maio de 2015

Homenagem a Murilo

     Paulo Murilo Frederico Ferreira nasceu em 30/4/1939 e foi lateral-direito do Flamengo entre 1963 e 1971. Jogou 448 partidas pelo Mengão e marcou três gols.
     Murilo começou a carreira no Olaria em 1959 e ficou no clube suburbano até 1962.
     O jogador veio para a Gávea em 1963. Murilo foi titular absoluto na lateral direita rubro-negra. Era um excelente marcador e apoiava bem o ataque e tinha amor ao Manto.
      Murilo conquistou doze títulos pelo Flamengo, sendo que os principais foram os Cariocas de 1963 e 1965 e a Taça Guanabara de 1970, a primeira vencida pelo Mengão. Murilo também ajudou o Flamengo a ganhar o Troféu Naranja na Espanha em 1964 e o Torneio Internacional de Verão em 1970.
    Flamengo e Fluminense decidiram o título do Campeonato Carioca de 1963 e o Mengão tinha a vantagem do empate, pois venceu o Bangu por 3 a 1 e o São Cristovão por 2 a 1 nas rodadas anteriores da competição ficando um ponto na frente do Flu.
     Na decisão, o Flamengo jogou com Marcial, Murilo, Luís Carlos, Ananias e Paulo Henrique; Carlinhos e Nelsinho; Espanhol, Aírton, Geraldo e Oswaldo Ponte Aérea. O Fluminense entrou em campo com Castilho, Carlos Alberto Torres, Dari e Altair; Oldair e Joaquinzinho; Edinho, Manoel, Evaldo e Escurinho. Essa final foi assistida por um total de 194.603 torcedores, sendo 177.020 pagantes, o maior público já registrado em jogos entre clubes em todo o mundo. Zico e Júnior, futuros ídolos rubro-negros  e que ajudaram e muito  o  Mengão nas maiores conquistas da história do clube,  viram a final daquele Carioca no Maracanã.
     Segundo Paschoal Ambrósio Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior (2012: pp. 134-135), a partida foi muito movimentada. O Flu atacava e o Flamengo também ameaçava com Espanhol , que deixou a defesa tricolor louca. O Flu jogava mais cadenciado e o Fla  apostava no contra-ataque. No fim do primeiro tempo, as duas equipes estavam nervosas. No segundo tempo, o Flu teve várias chances de gol, mas a zaga rubro-negra se portou bem e o goleiro Marcial fez várias defesas importantes . Num dos poucos descuidos da defesa do Fla, o atacante tricolor Escurinho meteu uma bola na trave. Segundo os autores anteriormente  citados (2012, p. 135).“aos 43 minutos do segundo tempo, Evaldo trombou com o goleiro rubro-negro, Escurinho recebeu a bola limpa e tocou por cobertura. . Num lance épico, o goleiro do Fla Marcial deu um pulo para trás e fez a defesa. Caiu , mas se levantou , erguendo os braços e erguendo a bola como um troféu”, garantindo o empate em 0 a 0 e o título carioca, que o Flamengo não conquistava desde 1955. Delírio e muita festa da torcida rubro-negra!
      Em 1964, o Flamengo conquistou o Troféu Naranja . No primeiro jogo, o Fla perdeu para o Nacional do Uruguai por 1 a 0, mas o Mengão venceu o Valência por 3 a 1 (gols de Aírton, Paulo Alves e Espanhol ) e ficou com o título no saldo de gols.
      Ao lado de nomes como Valdomiro, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Nelsinho, Carlinhos, Fefeu e Rodrigues (Almir) e Silva , Murilo  ajudou muito o Flamengo a conquistar o Campeonato Carioca de 1965. Silva foi o grande destaque do Mengão no Campeonato. Logo na estreia na competição, o Flamengo venceu o América por 2 a 1 com gols de Fefeu e Silva. Fefeu e Silva também marcaram na vitória rubro-negra sobre o Vasco por 2 a 1. Além disso, o Mengão venceu o Botafogo por 2 a 0 com dois gols de Silva na última partida do primeiro turno do campeonato.
 No segundo turno da competição, o Flamengo venceu o América por 2 a 1 (gols de Almir e Alemão (contra). Derrotou a Portuguesa por 1 a 0 (gol de Almir), mas perdeu para o Bangu por 3 a 0. Silva foi decisivo na recuperação do time no campeonato. Deu um chutaço de fora da área e marcou o gol da vitória do Flamengo contra o Vasco por 1 a 0. Com esse triunfo a equipe rubro –negra voltou à liderança da competição e deu um passo importante na conquista do título, já que o Bangu perdeu para os cruzmaltinos . Na partida seguinte, o Flamengo ganhou do Bonsucesso por 1 a 0 com gol de Silva Batuta . Uma vitória sobre  Fluminense era fundamental  para o Mengão conquistar o  título.  Nessa partida o Flamengo jogou com Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Neves, João Daniel, Silva e Rodrigues. Neves abriu o placar para o Mengão. Samarone empatou para o Flu . Silva matou no peito e chutou forte, fazendo um golaço e dando a vitória ao Mengão. Na última rodada, o Bangu venceu o Flu  e o  Flamengo já entrou em campo para  a partida  contra o Botafogo com o título garantido , mesmo  perdendo por 1 a 0  (gol de Gérson).
      Murilo disputou jogos para a Seleção em 1966 , mas não foi convocado para a Copa do Mundo realizada na Inglaterra no mesmo ano. O jogador também disputou um jogo pela Seleção em 1968.
       Em 1970, Murilo conquistou dois títulos com a camisa rubro-negra ao lado de nomes como  Fio, Liminha, Reyes, Dionísio e Arilson e Zanata. O primeiro título foi o Torneio Internacional de Verão. No primeiro jogo da competição, o Flamengo venceu a Seleção da Romênia por 4 a 1 e na partida seguinte derrotou o Independiente da Argentina por 6 a 1 com dois gols de Doval, dois gols de Dionísio, um gol de Fio e outro de Liminha. Na segunda partida, o Flamengo venceu o Vasco por 2 a 0 com gols de Liminha e Arilson, sagrando-se campeão do torneio.
      A segunda conquista do ano foi o primeiro título da Taça GB da história do Clube em empate com o Flu em 1 a 1, com o gol do Flamengo sendo marcado por Fio. Jair fez o gol do Tricolor Carioca.
    Em 1971,  o  lateral atuou em  num clássico contra o Vasco válido pela Taça GB que entrou para a história do Clube . Nei Oliveira abriu o placar para o Flamengo, o Vasco empatou e Fio fez o gol da vitória por 2 a 1. Esta partida marcou a estreia de Zico no time profissional do Mengão iniciando a jornada brilhante que o levou a ser o maior jogador e artilheiro da história rubro-negra. Nesse jogo o Flamengo foi a campo com Ubirajara Alcântara, Murilo, Washington (Onça), Fred, Tinteiro, Liminha, Thales (Chiquinho); Nei Oliveira, Zico, Fio e Rodrigues Neto.
     Murilo jogou sua última partida pelo Flamengo em agosto do mesmo ano. Após deixar a Gávea, o lateral foi o Tiradentes-PI, sendo campeão piauiense em 1972.
      Em 1974, Murilo foi para o River-PI e resolveu encerrar a carreira como jogador no ano seguinte.
       Depois de encerrar a carreira como jogador, Murilo iniciou a carreira de técnico no Flamengo-PI e conquistou o título de campeão piauiense em 1976.
     Atualmente, Murilo é dono de uma escolinha de futebol no Rio de Janeiro e aproveita para praticar corridas na orla carioca.
   Gostei de escrever sobre Murilo, que foi um lateral-direito vitorioso e que entrou para a história do Mengão.

Fontes:
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.
————— e  Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: