Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Homenagem a Índio

            Aluísio Francisco da Luz, mais conhecido como “Índio”, nasceu no dia 1/3/1931 na Paraíba e foi meia-atacante do Flamengo entre 1949 e 1957. Índio disputou 217 jogos e marcou 147 gols com o Manto Sagrado, sendo o décimo maior artilheiro da história rubro- negra.  Era um jogador que tinha raça e técnica.
      Índio formou o ataque rubro-negro do time que conquistou o segundo tri carioca (1953-1954-1955) junto com Benitez, Paulinho, Joel , Evaristo de Macedo, Zagall o e também com Dida e Babá (o primeiro a partir de novembro de 1954 e o segundo a partir de meados do mesmo ano ). Vale lembrar que jogadores como Garcia (Chamorrro em 1955), Jadir, Pavão e Servíllo, Jordan, Dequinha, Rubens também foram fundamentais para a conquista do segundo tri carioca da história rubro-negra sob o comando de Fleitas Solich.
        Na estreia contra o Vasco em 1951, o meio-campo Rubens teve grande atuação ajudando o Flamengo a vencer os cruzmaltinos por 2 a 1 ao dar os passes para os gols de Adãozinho e Índio, quebrando um jejum de sete anos sem vitórias sobre o rival.
        No Carioca de 1953, Índio marcou em goleadas rubro-negras: na vitória contra o Bangu por 7 a 2 (três gols de Índio, dois de Rubens , um de Esquerdinha e outro de Joel para o Fla) , no chocolate sobre o Madureira por 5 a 0 (dois gols de Rubens, um de Benitez, um de Joel e outro de Índio) e na vitória por 4 a 0 contra o São Cristovão ( três gols de Rubens e outro de Índio). Índio também marcou em dois empates em 3 a 3 com o Vasco (no primeiro, os gols do Fla foram marcados por Índio , Bellini (contra) e Rubens; no segundo, Índio marcou dois gols e Benitez, um ) e em duas vitórias por 2 a 1 contra o Flu (a primeira de virada com um gol de Índio e outro de Rubens e a segunda com um gol de Índio e outro de Benitez). Na penúltima rodada da competição, o Flamengo venceu o Vasco por 4 a 1 om gols de Esquerdinha, Índio e dois gols de Benitez e conquistou o título carioca .Na última rodada, o Mengão venceu o Botafogo por 1 a 0 , gol de Rubens , coroando a brilhante campanha na qual o time do Flamengo ganhou 21 jogos e foi derrotado apenas duas vezes. Benitez marcou 22 gols e Índio fez 18 gols na competição.
Em 1954, Índio continuou sendo decisivo e o Flamengo foi outra vez avassalador. O Mengão venceu o Canto do Rio por 4 a 3 no jogo de estreia do Carioca do mesmo ano (com três de gols de Benitez e um de Índio, derrotou o São Cristovão por 2 a 1 (gols de Evaristo e Índio).Índio marcou os gols do Fla nas vitórias por 1 a 0 contra o Bonsucesso e 2 a 0 contra o América. O meia atacante também marcou nas vitórias por 4 a 1 contra a Portuguesa (dois gols de índio e dois de Benitez), na vitória de 2 a 1 no clássico contra o Vasco (gols de Rubens e Índio), na goleada de 5 a 0 contra o Canto do Rio (dois gols de Rubens, dois de Índio e um de Joel).  O Mengão obteve 19 vitórias em todo o Campeonato Carioca, sendo derrotado apenas duas vezes e confirmou o título ao vencer o Vasco de virada por 2 a 1 (gols de Índio e Paulinho). Antes da última rodada do campeonato, o Flamengo fez um amistoso contra o Estrela Vermelha e venceu por 4 a 1 com dois de Evaristo, um de Zagallo e outro de Babá. Na última rodada, com direito a Carnaval em pleno Maracanã, o Flamengo derrotou o Bangu por 5 a 1 com gols de Benitez, Paulinho, Índio, Evaristo de Macedo, Edson (contra).
        No Carioca de 1955, Índio fez gols na goleada de 4 a 1 contra o Bonsucesso (dois gols de Índio e dois de Evaristo), no chocolate de 5 a 1 contra a Portuguesa (dois gols de Joel, dois de Índio e um de Paulinho) , na vitória de 2 a 0 contra o Bonsucesso (um gol de Índio e outro de Evaristo. Mas Índio não jogou as finais do Carioca contra o América. Mesmo abalado com a morte do grande presidente Gilberto Cardoso, o Flamengo ganhou o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Evaristo; perdeu por 5 a 1 no segundo e venceu por 4 a 1 na terceira partida com três gols de Dida e um de Duca, sagrando-se tricampeão carioca (1953-1954-1955) pela segunda vez.
       Índio deixou o Flamengo em 1957, mas gravou seu nome na história do Mengão como um dos grandes artilheiros da história rubro-negra. Gostaria de ter visto esse time tricampeão carioca na primeira metade da década de 1950 jogar.

Fontes:
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril: 2001.
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: