Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de junho de 2015

Leandro Ávila


            Leandro Coronas Ávila nasceu em 6/4/1971 e teve duas passagens pelo Flamengo : a primeira,  mais longa e marcante entre 1998 e 2001, e outra, mais curta, em 2002. Jogou 156 partidas pelo Mengão, mas não marcou nenhum gol com o Manto Sagrado.
Leandro Ávila foi um ótimo volante, um jogador leal, sendo um excelente marcador destacando-se nas roubadas de bola e primando pela regularidade em todos os clubes que jogou.
            Leandro Àvila jogou por vários clubes. Foi tricampeão carioca pelo Vasco em 1992-1993-1994. Conquistou o Brasileiro pelo Botafogo em 1995, junto com nomes como Túlio, Donizete e Beto, que anos depois foi companheiro de meio campo de Leandro Ávila no Flamengo. Entre 1996 e 1997, defendeu o Palmeiras. Entre 1997 e 1998, jogou pelo Fluminense.
 Entre 1995 e 1997, Leandro jogou oito partidas pela Seleção.
Em meados de 1998, Leandro Ávila finalmente chegou à Gávea. Ganhou vários títulos importantes pelo Mengão:  o quarto tricampeonato carioca da história do clube (1999-2000-2001), a Copa Mercosul em 1999 e a Copa dos Campeões em 2001.  
            Em 1999, o Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O adversário foi o Vasco. .Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O time cruzmaltino ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas o Mengão soube segurar o resultado. O Mengão disputou o título carioca com Vasco, vencedor da Taça Rio. No primeiro jogo da decisão as duas equipes empataram em 1 a 1 com gol de peixinho de Fábio Baiano para o Fla podendo-se destacar as defesas salvadoras do “São” Clemer. No segundo jogo, Rodrigo Mendes cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título, deixando o goleiro Carlos Germano parado e a torcida rubro-negra enlouquecida. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time rubro-negro mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!! O técnico rubro-negro era Carlinhos.
Outra conquista importante em 1999 foi a da Copa Mercosul. As duas partidas da decisão contra o Palmeiras foram eletrizantes. O Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Show de emoção e garra. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã com belo gol de cabeça após cruzamento de Athirson. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título da competição internacional  ao Flamengo.
Em 2000, o Mengão venceu novamente o Campeonato Estadual. Nosso maior rival venceu a Taça Guanabara, mas o Flamengo se recuperou ¾ graças à volta de Carlinhos ao comando da equipe e à raça e à união do time ¾ e conquistou a Taça Rio ao vencer o Friburguense por 3 a 1. (Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.)
Nas finais, o rubro-negro derrotou os vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson (em linda jogada) Fábio Baiano (de falta) e Beto (de cabeça) ¾ no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo ¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o Mengão em bela virada. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols e Athirson, em grande forma, foi um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos, sendo o destaque do Flamengo no campeonato.
Em 2001, o Flamengo conquistou o quarto tricampeonato estadual da história do Clube. Venceu o Vasco por 1 a 0 na semifinal da Taça GB com gol de Beto e se classificou para a final do turno. Ganhou a Taça Guanabara ao vencer o Fluminense nos pênaltis por 5 a 3 com gol espírita do lateral-esquerdo Cássio depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar (gol de Reinaldo de falta para o Flamengo e de Marco Britto para o Fluminense).
O Flamengo decidiu o título carioca com o Vasco. No primeiro jogo o Flamengo perdeu por 2 a 1 (gols de Petkovic para o Flamengo e Viola e Juninho para o adversário). No segundo jogo, o Mengão venceu por 3 a 1. Edílson abriu o placar com um gol de pênalti depois que Cássio foi derrubado na área. Juninho empatou ainda no primeiro tempo. Edílson marcou de cabeça o segundo gol do Flamengo após o drible e o cruzamento preciso de Petkovic. O terceiro gol (o do tricampeonato, já que o Flamengo precisava vencer por dois gols de diferença para ficar com o título) foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo numa cobrança de falta magistral de Petkovic no ângulo, à Zico. Edilson foi o artilheiro da competição com 16 gols. O técnico foi Zagallo. Vale lembrar que além de Edilson e Petkovic, Júlio César, Juan, Beto e Roma também fizeram um grande campeonato. O time tricampeão carioca foi Júlio César (Clemer), Alessandro (Maurinho), Juan, Gamarra (Fernando), Cássio (Marco Antônio), Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho), Petkovic, Roma (Reinaldo e Adriano) e Edílson.
Em julho do mesmo ano, o Mengão venceu também a Copa dos Campeões, o que deu ao time rubro-negro o direito de disputar a Libertadores de 2002. Reinaldo foi decisivo. O Flamengo venceu o Bahia por 4 a 2 (dois gols de Reinaldo, um de Rocha e um de Edílson) e 2 a 0 (dois gols de Reinaldo). Empatou com o Cruzeiro em 0 a 0 no primeiro jogo e ganhou por 3 a 0 no segundo (gols de Petkovic, Edílson e Beto). O Mengão disputou o título com o São Paulo em duas partidas muito emocionantes. Na primeira, venceu por 5 a 3. Após a troca de passes entre Gamarra e Reinaldo, Edílson marcou o primeiro gol do jogo. Luís Fabiano empatou para o São Paulo. Reinaldo pôs o Flamengo de novo em vantagem no placar depois de receber um belo passe de Edílson. Beto marcou um golaço, ampliando o placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Edílson fez 4 a 1. No entanto, o São Paulo reagiu e diminuiu com os gols de Rogério Pinheiro e Luís Fabiano. Mas o dia era mesmo de Edílson. O Capetinha deu um chutaço, que desviou em Rogério Pinheiro e entrou. No segundo jogo, o Flamengo perdeu por 3 a 2, mas levou o título graças ao saldo de gols. Kaká marcou o primeiro gol do São Paulo ainda no primeiro tempo. Juan empatou, ao marcar um gol de cabeça, aproveitando a cobrança de falta de Petkovic. Pet marcou um golaço de falta, virando o jogo. Quase no final, França ainda marcou os outros dois gols do São Paulo. Porém, o Mengão conquistou aa taça e a vaga na Libertadores do ano seguinte.
       Depois da conquista da Copa dos Campeões, Leandro Àvila deixou o Flamengo e voltou a jogar pelo Botafogo.
O volante retornou ao Flamengo em 2002 e defendeu o clube no Torneio Rio São Paulo e na Libertadores.
No entanto, no mesmo ano, Leandro Àvila foi para o Internacional e conquistou o Campeonato Gaúcho.
Em 2003, o volante foi para o Al-Hilal.
No ano seguinte, o jogador voltou ao Brasil e defendeu o Marília e o Serrano.
Após encerrar a carreira como jogador, Leandro atuou como auxiliar técnico em vários clubes como Brasiliense, Atlético-PR,  Sport , Grêmio e Portuguesa.
Foi técnico do CFZ do Rio em 2007.
Em 2011, Leandro Ávila foi para o exterior e virou treinador do Torreense, clube da Terceira Divisão de Portugal.
Em 2014, o ex-volante foi técnico interino do Atlético-PR, o primeiro clube da Série A do Brasileiro que Leandro Ávila treinou.
Gostei de relembrar a carreira de Leandro Ávila, excelente roubador de bolas que defendeu os quatro grandes clubes do Rio e conquistou títulos marcantes na história do Mengão.

Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: