Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Confrontos marcantes entre Flamengo e Vasco

       Nessa coluna, vou relembrar muitos confrontos e decisões marcantes entre Flamengo e Vasco a partir de 1971 pela importância de algumas partidas para a história do clássico e do Flamengo embora eu tenha nascido em 1976 e os confrontos entre Mengão e Vasco mais marcantes para mim sejam os ocorridos da década de 1980 em diante.
            Zico é o artilheiro do Flamengo no clássico com 19 gols marcados em nosso maior rival
Em 1971, Zico estreou  no time profissional do Mengão em  num clássico contra o Vasco válido pela Taça GB iniciando a jornada brilhante que o levou a ser o maior jogador e artilheiro da história rubro-negra. Nei Oliveira abriu o placar para o Flamengo, o Vasco empatou e Fio fez o gol da vitória por 2 a 1.  Nesse jogo o Flamengo foi a campo com Ubirajara Alcântara, Murilo, Washington (Onça), Fred, Tinteiro, Liminha, Thales (Chiquinho); Nei Oliveira, Zico, Fio e Rodrigues Neto.
No Brasileiro de 1973, Zico marcou seu primeiro gol como profissional no Maracanã numa partida contra o Vasco .O resultado do jogo  foi 2 a 2 Zico abriu o placar em cobrança de pênalti. Roberto empatou. Dario fez 2 a 1 para o Fla, mas Alfinete fez o segundo dos cruzmaltinos.
            No ano seguinte, Zico e Júnior, Jaime e Geraldo — junto com outros craques como Renato e Zé Mário—  conquistaram o primeiro título como profissionais e titulares do Mengão sob o comando de Joubert, que também deu chance a jogadores como Cantareli e Rondinelli no time profissional rubro-negro e fez com que Zico se tornasse titular definitivamente. O Flamengo venceu o Carioca do mesmo ano ao empatar em 0 a 0 com o Vasco.
            Depois de perder dos títulos cariocas para o Vasco nos pênaltis em 1976 e 1977, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca de 1978 em decisão épica contra a equipe de São Januário. Zico cobrou o escanteio com perfeição para Rondinelli subir mais alto que o zagueiro Abel Braga e cabecear com força para marcar o gol que deu a vitória por 1 a 0 e o título ao Mengão. Essa conquista marcou o início da era mais vitoriosa da história rubro-negra e consagrou Rondinelli, o Deus da Raça. Zico, Adílio, Júnior, Raul, Rondinelli , Cláudio Adão e Uri Geller  sob o comando de Cláudio Coutinho começavam a transformar o Mengão num time que jogava bonito e que ganhou muitos títulos .
            Em 1979, houve dois Campeonatos Cariocas. O Mengão venceu ambas as competições e vale destacar os confrontos com o Vasco na campanha dos dois títulos. No primeiro Carioca disputado no mesmo ano, chamado de Campeonato Carioca Especial , vale destacar o golaço de cabeça de Zico aproveitando cruzamento de Reinaldo no empate em 1 a 1 entre as duas equipes. Na vitória do Fla por 2 a 1 , Roberto Dinamite abriu o placar, mas Zico marcou novamente. Em bela linha de passe, Toninho cruzou, Reinaldo cabeceou para o meio da área, Luisinho também de cabeça passou a bola para Zico, que fez outro gol de cabeça. Adílio desempatou e garantiu o triunfo rubro-negro O Flamengo empatou com o Botafogo em 2 a 2 na final do Campeonato Especial com dois golaços de Zico, artilheiro da competição com 26 gols.
            No segundo Campeonato Carioca de 1979, o Mengão continuou jogando bem e vou destacar duas vitórias contra o Vasco. Na primeira, o Flamengo goleou o arquirrival por 4 a 2 com um gol de Zico, dois gols de Júnior e um de Tita. Roberto Dinamite e Guina descontaram para o Vasco. No outro duelo entre os dois times, mesmo desfalcado de Zico, que  se machucou e apesar de não ter jogado o terceiro turno,  marcou 34 gols  no Campeonato o Flamengo venceu o Vasco por 3 a 2 , com dois gols de Tita e um contra de Ivan (Roberto Dinamite e Catinha fizeram os gols vascaínos) e empatou com o Botafogo em 0 a 0, sendo tricampeão carioca com uma rodada de antecedência. Entre 1978 e 1979, o Flamengo ficou 52 jogos invicto.
            Os primeiros clássicos entre Flamengo e Vasco que marcaram a minha infância ocorreram no ano mais importante da história rubro-negra: 1981. Foi o primeiro título carioca que vi o Mengão ganhar. Depois da conquista da Libertadores antes de vencer o  Mundial Interclubes, o Flamengo enfrentou o  Vasco na decisão do  Campeonato Carioca do mesmo ano.Vencedor do primeiro e do terceiro turnos do Campeonato Estadual de 1981, o Flamengo enfrentou o ganhador do segundo turno (Vasco) numa série de três jogos. Abalado pela perda do ex-técnico Cláudio Coutinho, o Fla perdeu as duas primeiras partidas, mas venceu o terceiro jogo por 2 a 1. Adílio abriu o placar ao marcar de cabeça. Júnior disputou a bola com o goleiro adversário e Nunes marcou o segundo gol rubro-negro dando um chutaço de fora da área. Ticão descontou para o adversário. Festa da Nação, que comemorou mais um título carioca.
Em 1982,  dois clássicos entre Flamengo e Vasco foram marcantes.O Mengão conquistou a Taça Guanabara  quinto ano consecutivo ao vencer o Vasco por 1 a 0, gol de Adílio. Mas na final do Carioca, o Vasco deu o troco e derrotou o Fla por 1 a 0 (gol de Marquinho). Foi a primeira vez que vi o Flamengo perder um título.
No ano seguinte, Flamengo e Vasco se enfrentaram nas quartas de final do Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo, o Flamengo venceu por 2 a 1 Adílio abriu o placar, infelizmente Mozer fez gol contra e Júlio Cesar Barbosa fez o gol que garantiu a vitória rubro-negra. No segundo jogo,o Flamengo venceu por 1 a 0 com gol de Zico, que marcou após receber belo passe de Adílio. Na semifinal, o Flamengo derrotou o Guarani e venceu o Santos por 3 a 0 no segundo jogo da decisão com gols de Zico, Leandro e Adílio conquistando o terceiro título brasileiro da história do Clube.
Outros duelos inesquecíveis entre Flamengo e Vasco ocorreram na conquista do Carioca de 1986 com participação decisiva de Bebeto e Zé Carlos. Além de marcar o terceiro gol rubro-negro no inesquecível chocolate de 4 a 1 em que Zico estraçalhou os tricolores com três golaços, Bebeto foi decisivo em clássicos contra os cruzmaltinos no Campeonato Estadual de 1986. Na final da Taça Rio, Bebeto estufou as redes vascaínas duas vezes na emocionante vitória rubro-negra por 3 a 2, abrindo o placar com gol de falta e empatando o jogo (gols de Romário e Dinamite para nosso eterno rival, que chegou a fazer 2 a 1). Júlio Cesar marcou o gol da vitória e que deu ao Flamengo a vaga na final. O goleiro Zé Carlos também fez uma  defesa importante que contribuiu para que o Flamengo chegasse à final da competição, Na grande decisão, Marquinho deu belo passe para Bebeto fazer o primeiro gol e Júlio César marcou o segundo com direito a frango do goleiro Acácio.
Em 1992, Júnior e Nélio foram decisivos em clássicos contra o Vasco. No Brasileiro do mesmo ano, os dois times se enfrentaram pela segunda fase da competição num grupo que também tinha o São Paulo e Santos No primeiro jogo, Júnior cobrou falta na lateral da área  e a bola foi parar dentro do gol , pois o goleiro vascaíno não conseguiu defender. Infelizmente o Maestro fez gol contra e jogo ficou empatado em 1 a 1. No segundo jogo, o Maestro cobrou escanteio e o goleiro do Vasco caiu de novo com a bola dentro do gol. Júnior deu belo lançamento para Nélio, que fez o segundo do Mengão. Curiosamente, o Flamengo se classificou para a final contra o Bota com a ajuda do Vasco, que venceu o São Paulo. O Mengão venceu o Bota por 3 a 0 no primeiro jogo (com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho) e 2 a 2 na segunda partida da final (gols de Júnior e Júlio César para o Fla e Valdeir e  Pichetti para o Botafogo.
Em 1996, após  perder os Campeonatos Cariocas de 1987 (tendo Tita desta vez como vilão do Fla ao marcar o gol que deu o título para os cruzmaltinos) e de 1988 para o maior rival, o Flamengo voltou a conquistar um título carioca vencendo o Vasco , inaugurando uma série de conquistas rubro-negras ao enfrentar o time de São Januário em decisões do Carioca e da Copa do Brasil.
 Em 1996, o Flamengo foi campeão estadual invicto. O time formado por Roger (Zé Carlos), Alcir (Zé Maria), Jorge Luís, Ronaldão, Gilberto, Mancuso, Márcio Costa, Nélio, Marques, Sávio e Romário ganhou os 2 turnos (conquistou a Taça Guanabara, vencendo o Vasco por 2 a 0 — gols de Romário e Sávio — e ganhou o segundo turno ao empatar com o Vasco em 0 a 0). Foi o quarto título estadual invicto da história do clube de maior torcida do país.
A conquista do quarto tricampeonato carioca (1999-2000-2001) também foi muito marcante nessa série de triunfos rubro-negros  contra o Vasco.
Em 1999, o Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O adversário foi o Vasco, que entrou de salto alto, por achar que ganharia com a vantagem do empate. Doce ilusão. Não suportaram a raça do maior time do mundo. Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O adversário ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas o Mengão soube segurar o resultado. Nada melhor do ganhar o primeiro turno de forma invicta. Mas a festa estava só começando: o Mengão conquistou o Campeonato Estadual, vencendo o Vasco, que tinha ganhado o segundo turno. No primeiro jogo, o resultado foi 1 a 1 graças ao gol de peixinho de Fábio Baiano e às defesas salvadoras do goleiro Clemer. No segundo jogo, Rodrigo Mendes cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título, deixando o goleiro Carlos Germano parado e a torcida rubro-negra enlouquecida. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time rubro-negro mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!! O técnico rubro-negro era Carlinhos.
Em 2000, o Mengão venceu novamente o Campeonato Estadual. Nosso maior rival venceu a Taça Guanabara, mas o Flamengo se recuperou ¾ graças à volta de Carlinhos ao comando da equipe e à raça e à união do time ¾ e conquistou a Taça Rio ao vencer o Friburguense por 3 a 1. (Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.) Nas finais, o rubro-negro derrotou os vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson (em linda jogada) Fábio Baiano (de falta) e Beto (de cabeça) ¾  no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo  ¾  gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o Mengão em bela virada. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols e Athirson, em grande forma, foi um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos, sendo o destaque do Flamengo no campeonato.
Em 2001, o Flamengo conquistou o quarto tricampeonato carioca da história do Clube. O Mengão ganhou a Taça Guanabara ao vencer o Fluminense nos pênaltis por 5 a 3 depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar (gol de Reinaldo de falta para o Flamengo e de Marco Britto para o Fluminense).
A decisão do título carioca foi contra nosso eterno vice. No primeiro jogo, vitória vascaína por 2 a 1 (gols de Petkovic para o Flamengo e Viola e Juninho para o adversário). No segundo jogo, o Flamengo venceu por 3 a 1 em uma partida histórica e emocionante. Edílson abriu o placar com um gol de pênalti depois que Cássio foi derrubado na área. Juninho empatou ainda no primeiro tempo. Edílson marcou de cabeça o segundo gol do Flamengo após o drible e o cruzamento preciso de Petkovic. O terceiro gol (o do tricampeonato, já que o Mengão precisava vencer por dois gols de diferença para ficar com o título) foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo numa cobrança de falta magistral de Petkovic no ângulo, à Zico.  Senti uma emoção tão grande no gol do Pet que ri e chorei ao mesmo tempo! Espetacular!! Edílson foi o artilheiro da competição com 16 gols. O técnico era Zagallo. Vale lembrar que além de Edílson e Petkovic, Júlio César (que fez defesas fantásticas na grande final), Juan, Beto e Roma também fizeram um grande campeonato..
Em 2004, Flamengo e Vasco decidiram novamente o Campeonato Carioca. O Mengo conquistou a Taça GB do mesmo ano vencendo o Vasco por 2 a 0 na semifinal com grande atuação de Felipe, que marcou o primeiro e contribuiu juntamente com Zinho para o segundo gol, marcado por Henrique, e depois derrotando o Fluminense por 3 a 2 — gols de Fabiano Eller, Jean e Roger para o Fla e Antonio Carlos e Henrique (contra) para o Flu — na final, o que deu ao Flamengo a vaga na  final do Campeonato contra os  cruzmaltinos, que venceram a Taça Rio.
Na decisão o Flamengo venceu o arquirrival ¾e eterno vice!¾ por 2 a 1 no primeiro jogo, jogando com raça. Os gols rubro-negros foram marcados por Rafael e Fabiano Eller e Coutinho descontou nos acréscimos. No segundo jogo, o Fla tomou o gol logo no início, mas virou o placar com três gols do inspirado artilheiro Jean e garantiu o título num jogo de muitas expulsões (no final ficaram em campo nove rubro-negros contra sete vascaínos), deixando o vice de novo em São Januário..
Flamengo e Vasco também decidiram a Copa do Brasil de 2006. As partidas finais contra a equipe cruzmaltina foram inesquecíveis. Jogando com raça, o Mengão venceu o primeiro jogo por 2 a 0 (um golaço de Obina no ângulo e outro de Luizão de cabeça, após cruzamento perfeito de Léo Moura) e o segundo por 1 a 0 (gol de Juan, aproveitando novo passe de Léo Moura),fechando o caixão do hexa vice.
Flamengo e Vasco voltaram a decidir um título carioca em 2014. Nesse mesmo ano, ocorreram lances polêmicos nos jogos entre os dois times. No clássico contra o Vasco válido pela Taça Guanabara houve erros da arbitragem. O jogador vascaíno Douglas cobrou falta, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol do Fla antes de Felipe defender, mas o juiz não validou o gol. Douglas Bastos abriu o placar para o Vasco. Elano cobrou falta para o Mengão, a bola quicou dentro do gol vascaíno, mas desta vez o juiz acertadamente validou o gol. Gabriel fez o segundo do Flamengo. O Flamengo venceu a Taça GB e enfrentou Cabofriense na semifinal  No primeiro jogo da semifinal, o Flamengo venceu por 3 a 0. (gols de Éverton, Paulinho e Alecssandro)  e na segunda partida,o Flamengo venceu por 3 a 1 (dois gols de Mugni e um de João Paulo) e se classificou para a final do Carioca contra o Vasco.
Depois de empatar com o Vasco em 1 a 1 na primeira partida da final (gol de Rodrigo para o vice e golaço de fora da área de Paulinho para o Flamengo), o Mengão conquistou o 33º título do Campeonato Carioca após novo empate em 1 a 1 na grande final contra os cruzmaltinos. 
Se o primeiro tempo não foi tão disputado como no primeiro jogo, já que o Vasco tentava atacar, mas o time rubro-negro não foi tão ofensivo como de costume por ter a vantagem do empate, no fim do segundo tempo não faltou emoção. O zagueiro Chicão do Flamengo foi expulso junto com André Rocha do Vasco e o técnico Jayme de Almeida Filho colocou  Erazo em campo. O zagueiro equatoriano fez pênalti em Pedro Ken e Douglas bateu abrindo o placar para os cruzmaltinos aos 30 minutos. Aos 45 minutos, Léo Moura cobrou escanteio e Wallace cabeceou para o gol, a bola bateu no travessão, Márcio Araújo empatou o jogo e garantiu o título rubro-negro mesmo em impedimento. Não importa. Toda a Nação comemorou a conquista de mais um campeonato contra o eterno vice-carioca.
            Muito bom recordar esses confrontos com o Vasco e relembrar alguns heróis do Mengão no clássico como Zico, Adílio, Nunes, Bebeto, Júlio César Barbosa, Júnior, Sávio, Rodrigo Mendes, Athirson, Fábio Baiano, Beto, Petkovic, Juan, Obina,  Paulinho e Márcio Araújo e também jogadores que ora foram heróis, ora foram vilões do Fla como Romário e Tita. Que esse texto traga sorte ao Flamengo no duelo com o Vasco pela Copa do Brasil.
Fontes:
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Flamengo X Vasco: o clássico dos milhões. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
__________, Coimbra, Arthur Antunes e Roger Garcia. Zico: 50 anos de futebol. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Filho, Paschoal Ambrósio. 6x Mengão. Rio de Janeiro: Maquinária,: 2010.
—————, Vaz, Arturo e  Júnior, Celso . 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária 2012.


Agradeço também a ajuda de Bruno Lucena.

Nenhum comentário: