Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Homenagem a Hernane


            Hernane Vidal Souza nasceu em 8/4/1986 e disputou 87 jogos pelo Flamengo entre agosto de 2012 e maio de 2014 e marcou 45 gols com o Manto Sagrado.
 O atacante — que tem o apelido de Brocador — foi fundamental para a conquista da Copa do Brasil de 2013 e também ajudou o Mengão a vencer o Campeonato Carioca de 2014.
Na campanha da  conquista da Copa do Brasil  de 2013 ( a terceira da história do Fla, que também venceu a competição em 1990 e 2006) cabe  destacar o desempenho de Hernane e também o de Léo Moura, Chicão (Samir), Wallace, André Santos, Elias, Luiz Antônio, Rafinha. Paulinho.
O Flamengo estreou na competição sob o comando de Jorginho vencendo o Remo por 1 a 0 no jogo de ida no Pará (gol de Rafinha). No jogo de volta no Raulino de Oliveira em Volta Redonda, o Mengão derrotou o time paraense por 3 a 0 com três gols de Hernane.
Na fase seguinte, o Flamengo enfrentou o Campinense. O time rubro-negro ganhou o primeiro jogo por 2 a 1 com dois golaços de falta de Renato Abreu. No jogo de volta, o Flamengo venceu pelo mesmo placar. A torcida fez linda festa em Juiz de Fora! Léo Moura cruzou na área do time paraibano, a zaga tentou cortar, mas marcou um gol contra. A equipe paraibana empatou. No segundo tempo, em linda troca de passes entre Rodolfo, Luiz Antônio, Elias e o estreante Paulinho, Elias deu um sem-pulo e desempatou, marcando um golaço. O Fla pode não ter feito uma partida brilhante, mas se classificou para enfrentar o Asa de Arapiraca na terceira fase da competição.
Não contando mais com Renato Abreu e sob o comando de Mano Menezes, já que Jorginho foi demitido pelo péssimo desempenho no Brasileiro, o Mengão venceu o time alagoano no jogo de ida por 2 a 0 com gols de Marcelo Moreno e Nixon. No jogo de volta, o Mengão ganhou por 2 a 1. Abriu o placar com Elias na primeira etapa e levou um gol do Asa no segundo tempo. Marcelo Moreno, de cabeça, marcou o gol da vitória rubro-negra aproveitando cruzamento de Bruninho.  
Nas oitavas de final, o Mengão enfrentou o Cruzeiro, um dos favoritos ao título, e a classificação foi duríssima. Na partida de ida no Mineirão, o Flamengo perdeu para o time mineiro por 2 a 1, com o gol do Flamengo sendo marcado pelo criticado Carlos Eduardo, aproveitando o rebote de um chute de Marcelo Moreno, que contou com a falha do zagueiro do Cruzeiro Dedé na jogada. Vale destacar também grandes defesas de Felipe, que evitaram que uma vitória cruzeirense por placar maior.  O Flamengo precisava vencer o líder do Brasileiro no jogo de volta no Maracanã. E conseguiu. Contando com o apoio da Nação, o Rubro-Negro derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 na raça com gol de Elias, que mesmo machucado, foi o melhor em campo. Rafinha e Paulinho também atuaram bem.
Mas no Brasileiro a situação do Flamengo estava muito complicada com o time correndo risco de rebaixamento. Depois que o Fla perdeu para o Atlético-PR por 4 a 2, Mano Menezes pediu demissão num misto de covardia e incompetência. Jayme de Almeida Filho assumiu o cargo de treinador rubro-negro, o que foi fundamental para a conquista da Copa do Brasil de 2013 e a permanência do Mengão na Série A. Depois de comandar o time como interino em alguns jogos, Jayme foi efetivado como técnico rubro-negro exatamente nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Botafogo. No primeiro jogo, Flamengo e Bota empataram em 1 a 1. André Santos marcou o gol do Fla após cruzamento de Paulinho e Edilson fez o gol do alvinegro.
No jogo de volta, festa rubro-negra no dia do aniversário de Léo Moura. O camisa 2 foi um dos destaques na incontestável goleada por 4 a 0 na partida contra o Botafogo. Léo, Paulinho e Hernane tiveram estrela. Jayme, técnico do Fla, também. Jogada de mestre colocar Paulinho junto com André Santos no lado esquerdo. Deu uma velocidade incrível ao time. Só não precisava ter escalado Carlos Eduardo, que perdeu gol feito. Ainda bem que o Hernane foi decisivo. André Santos cobrou falta e Hernane estava no lugar certo e abriu o placar. A parceria entre André e o camisa 9 rubro-negro deu certo mais uma vez e Hernane ampliou a vantagem do Flamengo no placar. No segundo tempo, o domínio rubro-negro continuou. Hernane marcou mais um e Léo Moura marcou o quarto de pênalti. Festa da Nação que lotou o Maraca, reverenciou Léo Moura e mais uma vez empurrou e embalou onze jogadores vestidos de vermelho e preto com cânticos mágicos. Baile de Paulinho e Hernane para o capitão rubro-negro.
Na semifinal da competição, o adversário do Mengão foi o Goiás. No primeiro jogo no Serra Dourada, Paulinho fez boa tabela com André Santos e abriu o placar com um golaço. Vitor empatou para o Goiás e Chicão garantiu a vitória do Fla com gol de falta. Na partida de volta no Maracanã, Sacha abriu o placar para o time goiano. Após boa troca de passes com Elias, Hernane empatou com um golaço de cobertura. Elias marcou um golaço de fora da área e garantiu a virada e a vaga rubro-negra na final.
O Flamengo disputou o título com o Atlético-PR. No jogo de ida em Curitiba empate em 1 a 1. No início do primeiro tempo, o time do Flamengo ficou desatento e levou o gol em um míssil de Marcelo Cirino, mas Amaral empatou com outro chutão. Vibrei muito. Gostei muito das atuações de Amaral, Samir e Wallace. Deram muita segurança à defesa do Flamengo. O segundo substituiu muito bem o experiente Chicão. 
Que festa linda na segunda partida da final no Maracanã! A Nação lotou o estádio. O time rubro-negro fez bonito e venceu o Atlético-PR por 2 a 0. O empate em 0 a 0 dava o título ao Mengão, mas um gol do Atlético poderia mudar tudo e os gols demoraram a sair deixando a torcida tensa.  Elias, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho e Samir tiveram grande atuação na finalíssima. Paulinho deu lindo drible no jogador do time paranaense e tocou para Elias abrir o placar no fim do jogo. Explodi e chorei de alegria e alívio. Hernane marcou o lindo segundo gol do Mengão após receber passe de Luiz Antônio já nos acréscimos e foi o artilheiro da competição com oito gols. Gritei com toda a torcida mesmo na frente da TV da minha casa: “É campeão!” “Tricampeão!” Vaga na Libertadores de 2014 garantida. !
Em 2014, o Flamengo perdeu Elias, que foi para o Sporting, de Portugal, mas contratou o atacante Alecsandro e o meia Elano. Éverton voltou ao Mengão. O Fla conquistou o título carioca. O Flamengo jogou as primeiras partidas do Campeonato Carioca com o time reserva. Hernane marcou poucos gols na competição. Vou destacar alguns jogos em que o Brocador fez gols e também algumas partidas em que Alecsandro se destacou mesmo na reserva de Hernane.
Hernane marcou seu primeiro gol no Carioca no jogo contra o Macaé realizado no dia 2 de fevereiro. Hernane fez quatro gols e Negueba fez o quinto do Flamengo, que venceu a partida por 5 a 2.
Na rodada seguinte, o Flamengo enfrentou o Boavista, que fez 2 a 0. Mas o time reserva do Flamengo reagiu e empatou com gols de Alecsandro e Gabriel. Alecsandro marcou outros dois gols e Léo fechou a goleada de 5 a 2 para o Rubro-Negro.
No clássico contra o Vasco, houve erros da arbitragem. O jogador vascaíno Douglas cobrou falta, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol do Fla antes de Felipe defender, mas o juiz não validou o gol. Douglas Bastos abriu o placar para o Vasco. Elano cobrou falta para o Mengão, a bola quicou dentro do gol vascaíno, mas desta vez o juiz acertadamente validou o gol. Gabriel fez o segundo do Flamengo.
O Flamengo venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1 com um gol contra do zagueiro Jorge Felipe e um gol de Hernane. O time da Baixada marcou no fim do jogo. Com a vitória o Mengão se classificou para a semifinal do campeonato. Pena que Hernane e Elano se machucaram.
Na rodada seguinte o Flamengo venceu o Bonsucesso por 2 a 0 com gols de Alecsandro e Nixon.
O Mengão conquistou a 20ª Taça Guanabara da história do Clube com duas rodadas de antecipação.  O Fla venceu o Botafogo por 2 a 0 e chegou aos 34 pontos, não podendo ser alcançado pelo Fluminense, que  empatou com o Duque de Caxias em 2 a 2 e estava em segundo lugar com 27 pontos.
O Flamengo enfrentou o time reserva do Bota e dominou o jogo principalmente no primeiro tempo. Gabriel abriu o placar para o time rubro-negro, que diminuiu o ritmo, mas acabou ampliando a vantagem com o gol de Léo no finalzinho da partida.
            Na última rodada da Taça GB, o Flamengo goleou a Cabofriense por 5 a 3 (dois gols de Alecsandro, um de Paulinho, um de Lucas Mugni e outro de Luiz Antônio para o Fla). O resultado classificou a equipe da Região dos Lagos para enfrentar o próprio Rubro-Negro na semifinal do Carioca.
            No primeiro jogo da semifinal, o Flamengo venceu por 3 a 0. Hernane cabeceou uma bola na trave e Éverton pegou a sobra e abriu o placar. Hernane deu passe para Paulinho fazer o segundo. Alecsandro marcou o terceiro e se tornou artilheiro do Carioca.
            O segundo jogo marcou a carreira de Hernane. O zagueiro da Cabofriense deu uma joelhada covarde nas costas do atacante, que ficou muito tempo sem jogar por conta da contusão (fratura de um osso da vértebra). Mesmo sem o Brocador, o Flamengo venceu por 3 a 1 (dois gols de Mugni e um de João Paulo) e se classificou para a final do Carioca contra o Vasco.
Depois de empatar com o Vasco em 1 a 1 na primeira partida da final (gol de Rodrigo para o vice e golaço de fora da área de Paulinho para o Flamengo), o Mengão conquistou o 33º título do Campeonato Carioca após novo empate em 1 a 1 na grande final contra os cruzmaltinos. 
Se o primeiro tempo não foi tão disputado como no primeiro jogo, já que o Vasco tentava atacar, mas o time rubro-negro não foi tão ofensivo como de costume por ter a vantagem do empate, no fim do segundo tempo não faltou emoção. O zagueiro Chicão do Flamengo foi expulso junto com André Rocha do Vasco e o técnico Jayme de Almeida Filho colocou  Erazo em campo. O zagueiro equatoriano fez pênalti em Pedro Ken e Douglas bateu abrindo o placar para os cruzmaltinos aos 30 minutos. Aos 45 minutos, Léo Moura cobrou escanteio e Wallace cabeceou para o gol, a bola bateu no travessão, Márcio Araújo empatou o jogo e garantiu o título rubro-negro mesmo em impedimento. Não importa. Toda a Nação comemorou a conquista de mais um campeonato contra o eterno vice-carioca.
Para tristeza da torcida do Flamengo, Hernane foi vendido para o futebol árabe (foi para o Al-Nassr) e o jogador ficou sem receber salários, conseguindo a rescisão de contrato na FIFA.
Atualmente, Hernane defende o Sport.
Muito bom recordar as conquistas do artilheiro Hernane no Mengão e espero que um dia o Brocador volte a defender o Manto.

Fontes:



Nenhum comentário: