Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Luís Alberto

            Luís Alberto da Silva Oliveira nasceu em São Gonçalo no dia 1/12/1977 e jogou 167 partidas pelo Flamengo entre 1993 e 2000, marcando nove gols com o Manto Sagrado.
            O zagueiro foi revelado nas divisões de base do Flamengo e subiu para o time profissional do Flamengo em 1997, participando da conquista da Copa dos Campeões Mundiais no mesmo ano junto com jogadores como Iranildo, Júnior Baiano, Fabiano e Lúcio. No primeiro jogo da competição o Mengo empatou em 0 a 0 com o Santos; no segundo, empatou com o São paulo em 2 a 2 e no terceiro, derrotou o Grêmio por 4 a 2. O Fla decidiu o título contra o São paulo venceu o jogo por 1 a 0 (gol de Iranildo). Apesar de jovem, o time atuou muito bem.
            Em 1999, o Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O adversário foi o Vasco, que entrou de salto alto, por achar que ganharia com a vantagem do empate. Doce ilusão. Não suportaram a raça do maior time do mundo. Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O Vasco ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas o Mengão soube segurar o resultado. Nada melhor do ganhar o primeiro turno de forma invicta. Mas a festa estava só começando: o Mengão ganhou o Campeonato Estadual, vencendo  na decisão da competição o Vasco, que tinha ganhado o segundo turno. No primeiro jogo da final,,as duas equipes  empataram em 1 a 1 graças ao gol de peixinho de Fábio Baiano e às defesas salvadoras do “São” Clemer. No segundo jogo da decisão, Rodrigo cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!! No Estadual de 1999, Luís Alberto formou a zaga com Fabão. Os heróis da conquista: Clemer, Róbson, Fábio Baiano, Pimentel, Eduardo, Fabão, Luís Alberto, Ronaldo, Fabiano, Athirson, Marco Antônio, Jorginho, Vágner, Leandro Ávila, Bruno Quadros, Leonardo Inácio, Maurinho, Beto, Iranildo, Caio, Leandro Machado, Rodrigo Mendes, Romário, Marcelo Santos, Reinaldo, Fabiano Cabral  O técnico era Carlinhos.
No fim do mesmo ano, o Mengão conquistou a  Copa Mercosul jogando com muita raça e sem se abater com saída conturbada de Romário do Clube às vésperas da semifinal da competição contra o Peñarol .Na Copa Mercosul, Luís Alberto formou grande zaga com Juan. O Flamengo venceu o primeiro jogo por 3 a 0 (gols de Leandro Machado, Maurinho e Lê e perdeu a segunda partida por 3 a 2, mas mesmo assim o time comandado por Carlinhos se classificou para a final da Mercosul. Na decisão da competição sul-americana contra o Palmeiras, o Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Show de emoção e garra. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título ao Flamengo.
 Em 2000, o Flamengo venceu novamente o Campeonato Estadual em cima do Vasco  e Juan e Luís Alberto formaram zaga do Fla  na Taça GB e em alguns jogos da Taça Rio. Vale destacar que Luís Alberto perdeu a vaga de titular durante a Taça Rio e nas finais do Estadual para Fabão, que foi parceiro de Juan na zaga do Flamengo.  Depois de ter ficado em terceiro lugar na Taça Guanabara (vencida pelo nosso maior rival), o Flamengo se recuperou ¾ graças à volta de Carlinhos ao comando da equipe e à raça e à união do time ¾ e conquistou a Taça Rio ao vencer o Friburguense por 3 a 1. (Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.) Nas finais, o Mengão  ganhou dos  vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto ¾ no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo mesmo desfalcado de Athirson (suspenso por suspeita de doping, sendo depois inocentado no caso)¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o Mengão. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols e Athirson, em grande forma, foi um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos. O elenco rubro negro: Clemer, Júlio César, Maurinho, Bruno Carvalho, Juan, Luís Alberto, Fabão, Athirson, Marco Antônio, Leandro Ávila, Rocha, Mozart, Fábio Baiano, Iranildo, Beto, Petkovic, Reinaldo, Leandro Machado, Tuta, Rodrigo Mendes, Lê e Lúcio.
            No fim de agosto do mesmo ano, o zagueiro jogou a última partida pelo Flamengo, pois foi vendido para o Saint Etienne e ficou no clube francês até 2001, quando foi para o Real Sociedad, defendendo o clube espanhol ate 2002, ano em que o jogador foi emprestado ao Internacional.
Em 2003, o zagueiro defendeu o Atlético-MG e ficou no clube mineiro até  2004, ano em que voltou ao Real Sociedad.
Entre 2005 e 2006, Luiz Alberto atuou bem pelo Santos , conquistando o Campeonato Paulista em 2006.
Em 2007, o beque voltou ao futebol carioca e defendeu o Fluminense conquistando a Copa do Brasil no mesmo ano, mas em 2008 amargou o vice da Libertadores nas finais contra o LDU. Ficou no Flu até 2009 e saiu desprestigiado do Tricolor, tendo o contrato com o clube carioca rescindido em janeiro de 2010.
 Em 2010, teve curta passagem pelo Boca Juniors, sendo dispensado pelo clube argentino.
 Em 2011, o zagueiro jogou pelo Duque de Caxias e em 2012 defendeu o Boavista.
Entre 2012 2013, Luís Alberto deu a volta por cima e atuou bem pelo Atlético-PR, sendo vice-campeão da Copa do Brasil de 2013, competição vencida pelo Flamengo (1 a 1 no primeiro jogo da final com gols de Marcelo Cirino para o time paranaense e Amaral para o Mengão) e linda vitória do Flamengo por 2 a 0 na segunda partida da decisão no Maracanã, com gols de Elias e Hernane — os dois grandes destaques do Flamengo comandado com brilhantismo por Jaime de Almeida na competição nacional.
Em 2014, o zagueiro jogou pelo Náutico e em 2015, defende o São Gonçalo, clube da cidade onde nasceu na Série C do Carioca.
Bom relembrar os títulos que Luís Alberto conquistou pelo Flamengo e a carreira do zagueiro formado nas divisões de base do Mengão.

Fontes:

Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.

—————————— e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.

Nenhum comentário: