Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Homenagem a Fabão

            José Fábio Alves de Azevedo, mais conhecido como Fabão, nasceu no dia 15/6/1976 e jogou 86 partidas pelo Mengão entre 1998 e 2000, marcando dois gols com o Manto.
            Em 1988, Fabão conquistou o Campeonato Baiano com a camisa do Bahia e a boa atuação do zagueiro pelo Tricolor Baiano fez com que o técnico Evaristo de Macedo, técnico do time baiano e ex-jogador do Mengão, tricampeão carioca (1953-1954-1955) e ídolo do Mengão na década de 1950 e que fez parte do grupo campeão carioca em 1965, intermediasse a ida do zagueiro para o Flamengo em outubro do mesmo ano.
            Fabão conquistou os títulos do Campeonato Carioca em 1999 como titular formando boa dupla de zaga com Luís Alberto e foi reserva na conquista da Copa Mercosul no mesmo ano. Em ambos os títulos, o técnico rubro-negro era o saudoso e competente Carlinhos.
            Em 1999, o Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O adversário foi o Vasco, que entrou de salto alto, por achar que ganharia com a vantagem do empate. Doce ilusão. Não suportaram a raça do maior time do mundo. Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O adversário ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas o Mengão soube segurar o resultado. Nada melhor do ganhar o primeiro turno de forma invicta.
Mas a festa estava só começando: o Mengão conquistou o Campeonato Estadual, vencendo o Vasco, que tinha ganhado o segundo turno. No primeiro jogo, o resultado foi 1 a 1 graças ao gol de peixinho de Fábio Baiano e às defesas salvadoras do goleiro Clemer. No segundo jogo, Rodrigo Mendes cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título, deixando o goleiro Carlos Germano parado e a torcida rubro-negra enlouquecida: Flamengo 1 a 0. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time rubro-negro mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!! Os heróis da conquista: Clemer, (Róbson) , Pimentel,, Fabão, Luís Alberto, Ronaldo, Fabiano, Athirson, (Marco Antônio), Jorginho, (Vágner), Leandro Ávila, (Bruno Quadros), (Leonardo Inácio), (Maurinho) , Beto, Fábio Baiano, Iranildo, Caio, Leandro Machado, Rodrigo Mendes, Romário, (Marcelo Santos),( Reinaldo), (Fabiano Cabral ) .
Outra importante conquista rubro-negra em 1999 foi a Copa Mercosul. As duas partidas da decisão contra o Palmeiras foram eletrizantes.  O Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Show de emoção e garra. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã com belo gol de cabeça após cruzamento de Athirson. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título ao Flamengo.
            Fabão jogou apenas dois jogos na Taça GB de 2000, sendo que na final da mesma, o Flamengo jogou desfalcado de Athirson — o grande destaque do Flamengo no Carioca do mesmo ano — , que não foi liberado por Vanderlei Luxemburgo, técnico da Seleção Brasileira na época. Por isso, equivocadamente o técnico rubro-negro Paulo César Carpeggiani escalou o time do Flamengo sem um especialista na lateral esquerda e com três zagueiros  —Juan, Luiz Alberto e Fabão — (este último não jogava há dois meses e meio). O erro tático do treinador com a improvisação de um zagueiro na lateral  esquerda teve consequências desastrosas: o Flamengo foi goleado pelo Vasco por 5 a 1 com três gols de Romário, perdeu o turno e Carpeggiani foi demitido.
            Mas o Flamengo se recuperou ¾ graças à volta de Carlinhos ao comando da equipe e à raça e à união do time ¾ e conquistou a Taça Rio ao vencer o Friburguense por 3 a 1. (Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.)
Nas finais, o rubro-negro derrotou os vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson (em linda jogada) Fábio Baiano (de falta) e Beto (de cabeça) ¾ no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo ¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o Mengão em bela virada e conquistou o bicampeonato carioca com bom desempenho  de Juan e Fabão na zaga do Flamengo na Taça Rio e na decisão do Campeonato Carioca e atuações excepcionais de Clemer,  Athirson e Reinaldo em toda a competição. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols e Athirson, em grande forma, foi um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos, sendo o destaque do Flamengo no campeonato. A equipe rubro-negra: Clemer, Júlio César, Maurinho, Bruno Carvalho, Juan, Luís Alberto, Fabão, Athirson, Marco Antônio, Leandro Ávila, Rocha, Mozart, Fábio Baiano, Iranildo, Beto, Petkovic, Reinaldo, Leandro Machado, Tuta, Rodrigo Mendes, Roma, Lê e Lúcio.
Em setembro do mesmo ano, o zagueiro disputou a última partida pelo Mengão foi vendido para o Bétis (Espanha), clube que defendeu até 2001, ano em que foi para o Córdoba , equipe do mesmo país que o defensor jogou até 2002, quando voltou ao Brasil para jogar pelo Goiás. Pelo clube goiano, Fabão foi campeão da Copa Centro-Oeste (2002) e do Campeonato Goiano (2003).
Em 2005, Fabão foi para o São Paulo e foi campeão do Campeonato Paulista, da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2005 e do Brasileiro de 2006. O zagueiro foi decisivo ao marcar um gol na semifinal  e outro na final da Libertadores de 2005. No primeiro jogo da semifinal, a equipe paulista venceu o River Plate por 2 a 0 (gols de Danilo e Rogério Ceni). No jogo de volta em Buenos Aires, o São Paulo venceu o time argentino por 3 a 2. Danilo abriu o placar para o São Paulo. Ernesto empatou para o River. Amoroso desempatou para a equipe paulista. Fabão fez o terceiro gol do São Paulo e Marcelo Salas descontou para o time argentino. O São Paulo venceu o Atlético-PR por 4 a 0 na grande final da Libertadores com gols de Amoroso, Fabão , Luizão e Diego Tardelli, sagrando-se tricampeão da competição sul-americana Na final do Mundial o São Paulo se tornou tricampeão mundial ao vencer o Liverpool por 1 a 0 (gol de Mineiro). No Brasileiro de 2006, o São Paulo empatou com o Atlético –PR em 1 a 1 (gol de Fabão para o São Paulo e de Cristian para o Atlético e conquistou o título da competição nacional com a vitória de 1 a 0 do Paraná contra o Inter, vice-brasileiro.
Em 2007, Fabão foi para o Kashima Antlers e conquistou no mesmo ano  a Copa do Imperador Mas jogando pelo time japonês no qual grande ídolo e genial Zico e outros brasileiros já brilharam, Fabão sofreu uma grave lesão: uma fratura na perna direita, que levou ao rompimento dos ligamentos do tornozelo.
Depois de dois meses e meio de sofrimento, Fabão foi para o Santos terminar de tratar da contusão em 2008, quando voltou a jogar. Ficou no Peixe até 2009 e foi para o Guarani  no Brasileiro do ano seguinte quando o clube de Campinas foi rebaixado para a Série B .
Em 2011, o zagueiro defendeu o time chinês Henan Jianye.
Em 2012, o zagueiro teve breve passagem pelo Comercial e em 2013 defendeu o Sobradinho (DF) e em 2014 atuou pelo Goianésia (GO).
Bom relembrar as conquistas de Fabão no Flamengo e saber mais sobre a carreira do ex-zagueiro rubro-negro no exterior, o auge da carreira do defensor no São Paulo e a trajetória do jogador em outros clubes europeus, asiáticos e brasileiros.
Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.



Nenhum comentário: