Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Jadir

        Jadir Egídio de Souza nasceu em São Paulo no dia 9/4 /1930 e jogou 498 partidas pelo Flamengo entre 1952 e 1962, marcando sete gols com o Manto Sagrado.
          Jadir formou a famosa linha média com Jordan e Dequinha na década de 1950. Jadir era um marcador duro, mas leal e excelente no jogo aéreo.
          Sob o comando de Fleitas Solich e junto com nomes como Garcia (Chamorro), Pavão, Marinho (e depois Tomires), Jordan, Dequinha, Rubens Evaristo, Zagallo, Joel, Paulinho, Benitez, Esquerdinha, Índio e, a partir de 1954, também  junto com Dida e Babá, Jadir foi muito importante para a conquista do Tricampeonato Carioca de 1953-1954 -1955.
     Em 1953, o time rubro-negro realizou uma campanha espetacular no Campeonato Carioca ganhando 21 jogos e sendo derrotado apenas duas vezes. Na penúltima rodada da competição, o Flamengo venceu o Vasco por 4 a 1 com um gol contra de Jorge, um gol de Índio e dois gols de Benitez e conquistou o título carioca.. Na última rodada, o Mengão venceu o Botafogo por 1 a 0 (gol de Rubens)  coroando a brilhante campanha .
        Em 1954, o Flamengo obteve 19 vitórias em todo o Campeonato Carioca, sendo derrotado apenas duas vezes e confirmou o título ao vencer o Vasco por 2 a 1 (gols de Índio e Paulinho). Antes da última rodada do campeonato, o Flamengo fez um amistoso contra o Estrela Vermelha e venceu por 4 a 1 com dois de Evaristo, um de Zagallo e outro de Babá. Na última rodada, com direito a Carnaval em pleno Maracanã, o Flamengo derrotou o Bangu por 5 a 1 com gols de Benitez, Paulinho, Índio, Evaristo de Macedo, Edson (contra).
          No ano seguinte, o Mengão fez ótima campanha no Campeonato Carioca, com 21 vitórias e sete derrotas, vencendo os dois primeiros turnos da competição.  Mesmo abalado com a morte do Presidente Gilberto Cardoso,  o Flamengo decidiu o título estadual com o América, campeão do terceiro turno, e ganhou o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Evaristo; perdeu por 5 a 1 no segundo e venceu por 4 a 1 na terceira partida com três gols de Dida e um de Duca, sagrando-se tricampeão carioca (1953-1954-1955) pela segunda vez.
          Jadir também ajudou o Flamengo a conquistar o Torneio Rio-São Paulo de 1961 ao lado de craques como Joubert, Jordan, Gérson, Carlinhos, Dida, Henrique Frade e Joel. O Mengão venceu a competição ao derrotar o Corinthians na final por 2 a 0 com gols de Dida e Joel.
          A boa fase no Flamengo deu a Jadir a chance de jogar seis partidas com a camisa da Seleção Brasileira entre 1957 e 1961.
         Bom saber mais sobre Jadir, um dos jogadores de defesa que entrou para a história do Mengão ao conquistar o tricampeonato carioca em 1955 e ao vencer o Rio -São Paulo de 1961.

Fontes: 
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril: 2001.
Sander, Roberto. Os dez mais do Flamengo. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2008.
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.
————— e  Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: