Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Charles Guerreiro

          Charles Natali de Mendonça Ayres, mais conhecido no Flamengo como “Charles Guerreiro” por sua raça, nasceu em Belém (PA) no dia 22/12/1963 e foi lateral-direito do Mengão entre 1991 e 1995, período em que jogou 254 partidas e marcou dois gols com o Manto Sagrado.
         O lateral-direito começou a carreira no Paysandu em 1985 e ficou no clube paranaense ate 1987, conquistando o Campeonato Paranaense em 1985 e 1987 .
       O jogador defendeu também a Ponte Preta e em 1988 foi para o Guarani, clube em que ficou até 1990 e veio do Bugre para o Flamengo no ano seguinte.
       Em 1991, junto com Júnior atuando com grande talento  no meio campo  com Gilmar no gol , Carlinhos como técnico e contando com o talento de Marcelinho e Paulo Nunes e nomes como Gottardo, Junior Baiano, Piá, Nélio, Uidemar, Gaúcho e Zinho, Charles Guerreiro ajudou o o Fla a conquistar o Campeonato Carioca. Ao empatar com o Botafogo em 2 a 2 com um gol de cabeça de Gaúcho e outro de Zinho em frango do goleiro alvinegro, o Mengão se garantiu na decisão da competição por ser a equipe com maior número de pontos no campeonato. O Flamengo conquistou a Taça Rio  vencendo o próprio Botafogo por 1 a 0 em jogo extra. Gaúcho marcou o gol da vitória rubro-negra aproveitando o cruzamento certeiro de Charles Guerreiro  evitando o tri do time da estrela solitária. Na final o Flamengo enfrentou  o Fluminense, campeão da Taça GB. Na primeira partida, o Fla-Flu terminou empatado em 1 a 1 (gols de Ézio para o Flu e Paulo Nunes para o Fla) e no segundo jogo o Mengão venceu por 4 a 2. Èzio abriu o placar para o Tricolor.  Uidemar empatou. Piá cruzou na medida para Gaúcho marcar um golaço de cabeça e virar o jogo Zinho marcou o terceiro gol rubro-negro em chutaço de fora da área. Ézio diminuiu para o Flu. O Maestro Júnior marcou o quarto gol do para o Mengão coroando sua atuação no comando da equipe.
        No ano seguinte, Charles ajudou o Mengão a conquistar um Campeonato Brasileiro. O Flamengo sagrou-se Pentacampeão Brasileiro. A disputa do título foi contra o Botafogo e o Mengão venceu o primeiro jogo da final por 3 a 0. Júnior, o maestro do time aos 38 anos, deu um chutaço de primeira e abriu o placar. Nélio, o camisa 10 da equipe, marcou o segundo gol chutando entre as pernas do goleiro alvinegro, Ricardo Cruz, e Gaúcho, de cabeça, aproveitando cruzamento certeiro de Piá, fez o terceiro. Com o Maracanã lotado pela torcida rubro-negra, o segundo jogo da final ficou marcado pela queda de parte da grade da arquibancada mantando três torcedores e ferindo mais de 90 pessoas. Mas felizmente nem tudo foi trágico. Flamengo e Botafogo empataram em 2 a 2. Júnior fez um golaço de falta antológico comemorado com euforia e paixão e Piá cruzou na medida para Júlio César Imperador fazer o segundo do Fla. (Pichetti e Valdeir marcaram para o Bota). A conquista do Penta coroou a carreira de Junior com o manto sagrado e foi muito marcante na minha adolescência. Confesso que não vi um dos jogos da final para ir ao aniversário de uma amiga e já saí da boate onde a festa foi realizada comemorando a conquista!!
         A boa fase no Flamengo fez com que Charles Guerreiro fosse convocado para alguns amistosos da Seleção Brasileira pelo técnico Carlos Alberto Parreira em 1992: Brasil 3 X 1 Finlândia , Brasil 1 X 1 Inglaterra no estádio de Wembley (o gol do Brasil foi marcado por Bebeto) e Brasil 4 X2 Costa Rica.
       A última conquista de Charles Guerreiro ((atuando como cabeça de área) pelo Flamengo foi a Taça Guanabara de 1995. Na final do primeiro turno do Carioca contra o Botafogo, Romário abriu o placar em cobrança de pênalti e, após grande jogada de Sávio, fez o segundo gol do Flamengo. Porém, o Botafogo empatou com dois gols de Adriano no segundo tempo.. Mas Romário, aproveitando grande falha do zagueiro do Bota Márcio Theodoro, que deu a bola nos pés do Baixinho, fez o terceiro e deu a vitória ao Mengão.
       Depois de sair do Flamengo ainda em 1995, Charles foi para o Vasco e no ano seguinte, jogou no Fluminense. Em 1997, o jogador defendeu o Bragantino e o Inter de Limeira. Em 1999, Charles jogou pelo Olaria.
       Em 2000, o jogador voltou ao Paysandu e conquistou outro Campeonato Paranaense.
       Em 2001, curiosamente, Charles defendeu o Remo até 2002, quando encerrou a carreira de jogador. Vale lembrar que o Remo é rival do Paysandu, clube que revelou o atleta.
       Em 2006, Charles iniciou a carreira de treinador, comandando o pequeno clube paranaense Ananindeua.
        Em 2007, Charles treinou o Remo.
         Em 2008, o ex-lateral voltou ao Estado do Rio para treinar o Cardoso Moreira.
         Em 2010, Charles finalmente teve sucesso como técnico ao comandar o Paysandu e conquistar o Campeonato Paranaense no mesmo ano.  
          Em 2011, Charles treinou o São Raimundo e o Independente-PA.
           Em 2012. Charles foi técnico do Tuna Luso. No mesmo ano, ele também voltou a treinar o São Raimundo.
         Em 2013, Charles foi treinador do Paragominas.
       Entre 2013 e 2014, o ex-lateral do Flamengo voltou a ser técnico do Remo;
       Em 2015, voltou a treinar o Paragominas e atualmente é presidente deste mesmo clube do Pará.
       Bom recordar os bons momentos de Charles Guerreiro no Mengão e saber mais sobre a carreira do ex-lateral como jogador, técnico e agora dirigente de futebol.

Fontes:
http://flapedia.com.br/Charles_Natali_Mendon%C3%A7a_Ayres
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.

——————— ,Vaz, Arturo e  Júnior, Celso. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.

Nenhum comentário: