Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de março de 2016

A conquista do Campeonato Brasileiro de 1983

    Quando era pequena, na década de 1980, vi o grande time do Flamengo ganhar vários títulos importantes como o Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983 , 1987) , a Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1981, além de várias Taças Guanabara e dois títulos cariocas (1981 e 1986). A conquista do Tricampeonato Brasileiro em 1983 foi um dos momentos mais marcantes da minha infância.
Não contando mais com Nunes ,que foi para o Botafogo, e Tita , que foi para o Grêmio, o Flamengo tinha em seu elenco Raul (Cantareli ou Luís Alberto), Leandro, Marinho, Mozer (Figueiredo), Junior, Andrade (Vítor), Adílio ,Élder, Zico, Baltazar (Robertinho) e Júlio Cesar Barbosa. Também jogaram Cocada, Bebeto, Bigu. Édson  e Lico., Adalberto , Reinaldo Marques e  Gilmar Popoca;
            O Flamengo estreou na competição sob o comando de Carpegiani com vitória de 2 a 0 contra o Santos com um gol de Zico e outro de Baltazar. Empatou de forma surpreendente  em 1 a 1 com o Moto Club e com o Rio Negro.(AM) .Vale notar que  relacionamento dos jogadores com Carpegiani já estava desgastado desde o fim do ano anterior,  quando o Fla foi eliminado na Libertadores e perdeu o título carioca para o Vasco. Mas mesmo assim, houve muitos motivos para torcida rubro-negra comemorar em 1983 ,O  Flamengo venceu o Paysandu por 3 a 2 (com gols de Lico, Leandro e Baltazar para o Mengão) , goleou o Moto Club (MA) por 5 a 1  na casa do adversário com dois gols de Baltazar, dois gols de Adílio e um gol de Lico e deu um chocolate de 7 a 1 no Rio Negro com dois gols de Cocada, um gol de Adílio, outro de Robertinho, um gol de Leandro, um gol de Zico e outro de Baltazar. O Mengão ainda derrotou de novo o Paysandu por 3 a 2 (com três gols de Baltazar para o Fla) , mas perdeu para o Santos por 3 a 2.
            Na segunda fase da competição, o Flamengo enfrentou o Tiradentes (PI), o Palmeiras e o Americano. O Fla venceu o Tiradentes por 3 a 1 em Teresina com dois gols de Zico e um de Andrade, mas perdeu para o Palmeiras por 3 a 1 , o que deixou a  situação de Carpegiani como técnico do time ainda mais complicada. O Flamengo venceu o Americano por 3 a 0 com dois gols de Robertinho e um de Zico  e derrotou o Tiradentes por 2 a 0 no Maracanã com dois gols de Zico, mas “a postura desmotivada do time em quase todos os jogos’’, como ressalta Paschoal Ambrósio Filho (2000, p. 50), levou à demissão de Carpegiani. . Carlinhos assumiu o time como interino  e o Flamengo empatou com o Palmeiras em 1 a 1 e com o Americano em 2 a 2.
            Ainda tendo Carlinhos como treinador o Flamengo estreou na terceira fase do Brasileiro vencendo o Goiás por 2 a 0 (gols de Robertinho e Zico). Na partida seguinte, sob o comando do auxiliar técnico Cléber Camerino, o Flamengo empatou em 0 a 0 com o Guarani;
            O Flamengo contratou Carlos Alberto Torres como técnico (na primeira experiência de Torres como treinador) , o que foi fundamental para conquista do título, junto com a raça e o talento do time, pois a liderança e a alegria do capitão do Brasil na Copa de 1970 melhoraram o ambiente do clube, cativaram os jogadores , além de melhorar a forma de jogar da equipe rubro-negra , como nota Paschoal Ambrósio Filho na mesma obra já citada nesse texto. .A estreia de Carlos Alberto Torres como técnico rubro-negro na terceira fase da competição foi em grande estilo, já que o Mengão goleou o Corinthians por 5 a 1. Leandro cruzou e  Júlio César Barbosa deu lindo passe de calcanhar para Zico abrir o placar. O Galinho cobrou falta com força, a perfeição e a genialidade de sempre sem chances para o goleiro Leão e fez o segundo. Adílio lançou Baltazar, que cruzou para o próprio camisa 8 fazer o terceiro gol do Flamengo. Zico cobrou escanteio com perfeição na cabeça de Mozer, que marcou o quarto. Zicão deu belo passe para Élder driblar o goleiro Leão e fazer o quinto gol rubro-negro. Sócrates descontou para o time paulista. No jogo seguinte, o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Goiás (gol de Zico para o Fla) e garantiu a classificação para as quartas de final ao vencer o Guarani por 2 a 0 com gos de Adílio e Reinaldo Marques mesmo que depois tenha perdido para o Corinthians por 4 a 1.
            Nas quartas de final, o Flamengo enfrentou o Vasco e eliminou o arquirrival do Brasileiro. No primeiro jogo, o Flamengo venceu por 2 a 1. Adílio fez o primeiro gol do Mengão em bela jogada. .Raul rebateu um chute de Elói e Mozer tentou cortar e acabou fazendo um gol contra, dando o empate ao adversário. Marinho cruzou e Júlio César Barbosa aproveitou a falha do goleiro do Vasco para fazer o segundo gol do Flamengo. Na segunda partida, o Vasco abriu o placar com gol de Elói, mas o Flamengo reagiu. Leandro lançou Élder, que deu belo toque de calcanhar para Adílio dar lindo passe para Zico empatar o jogo aos 44 minutos do segundo tempo.
            O Flamengo eliminou o Atlético-PR na semifinal. O Flamengo venceu o primeiro jogo por 3 a 0. Após bela linha de passe com Júlio César Barbosa, Zico abriu o placar, de cabeça. Depois de linda troca de passes entre Zico e Élder, Vitor fez o segundo do Fla. Zico deu passe para Robertinho, que foi derrubado na área. O próprio Galinho cobrou o pênalti e marcou o terceiro gol do Mengão. O Flamengo  perdeu o segundo jogo da semifinal por 2 a 0 (gols de Washington) ,mas se classificou para enfrentar o Santos na final.
 No primeiro jogo, o  Santos ganhou por 2 a 1 (gols de Pita e Serginho Chulapa para o Santos e Baltazar para o Flamengo) ,  mas na grande final, com direito a recorde de público no Maracanã, não teve para ninguém: Flamengo 3 a 0 numa atuação de gala de Zico, Júnior, Leandro, Adílio, Raul e Cia. Zico ¾ vice-artilheiro do campeonato ¾ fez o primeiro gol aos 50 segundos de jogo, após belo passe de canhota de Júnior. Zico cobrou falta e Leandro (de cabeça) fez o segundo e Robertinho cruzou para  Adílio, que deu um show naquele jogo, fazer  o terceiro também de cabeça e garantir a conquista do Tricampeonato Brasileiro (1980, 1982 e 1983).
            Essa final contra o time da Vila Belmiro ficou marcada na história do Flamengo não só pela bela exibição do time, mas também por ter sido o último jogo de Zico antes de ir para a Itália e deixar a Nação órfã até sua volta em 1985. Muito bom recordar a campanha da conquista do Tricampeonato Brasileiro em 1983.
         Fontes:
FILHO, Paschoal Ambrósio. 6x Mengão. Rio de Janeiro: Maquinária Editora, 2010.

https://www.youtube.com/watch?v=_HgD_61kwkg

Nenhum comentário: