Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 19 de agosto de 2007

Os fundadores do Flamengo

Só podemos agradecer a esses homens que criaram essa paixão chamada Flamengo.

===============================================================

Na noite do dia 17 de novembro de 1895, muita gente estava num dos corredores da casa número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros morava num dos quartos. Lá, há muito tempo, já guardavam Pherusa e depois Scyra. A reunião começou e o Grupo de Regatas Flamengo nasceu e com ele a sua primeira diretoria:

Domingos Marques de Azevedo, presidente;
Francisco Lucci Colas, vice-presidente;
Nestor de Barros, secretário;
Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.

Além dos eleitos, foram destacados como sócios fundadores José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chairéo, sendo que os três últimos faltaram à reunião, mas foram considerados sócio fundadores. Na oportunidade, ficou resolvido que a data oficial da fundação do clube seria 15 de novembro, feriado nacional.

As cores iniciais foram azul e ouro em listras horizontais bem largas. Entretanto, em 1898, por proposta de Nestor de Barros, houve mudança dessas cores para as atuais: vermelho e preto.

Um comentário:

Marcelo Ferreira de Landim disse...

Meu avô Manuel Camillo Ferreira Landim também foi Sócio Fundador, Campeão de Remo na praia de Botafogo,onde eram realizadas as competições. A Família Landim permanece no clube até hoje e tem um postulante ao cargo de vice-presidentenessas eleições(2013/2015),pela chapa Fla Campeão do Mundo, cujo o candidato à presidência é o sr. Wallin de Vasconcellos, chapa azul, que tem o apoio de grandes personalidades,como: Zico,Vitor Belfort,Nunes e outros craques da geração de 1980 que ganhou tudo.

Att,
Marcelo S.Ferreira Landim.