Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O Flamengo em 1912

O Flamengo em 1912

O Flamengo brilhou no primeiro ano de vida de seu time de futebol (Nota: Consta que o Futebol já era jogado pelo Flamengo, mas era praticado por remadores entre um treino e outro. O Futebol para valer só se iniciou em 1912 com um time propriamente dito). Goleou o Mangueira por 16 a 2 na estréia, obteve nove vitórias em treze jogos e chegou ao vice-campeonato carioca. A primeira derrota de sua história foi justamente na partida contra o campeão Paysandu, pelo placar de 2 X 1.

Foi no dia 9 de junho, no field do Fluminense. Harry Robinson fez 1 X 0, de cabeça, completando cruzamento de Monk. Amarante igualou no comecinho do segundo tempo. Alberto Borgeth, capitão rubro negro, sofreu luxação no braço direito e viu-se obrigado a deixar o gramado quando restavam 15 minutos para o final da partida. Com dez homens, o Flamengo recuou para garantir o empate, mas não resistiu à pressão. Sidney Pullen, com chute forte, marcou o gol da vitória do Paysandu, clube da colônia britânica no Rio. O time deles? Coggin, Ernest Pullen e Smart; MacIntyre, Tom Robinson e Wood; Monk, Sidney Pullen, Harry Robinson, Leslie Pullen e Martin.

O Jornal do Brasil fez a melhor análise da partida. “O Domingo amanhecido um tanto nublado melhorou à tarde, tornando-se belíssimo. O Rio sportivo aguardava com anciedade esse encontro. Vário commentários envolviam as probabilidade de victória e, em todas as opiniões, lá estava o mas..., synthese perfeita da dúvia existente. E o jogo foi magnificamente disputado e deixar-nos-ia melhor impressão se não tivéssemos observado que o team inglez recorreu à brutalidade, apezar de contar em seu seio profundo conhecedores do foot-ball”, disse.

Na opinião do jornal, o goleiro Baena foi o destaque do Flamengo. E o juiz Hugo Graham, representante do Bangu, “fez o possível para a imparcialidade”, embora por vezes tenha se mostrado “indeciso, sem saber o que fazer, depois de ter apitado”.

A derrota para o Paysandu acabou sendo determinante para a perda do título carioca, pois o time britânico conquistou o campeonato com apenas 2 pontos de vantagem sobre a equipe rubro-negra.

Fonte

Almanaque do Flamengo

Roberto Assaf e Clóvis Martins

Acredito que o Almanaque não seja mais encontrado para a venda, mas quem encontrar, compre pois vale a pena. Simplesmente fantástico.

Veja uma foto dessa época
http://flamengoeternamente.blogspot.com/2007/04/flamengo-de-1912.html

Voltar ao índice

Nenhum comentário: