Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O Flamengo em 1913

As primeiras cores da história do Flamengo foram azul e ouro. A substituição pelo vermelho e preto aconteceu por sugestão de Nestor de Barros, um dos fundadores do Clube, em assembléia realizada no dia 23 de novembro de 1896.

Há registros que mostram que a combinação de cores original era tida como de “gosto duvidoso”. Mas, na verdade, a nudança ocorreu por causa do alto preço que o clube estava pagando para importar os tecidos da Inglaterra e da facilidade com que o material desbotava quando exposto ao sol e à salinidade da Baía de Guanabara durante as competições náuticas.

A camisa de listras rubro-negras ganhou fama com as muitas conquistas do Flamengo no mar. Mas os remadores não deixaram que o futebol utilizasse o uniforme. Criticavam essencialmente “os saltinhos de bailarina”, que, segundo eles, a prática do novo esporte exigia. “Definitivamente, isso não é coisa para homem”, garantiam os mais radicais.

Assim, nos dois primeiros anos de história de seu futebol, o Flamengo disputou competições competições com camisas de quadrados vermelhos e pretos, logo apelidadas de “papagaio-de-vintém”, pois eram idênticas às pipas de empinar que se compravam pelo menor valor do réis, a moeda da época.

Houve quem tentasse sustentar o uniforme, como o tesoureiro Hugh Pullen, responsável pela importação do material, que destacava a “procedência e qualidade” do tecido. Mas derrotas absolutamente ondesperadas durante o ano de 1913 criaram o consenso de que as camisas eram de “mau agouro”. E as brincadeiras dos adversários reforçaram a tese de que o uniforme deveria ser extinto.

No dia de seu 18º aniversário, o Flamengo venceu o já campeão carioca América por 1 X 0, e o “papagaio-de-vintém” é abolido. Logo, os jogadores vestiriam a “cobra coral”. Mas essa é outra história.


Fonte
Almanaque do Flamengo
Roberto Assaf e Clóvis Martins

Acredito que o Almanaque não seja mais encontrado para a venda, mas quem encontrar, compre pois vale a pena. Simplesmente fantástico.


Ir para o index ano a ano

Nenhum comentário: