Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Flamengo em 1916

O Flamengo era o bicampeão carioca, mas seu futebol entra 1916 ainda desautorizado a vestir o uniforme oficial do clube. Desde 1914, as camisas dos jogadores intercalam listas brancas entre as vermelhas e pretas, estas bem mais largas. A roupagem não tarda a ganhar o apelido de “cobra-coral”.

O pessoal do remo só começa a aceitar a mudança do uniforme do futebol quando estoura a I Guerra Mundial e as multidões começam a tomar as ruas do Rio de Janeiro para protestar contra a Alemanha, tida como “inimiga de todos os povos”.

As cores da bandeira da Alemanha de então eram semelhantes às da camisa “cobra-coral”. O Brasil, como se sabe, só romperia relações com aquele país em 10 de abril de 1917, depois Paraná, da Marinha Mercante, ter sido atingido por torpedos na costa francesa. Mas antes, muito antes que a popularidade do Flamengo pudesse ir por água abaixo, a diretoria rubro-negra, encabeçada pelo presidente, Raul Ferreira Serpa, consegue enfim convencer os remadores a permitir a utilização do uniforme oficial do clube no futebol.

A camisa cobra-coral, semelhante à “bandeira inimiga”, foi usada pela última vez na derrota de 4 a 2 para o Bangu, em 28 de maio de 1916. A camisa, que com algumas variações no desenho dura até hoje, estreou em 4 fr junho, na vitória de 3 a 1 sobre o São Bento – não o de Sorocaba, mas o de São Paulo, capital.

O Flamengo viveu uma tarde de festa, pois naquela data o clube também promovia a inauguração oficial do estádio da Rua Paysandu. Interessante destacar que o novo uniforme foi definitivamente aprovado na assembléia de 23 de dezembro de 1920.

Veja uma foto dessa época
http://flamengoeternamente.blogspot.com/2007/04/flamengo-de-1916.html
Voltar ao índice

Nenhum comentário: