Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O Flamengo em 1915

Em 26 de abril de 1915, o Flamengo jogou pela primeira vez em sua história uma partida fora do Rio. Foi no campo do Velódromo, na cidade de São Paulo, contra o São Bento, campeão Paulista do ano anterior.

O Flamengo levou seus titulares, mas o adversário venceu por 1 X 0. Pudera. O padre Katon, professor no Ginásio São Bento e fundador do clube, reuniu jogadores de todas as equipes da capital que haviam estudado no colégio e acabou formando um verdadeiro scratch. A estrela do time era o centro-médio Sylvio Lagreca, herói da seleção brasileira que ganhou em 1914 a Copa Roca contra a Argentina, em Buenos Aires. “O team carioca não desenvolveu o jogo que esperávamos, devido, talvez, ao cansaço da viagem. O São Bento, embora vencedor, também não se conduziu com o esperado denodo, mas saiu vencedor”, registrou o Estado de S. Paulo.

Foi também no ano de 1915 que o Flamengo mostrou pela primeira vez a força de sua popularidade, em partida do Campeonato Carioca contra o Botafogo. De acordo com os jornais da época, cerca de 15.000 pessoas compareceram ao estádio alvinegro. “Quem hontem à tarde passasse pela Rua General Severiano e olhasse a numerosa onda de espectadores que, com uma união nunca vista, occupava literalmente as vastas dependências do ground, naturalmente não resistiria a curiosidade de apreciar as peripécias emocionantes que se desenrolavam na brilhante pugna”, destacou O Imparcial.

O Flamengo venceu por 2 X 1. “Um ensurdecedor interrégno de dez minutos, cheios de gritos nervosos, de apellos enérgicos aos players, de orações ruidosas, de applausos animados, coroou os momentos da disputa. O team vencedor usou de todo o seu entrainament, forçou mesmo a sua potência ao último grão, para sair melhor da lucta”, ressaltou o jornal O Paiz.


Voltar ao índice

Nenhum comentário: