Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O Flamengo em 1930

1930

Avesso ao profissionalismo que já se impunha por trás da cortina, o Flamengo terminou o Campeonato Carioca de 1930 em oitavo lugar, entre onze concorrentes, somando quatorze derrotas em vinte jogos, a vinte pontos do campeão, o Botafogo.

Dois fatos, ambos envolvendo o Fluminense, foram destaques naquele ano. O primeiro ocorreu no dia 1º de agosto, na noite de um Fla-Flu promovido pelo tricolor nas Laranjeiras como aperitivo para o amistoso Brasil 3 X 2 França. O Flamengo viveu um de seus escassos momentos de brilho da temporada, derrotando o adversário por 4 a 2. Após o jogo tricolores e rubro negros misturaram-se e torceram juntos pela seleção.

O Flamengo obteve naquele ano o terreno de 143 X 100 metros quadrados na Av. Ruy Barbosa, área nobre da Zona Sul do Rio, onde ergueria na década de 50 três edifícios de 22 andares. O terreno pertencera ao Ministério da Guerra e foi cedido ao Fluminense em 1916. Em 13 de agosto de 1930, o presidente tricolor, Arnaldo Guinle, enviou documento ao Flamengo, no qual informava que abria mão da área em favor do rubro negro, que se interessara pela área para construir ali sua “secção náutica”.

“Cumpre-me levar ao conhecimento de V. Exª. que a Directoria deste Club, em reunião hontem realizada, deliberou que constasse na acta de seus trabalhos um voto de sincero agradecimento pelo gesto de fidalguia do Fluminense, que refletiu muito sympathicamente nas relações de amizade que unem essas duas sociedade”, dizia o ofício assinado pelo secretário do Flamengo José Bastos Padilha, no dia 14 de agosto. Pois é, a sede do Morro da Viúva foi doado pelo tricolor.

Índice ano a ano

Nenhum comentário: