Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 17 de abril de 2011

Brahma conta a história do Flamengo



Ao ouvir os primeiros versos de “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo...”, o Brahmeiro rubro-negro enche o peito de orgulho com uma história repleta de conquistas e craques no futebol. Mas foi com remos e barcos e não com chuteiras que a grande história flamenguista começou a ser escrita, em 1895. O futebol, esporte no qual o time dá de lavada em relação aos rivais do Rio de Janeiro, só começa a ser praticado no Flamengo em 1911, graças a uma dissidência do outro time que disputa o Fla x Flu.

Desde então, não faltaram motivos para o flamenguista abrir uma Brahma a cada faixa de campeão colocada no peito. Aliás, Brahmeiro flamenguista não tem lá o hábito de ficar muito tempo sem gritar “É Campeão”. O único período em que isso aconteceu foi entre 1927 e 1939, quando o Mengão já tinha sete estaduais em sua imensa galeria de troféus. Mas havia algo que incomodava: como o time mais popular do Brasil desde sempre concentrava suas conquistas no Estado da Guanabara (e depois no Rio de Janeiro) e tinha apenas o Rio-São Paulo de 1961 como conquista além das fronteiras estaduais? Uma geração liderada por Artur Antunes Coimbra, o Zico, tratou de dar ao Mengão esses títulos. E pensar que começou em 1980...

Raul, Leandro, Rondinelli, Júnior, Andrade, Adílio, Nunes & Cia puseram o Flamengo no topo das Américas e do Mundo em 1981. Em terras brasileiras, construíram uma história de conquistas que poucos times no mundo possuem. Dominaram a década de 1980 praticamente sem adversários à altura.

E para aqueles que achavam que as alegrias dos Brahmeiros torcedores do Flamengo iriam diminuir após Zico se despedir do clube em 1989, uma Copa do Brasil no ano seguinte foi a resposta. E mais um estadual em 1991, outro Brasileiro em 1992, dois tricampeonatos cariocas entre 1999 e 2009, outro Brasileiro em 2009, só para ficar em alguns troféus. Afinal de contas, está na sexta estrofe do hino: “Vencer, vencer, vencer”. E haja Brahma pra comemorar!

http://www.brahma.com.br/futebol/flamengo/historia

Nenhum comentário: