Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Especial – 30 Anos do Mundial





Era inicio de tarde no Japão, madrugada aqui no Brasil, 13 de dezembro de 1981, o mundo parava para ver Flamengo x Liverpool.

O poderoso time da terra dos Beatles que vinha em uma série incrivel tendo faturado nos 6 anos antecedentes, 4 nacionais (Campeonato Inglês), 1 Taça da Uefa, e 3 Champions , com campanha impecável na última, derrotando o Bayern de Munique na semifinal em um jogo históricos, e derrubando o poderoso Real Madrid na final.

Do outro lado o Flamengo, sobre a batuta do maestro Zico, o time que nas 2 semanas antecedentes já havia levantado 2 canecos, o de Campeão Carioca e o da Taça Libertadores, que deu a vaga para o Mundial.

O exército vermelho, como era chamado o Liverpool, entra a campo mais do que favorito, mal conheciam eles o Flamengo. Para eles era Zico e mais 10. E na verdade realmente seria, pois o nosso Galinho de Quintino foi o melhor em campo na noite.

O time do flamengo, que havia chegado à Tóquio apenas 2 dias antes, chegou como de costume ao estádio, e bateu um samba, 40 minutos antes do vestiário. Era estranho para eles não ter o apoio da verdadeira Massa Rubro-Negra. Lá haviam apenas os 3 mil Japoneses contratados pela organização com bandeirinhas do Flamengo, e mais alguns poucos torcedores que foram do Brasil.

A bola rolou, e o time do Liverpool ficou na retranca esperando o Flamengo vir, para tentar aproveitar os contra-ataques. Fato que não aconteceu, pois os poucos ataques da equipe vermelha, paravam na mão do goleiro Raúl. O Flamengo então, logo aos 13 minutos de jogo mostro a que veio, e com passe majestoso de Zico para Nunes, que só precisou tirar do goleiro e sair pra comemorar. O Flamengo estava na frente do placar.

Os torcedores e jogadores do Liverpool devem ter pensado: “Sorte”. Negativo. Poucos minutos depois, falta distante. Zico ajeita, e cobra a “queima roupa” o goleiro soltou, e após embolação, Adílio aproveitou. Flamengo 2 x 0 Liverpool.

O Flamengo estava colocando o Liverpool na roda, num verdadeiro “baile Vermelho e Preto”, que acrescentaria o Branco, pela camisa daquela decisão.

Era festa dos poucos torcedores que haviam ido a Tóquio, e de todos Rubro-Negros, que passaram a noite em claro acompanhando o jogo pelo rádio ou pela Tv.

Antes do primeiro tempo acabar, ainda deu tempo de Nunes anotar mais um. Aos 41, mais uma vez passe genial de Zico, e de novo Nunes colocou na rede. O jogo estava Liquidado. Flamengo 3 x 0 Liverpool.

Na segunta etapa, o Liverpool até tentava atacar para diminuir o placar, mas não pegava nem bola. O Flamengo apenas tocava, de pé em pé.

E foi assim durante todo o 2º tempo, o flamengo colocou os ingleses na roda, e apenas esperou o apito final.E quando ele veio era só comemorar.

Acabava ali a Super Potência do Liverpool. O Flamengo era consagrado melhor time do mundo.E era coroada ali a “Geração de Ouro Rubro-Negra”.

Muitos de nós não tivemos o prazer de ver essa seleção jogar. Muitos de nós revivemos ontem pela rádio globo, o que nossos pais viveram a 30 anos atrás. Me chamaram de bobo, por passar a noite acordado, ouvindo um jogo que já ocorreu a 3 décadas.

E nós respondemos secos para eles. “Só Quem É Rubro-Negro, Consegue entender Essa Paixão...”

Obrigado Flamengo. 30 Anos mundial de Clubes.

Matheus Andrade Berriel

Um comentário:

leilane disse...

ta na hora de voltarmos a ser este mengão vencedor!