Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Essa é para você, Secador


Volte sempre, Freguês

Calúnia do Rúbio Negrão

Antes da traulitada do Flamengo no Botafogo da quarta-feira retrasada, como que prevendo a classificação do Mais Querido do Mundo (by Conmebol) para as semifinais da Copa do Brasil, Mauro Neves, o @FlanaticoRN10, batia um papo apaixonado e muito ilustrativo com a Leila do Fla, a @Unabomber_Fem no Buteco do Flamengo. Falavam, ou melhor, escreviam sobre um tema que, para muitos, parece esgotado, mas que para mim (e, aparentemente, também para os nossos dois protagonistas) ainda pode render muita encheção de linguiça para estas enganations que publico semanalmente.

Escrevia o Mauro: “Respeito muito quem defenda os pontos corridos, nem quero entrar na discussão no momento, mas o clima de um jogo mata-mata nem se compara com um jogo importante dos pontos corridos... Mata-mata é pra quem tem coração forte, só os fortes aguentam. Pontos corridos é aquela lenga-lenga, com algumas e poucas emoções.”

Ao que a Leila ratificou na bucha: “Não dá pra comparar, Mauro! Adoro mata-mata, é matar ou morrer, o jogador tem que deixar tudo em campo, dar 110%... Um campeonato que não tem final... gosto não... futebol é emoção!”

Mauro: “E o pior é que um dos argumentos dos defensores dos pontos corridos é a tal da justiça. Confesso que não consigo entender. O futebol só é maravilhoso por não ter justiça alguma, não é pra ser justo, e sim pra causar surpresas.”

Leila: “Exatamente, Mauro! Penso igual.”

Sejemos cinseros e analfabéticos: eu não citei as opiniões dos meus queridos parceiros só pra ocupar o espaço da Calúnia sem fazer esforço. Citei-as porque se trata de um tema pulsante, uma vez que neste momento o Flamengo disputa duas competições de critérios diferentes: uma delas, a chata, em que nada mais almejamos, o sistema é o de pontos corridos, enquanto a outra, a legal, em que temos chances reais de título e de vaga na Libertadores, adota o mata-mata.

Cenão vejemos e erremos: de que justiça, afinal, se fala quando se defende o sistema de pontos corridos? Seria da justiça coerente ministrada pelo STJD? Da justiça criteriosa dos árbitros? Da justiça cruenta do gol da derrota tomado aos 51 minutos do segundo tempo? Da justiça canalha de não zerar os cartões amarelos dos jogadores que já disputavam a Copa do Brasil ao introduzir novas equipes no certame? Ou da justiça conivente dos efeitos suspensivos? 

Ora, o futebol não é justo, da mesma forma que a vida não é justa. Não é justa a FIFA, a CBF, o STJD, o IPTU, o DPVAT, o ICMS, a CPMF, o IPVA, a PQP! A própria JUSTIÇA não é justa!

A F1 seria justa, quando um motorista dirige um motor Renault, e outro, um Cosworth? O atletismo seria justo, quando um saltador usa uma vara PacerFX, e outro, uma Seedorf29? Então por que justo o futebol devia ser?

O esporte em geral, e o futebol em particular, estão repletos de circunstâncias, conjunturas e contextos: um atleta é mais capaz ou tem mais sorte ou está num dia melhor ou defende uma equipe mais forte que o outro. Da mesma forma, o sistema de disputa de uma competição nada mais é do que outra circunstância, conjuntura e contexto, que antes de ser justo ou injusto, é apenas e tão somente circunstancial, conjuntural e contextual. 

Meus leais detratores: no esporte, como na vida, nem sempre os contendores têm direito às mesmas armas.

De modo que sou, pelo menos até que algum detrator aniquile meus argumentos num rápido comentário, totalmente a favor do mata-mata, até porque quando um time sai da disputa pelo título, ele simplemente vaza da bagaça, sem ficar assombrando torcidas e adversários até o fim do campeonato.


Duplex Toc Zen

1 - Só pra não perder o hábito: Chamem o Mano Menezes do que quiserem, menos de Capitão, porque capitão é o último a abandonar o navio.

2 - E parem de encher meu saco! Já disse que time grande não cai, pô!: Podem checar nos anais do futebol mundial pra ser se algum time grande já caiu!

3 - Cravo seco que nas semifinais da Copa do Brasil prevalecerão os clubes de vermelho e preto, e vou além: O campeão também será rubro-negro.

4 - E o Vasco realizou um velho sonho, e finalmente conseguiu compartilhar do nosso status de DCF: Só que o cê deles é de “cair”.

5 - Caio Jr. no Fluminense e Adilson Batista no Vasco: Aí já não é mais tentar se salvar da Série B, mas planejá-la com muita antecedência. 

6 - Aliás, sempre achei o Vasco muito estranho: Onde já se viu um time português não ter bigode grosso?


7 - Vai entender vascaíno...: Os caras elegem Dinamite, e depois reclamam de que o time é que é uma bomba. #TrocadalhoDoCarilho

8 - Já que o Vasco não consegue mais o segundo...: O jeito é conseguir a segunda mesmo.

9 - Informação de segunda, digo, primeira mão: No fim do ano, o Vasco deixará de ser o Gigante da Colina, e passará a ser o Gigante da Marquise.

40.000.000 - Amigo vascaíno, fica sussa porque cair é do jogo: O problema é que ser sacaneado por dezenas de milhões de rubro-negros não é.

11 - Moralização do futebol: Com a febre de quitações de débitos que se alastrou pelos clubes, parece que o Fluminense finalmente decidiu pagar sua Série B.


12 - O jovem vascaíno pode estar sendo muito zoado pelos colegas na escola, mas pelo menos terá uma vantagem: Vai ficar fera em matemática.

13 - E a torcida vascaína se prepara pra heroica arrancada final: O Portuga aqui do boteco, por exemplo, já arrancou todos os cabelos do lado esquerdo da cabeça.

14 - E antes que eu me esqueça: Entre os excelentes Walter e Paulinho, prefiro o rubro-negro, que está em forma.

15 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

A única coisa grande no Botafogo é do Seedorf. @thierry_fla Há 16 anos o botafogo não vai pra libertadores. O botafogo é "time grande"?

Se o real Madrid oferecer o CR7 pelo Paulinho, no pau a pau, NÃO TROCO!

O Alexandre é Pato, mas o Hernane é quem manda o bico.

Não tô perseguindo o Cazedú, não. "Cazumbi" EXISTE! "Cazumbi": substantivo masculino. alma do outro mundo; espírito, fantasma, zumbi

Verdade que tem botafoguense tentando minorar A PORRADA NA CARA que levaram ontem citando CARIOCÃO?

Já tô querendo pegar o Goiás nas semis, porque pra tomar 3 gols do Lixo da Gama tem que ter uma defesa horrorosa.

O Vasco brigou até o último minuto. Brigou com a bola.

Bem que o Dorival chegou a pensar que tinha encontrado um Thalesmã...

"O Vasco acaba de perder R$ 800.000,00 de premiação. A CEDAE vai ter que esperar..." - @lavfilho

Agora só falta o Vasco conseguir se livrar da Série B, porque hoje já conseguiu se livrar de pegar o Mengão numa semifinal.

Sorte do Vasco que Copa do Brasil não tem Série B.

Pô, não dá nem pra um cidadão de bem passar a noite sacaneando Vasco e Botafogo que logo aparece um arcoirense pra encher o saco.

Pô, arcoirenses! Parem de encher meu saco! VÃO VER SE EU TÔ NA SÉRIE B!

Aê, vascaídos: vão ver se eu tô na marquise!

Machucado, Walter ficará de fora do 1º jogo contra o Mengão, mas tá feliz da vida porque adora fazer rodízio com outro jogador.

O Mengão está sempre na vanguarda, e hoje a vanguarda é voltar ao passado, jogando com ponta e centroavante clássicos: Paulinho e Hernane.

Engana-se quem acha que os jogadores do Fla evitam contato com os da Lusa por medo de contusão.
É pros caras não pedirem grana emprestada.

É, a Portuguesa é um time encardido mesmo, a começar pela camisa, que parece ter sido lavada com água sanitária.

Marquise é pros fracos. ‏@marconovanta O vasco caiu da ponte.

Eu sei que é pensar pequeno, mas tô abrindo uma gelada aqui pra comemorar a derrota do Asco Cagama.

A única solução pra salvar o Vasco da degola iminente é o triunvirato Joel Santana - Carlos Alberto Torres - Cuca.

O Vasco ainda tem chances matemáticas de se salvar da degola: se 1+1 deixar de ser 2.

Se hoje é o Dia do Flamenguista, os outros 364 seriam o quê? O Ano do Rubro-Negro?

Pro jogo contra o Flamengo, o Walter não estará 100%. Na melhor das hipóteses, o Goiás terá um Walter 100kg.

Liga não, Dorival: aqueles que te fizeram cair ainda cairão algum dia.

Como o Joel não quer papo, sugiro ao Vasco um treinador ponta firme, macho, e que não corre da raia: Mano Menezes.

O Vasco disputou a Série A com treinador de Série B, e agora periga disputar a Série B com treinador de Série A.

Eu diria que hoje o Vasco é menor até que o Botafogo.

Aê, Felipão: pra CBF ter o Diogo Costa, nem vendendo a Granja Comary.

BOMBA! PAREM AS MARQUISES! "Adilson Batista é apresentado e confia: 'O Vasco vai permanecer'"

Após naturalizar Diego "Costa", o próximo alvo da Espanha deverá Walter "Barriga" e Alex "Cabeção".

Confirmado: Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador.
Nem do Fluminense.

Como o Walter não tá conseguindo bater na bola, hoje bateu uma feijoada mesmo.

"Sem roubo não é Flamengo", e com fair play não é Goiás.

Deitamos e rolamos no Goiás.

E nada mais faço.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Quase lá! Quase…



E o Flamengo em crise, candidato a rebaixamento, dos técnicos demitidos e do “time meia boca” é quase finalista da Copa do Brasil.
Quem diria? Qualquer um, ué. Basta conhecer o Flamengo.
Mas por conhece-lo, diremos que “quase”.
Não é pelo futebol, pela camisa do Goiás, por nada disso. É pelo flamenguismo nato que tira forças de onde não tem e a economiza quando sobra.
Flamengo é Flamengo quando colocado em dúvida. E chegar a final não deixa de ser uma dúvida.
Perder pro Goiás em casa é tudo que o Flamengo não pode fazer. Por isso, é capaz que faça.
Não vai fazer. O que tá feito, tá feito. O Flamengo vai a final.
Mas…. Vai que….
Enfim.
Time que joga em casa a ida e a  volta tem considerável favoritismo.
Dizem que “deixou chegar… Fodeu”.
E deixaram.
Fodeu!
abs,
RicaPerrone

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jayme de Almeida Filho: zagueiro e técnico com sangue rubro-negro


Jayme de Almeida Filho nasceu no dia 17/3/1953 (e faz anos no mesmo dia que o grande lateral direito do time de 1981, Leandro) e jogou como zagueiro do Mengão entre 1973 e 1977, seguindo os passos do pai, lendário zagueiro rubro-negro na conquista do primeiro tricampeonato do clube na década de 1940 (1942-1943-1944).

Jayme conquistou o Campeonato Carioca de 1974 junto com Zico, Geraldo e Junior, que ainda atuava na lateral direita. Na última partida do terceiro turno do Campeonato Carioca, o América abriu o placar com Alex. Junior empatou com um golaço da intermediária e Zico virou para o Flamengo com lindo gol de falta.

No outro confronto contra o alvirrubro tijucano pelo triangular final da competição, Junior foi mais uma vez decisivo. Jayme fez um 1 a 0 para o Mengão após cobrança de escanteio e Junior ampliou ao encobrir o goleiro adversário com mais um golaço. O América diminuiu, mas o Flamengo venceu por 2 a 1.

A final do Campeonato foi contra o Vasco e o Flamengo conquistou o título com o empate em 0 a 0, dando início às glórias de Zico e Junior como profissionais e defensores incansáveis do Manto Sagrado.

Jayme hoje é técnico do Mengão, seguindo o exemplo de Carlinhos e Andrade como ex-jogadores rubro-negros que comandaram o Flamengo com sucesso. Espero que a grande vitória contra o Botafogo por 4 a 0, em que Jayme colocou Paulinho na ponta esquerda, matando o adversário e dando velocidade à equipe e contou com a estrela de Hernane, que marcou três vezes em noite inspirada no aniversário de Léo Moura, seja um prenúncio de grandes conquistas. Boa sorte como técnico do time de maior torcida do Brasil, Jayme.

Fontes:
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R FlamengoRio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 176-177.

Goiás vem sem meio time

O Gordito Walter está fora. Goiás está sem meio time. Bom sinal.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Flamengo é inexplicável e deixaram chegar

O futebol é mesmo inexplicável. O Flamengo idem.

Se repetir o desempenho do jogo de volta contra o Cruzeiro e os 90 minutos da segunda partida diante do Botafogo, o Flamengo passa a ser o grande favorito para conquistar a Copa do Brasil.
Quem diria. Não se trata de ironia ou provocação, mas uma constatação.

O time foi rigorosamente impecável contra o Botafogo. Jogou como se fosse uma autêntica decisão e honrou a história vitoriosa do clube. Diante de mais de 50 mil rubro-negros, o Flamengo massacrou o Botafogo na melhor atuação de 2013.

Hernane estava inspiradíssimo, mas não foi só ele que jogou bola. Léo Moura e André Santos jogaram muito bem, a zaga foi firme e os volantes não deixaram os meias do Botafogo pensarem.

Elias manteve a regularidade de sempre. Paulinho foi perfeito taticamente e destruiu Gilberto. Apenas Carlos Eduardo ficou abaixo da média o que não chega a ser nenhuma novidade.

A torcida fez novamente a diferença ocupando 80% do estádio e os jogadores corresponderam plenamente dentro de campo.

Não preciso ter um time brilhante tecnicamente. O Flamengo é assim e se deixarem chegar …

Bruno Voloch

Calúnia do Rúbio Negrão

Aviso: esta Calúnia contém spoilers.

Sejemos cinseros e analfabéticos: sempre fui, e me achei, uma pessoa bastante ponderada, do tipo que sabe que quando cai no chão desmaiada, é hora de parar de beber. De modo que não consigo compreender a razão de jogadores que “já caíram no chão desmaiados” continuarem a trotar pelos gramados, como se ainda não tivessem feito quatro ou cinco independências financeiras no exterior. 

Cenão vejemos e erremos: como meus leais detratores estão mais cansados que o Cazedú de saber, sou um vagabundo dado como caso perdido, pelo simples fato de não curtir grana. Podem me oferecer emprego como presidente da Apple, que não vai rolar. Agora, mesmo daqui do alto da minha irrecuperabilidade devidamente comprovada pelo laudo de um psiquiatra do SUS (que, ao contrário de mim, gostava MUITO de grana), eu teria vergonha de me arrastar em campo como uns e outros ex-jogadores de futebol por aí.

Mas fazer o quê? Boleiro é um tipo engraçado, pra não dizer desgraçado. Enquanto os da nova geração têm preguiça até pra vestir um chinelinho, os da velha querem porque querem fazer hora extra, esticando suas carreiras para muito além dos 30 e tantos anos.

Não sei se do nível rasteiro do futebol nacional ou do pavor que a garotada tem de assumir responsabilidades ou do agente que trafica o atleta acabado é a culpa, mas o azar é todo do torcedor, que invariavelmente chega afônico à metade do primeiro tempo de jogo por causa de tentativas infrutíferas de despertar os cínicos cazumbis que desfilam trajando o uniforme do seu time.

Não quero citar nomes aqui porque tô com preguiça. Encher linguiça cansa. Estamos em estado de graça pela Copa do Brasil de ontem à noite, mas creio que qualquer um que tenha estômago para acompanhar o nada emocionante Brasileirão 2013 sabe perfeitamente a quem me refiro: àquele atleta que perde mercado lá fora, declara amor eterno ao clube que o revelou, e retorna ao Brasil pra jogar pelo rival. A esse tipo, deixo um generoso conselho, posto que não o merece: pendure as chuteiras (no caso de zagueiro, as ferraduras) enquanto ainda tem um nome a zelar, antes que se transforme num nome a limpar. Enquanto ainda não está completamente desenganado para a prática do esporte bretão, cada vez mais brutão. Enquanto ainda consegue deitar e rolar nas peladas que rolam por estas plagas. Enquanto ainda veste a camisa de um clube com alguma projeção. Em resumo, enquanto ainda consegue enganar os incautos.

Saber parar é mais que bom. É um dom.

E por tudo o que escrevi sobre o jogar da toalha, dedico esta Calúnia ao Juan, Negueba, Carlos Eduardo e Digão.

Para finalizar, eis os temíveis spoilers: este ano o Vasco será rebaixado de novo, e o Botafogo até irá pra Libertadores, mas não arrumará nada.


Duplex Toc Zen

1 - Fatalidade é...: O Júnior César não poder jogar contra o Flamengo por força de contrato, e seu substituto, um jovem imberbe e desconhecido, acertar um chute espírita, inacreditavelmente calibrado, apesar de desferido enquanto totalmente desequilibrado.

2 - Eis a prova de que o Atlético-MG sujou o nome da Libertadores: Botafogo, Goiás, Atlético-PR e Vitória disputam vaga pra próxima edição do certame.

3 - Tô feliz em saber que não sou “torcedor coxinha”, porque não cometo o despautério inqualificável de assistir aos jogos do Flamengo sentado (onde já se viu tamanho absurdo!): Eu assisto deitado mesmo.

4 - E o pau que o Mengão deu na cachorrada ontem ganhou proporções homéricas: Porque enquanto pra nós era só Copa do Brasil, pros chorões era Copa do Mundo.

5 - “Contra o Goiás, pela Copa do Brasil, Vasco deverá poupar titulares”: Poupar da humilhação. 

6 - Para permanecer na elite nacional, o Vasco só depende de si: De “si” ligar na parada.

7 - Finalmente entendi a razão de o Twitter estar infestado de vascaínos: É que lá a probabilidade de o Vasco ser rebaixado cai para 99%.

8 - Segundo o matemático Lee Oswald de Souza, pro Vasco se livrar da Série B não adianta só fazer conta: Agora, tem que fazer de conta.

9 - Não sei por que os vascaínos reclamam tanto do Roberto Dinamite: Ele foi o primeiro presidente em muitos anos que conseguiu fazer o Vasco deixar de ser vice!

B - Pros vascaínos, a ficha já caiu: O time irá em seguida.

11 - O litígio do Elias com o Sporting não me preocupa, porque a FIFA vai resolvê-lo: O que me preocupa é quem irá resolver o litígio do Gabriel com a bola.

12 - E o Seedorf querendo dar uma de Ronaldinho Gaúcho?: “En wat is de Botafogo Botafogo.”

13 - Hernane, 35 gols. Léo Moura, 31 anos: Não seria bem melhor assim?

14 - Agora, como o artilheiro do Brasil em 2013, Hernane ganhou moral: Moral pra ser vendido.


15 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

“RNT (Rapaz que Nunca Trabalhou?)” – Cabra Koxinha, BUTECO DO FLAMENGO

Quando o bicho pegar na final da Copa 2014, não serão Fred nem Oscar os machos a botar a bola dentro do gol. A Seleção precisa do Hernane!

A única chance deste time do Vasco não cair é colocar uma camisa do Mengão nos caras.

Pô, Dorival! Tá na hora de botar o Edervásio e o Peternelson em campo, carai! Acorda, mané!

O problema não vai ser o Vasco caindo pra Série B. O problema vai ser a legião de torcedores caindo da marquise.

COMUNICADO À NAÇÃO VASCAÍNA: Suicídio coletivo amanhã, às 9h 30min no Corcovado. Entrada franca.

O Vasco tem chances matemáticas de permanecer na Série A. O que não tem é time.

@CarlinhosVasco: #PartiuMarquise

"Vasco já assumiu a vice-lanterna?" - Villa, BUTECO DO FLAMENGO

"Jayme iguala vitórias de Mano no Fla em menos da metade dos jogos."
E menos da metade do salário.

"Jayme iguala vitórias de Mano no Fla em menos da metade dos jogos."
Com o dobro da hombridade. - @sergiomrvieira

Joga no lugar de quem? ‏@TozzaFla Bom esse John Dodson hein...

Esse time do Atlético é violento e descompensado. Ou seja, a cara do Cuca.

O Galo quer ganhar o jogo no cacarejo, digo, no grito.

A vitória do Atlético-MG sobre os reservas do Flamengo encheu o time mineiro de confiança numa vitória sobre o Bayern no Mundial da FIFA.

Do jeito que as coisas andam, 40 pontos vão dar e sobrar pra não cair. #ValeuVascão #ValeuCriciúma #ValeuPonte #ValeuNáutico

Esse Dorival é burro bagarai... Pô, bota o Jeimisdin pra cair pela direita, e mete o Chuenlái forçando em cima dos zagueiros!

Não é por nada não, mas o que o Mengão vai fazer com a cachorrada hoje vai deixar o Instituto Royal envergonhado.

Daqui a pouco, vai entrar em campo no Maraca a carrocinha com 11 laçadores.

E o Botafogo já venceu o primeiro duelo da noite: o da camisa mais feia.

Agora vamos mostrar pro Instituto Royal como se trata a cachorrada!

A corrente dos jogadores do Botafogo é em volta dos pescoços?

Ativistas já começam a se aglomerar na porta do Maracanã pra resgatar a cachorrada que está sofrendo maus-tratos.

Minimalista. ‏@PedradaRN Hernane. Melhor jogador de único toque do mundo.

Botafoguense agora vai ficar com medo de ir ao dentista por causa da broca.

O Flamengo só não pode começar a fazer experiências contra o Botafogo, porque os ativistas vão chiar.

Foi aquele bosta do Mano Menezes que inventou o André Santos no meio, né?

O que aconteceu hoje com o Botafogo? O FLAMENGO aconteceu!

A contusão do Marcelo Moreno é no cotovelo.

O Adriano Galiani foi um gênio ao desovar o Pato nos gambis.

Hoje o Mengão me lembrou muito o Royal Madrid.

Pra vocês terem uma ideia de quem foi o Julinho Uri Geller, imaginem isso que o Paulinho fez hoje multiplicado por 3, em TODOS os jogos.

O teu xará Julinho DID! ‏@tuagloriaelutar Quem dá elástico c a bola no alto é hors concours rs

Acho que todos os botafoguenses já foram mimimir...

E nada mais faço. 4x0 já tá bom demais.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Uma seita chamada Flamengo


Como num ritual, tiraram suas camisas do armário, pintaram a cidade em 2 cores e esbanjaram fé.
Faz 1 mês. Em nenhum momento desde então, ouvi rubro-negros dizendo que não se classificariam ou que tinham medo do jogo.
Flamenguistas gostam de jogo grande. Se preparam pra ele, o encara como ninguém e quase sempre confirma a inabalável previsão otimista.
Do outro lado, dúvida. Medo de “mais um fracasso”, o que o torna óbvio diante de tanta certeza de “mais uma vitória” do outro lado.
Petulante por vocação, o Flamengo parece hipnotizar massas. Se ao seu lado, te apaixona. Se contra, te aterroriza.
Não foi o clássico que nós, cronistas, esperávamos. Longe disso. Foi, porém, o jogo que todo rubro-negro acreditou que seria.
Um absoluto e previsível ritual de conquista que começou as 8 da manhã, quando a cidade mudou de cor, foi tomando forma durante o dia onde a certeza era maior que o medo e se confirmou naquele mar rubro-negro dentro do Maracanã, contrariando a CBF e esclarecendo que havia sim mandante e visitante.
O Flamengo ganha de véspera. Da fila pra comprar ingressos antes mesmo do primeiro setor adversário ter alguém na bilheteria a insuportável massa vermelha e preta que já vai minando o adversário pela cidade rumo ao Maracanã.
São um só. Se misturam, formam uma inabalável corrente de orações e fé em busca de dizer que “já sabiam”.
Arrogantes. Se garantem. Prometem, cumprem. Irritam.
O Botafogo tem mais time que o Flamengo mas, me perdoe a sinceridade, o Flamengo é mais time que o Botafogo.
Você sabe, eu sei. É uma merda dizer. Mas as vezes a verdade escapa forçada pelos fatos.
Não há como relutar. O ritual rubro-negro é quase infalível quando não tem a obrigação de vencer.
E lá vão eles, felizes da vida, descolorindo a cidade de vermelho e preto e enchendo as ruas de sorrisos.
Uns com mais dentes, outros com menos. Todos partes iguais da mesma seita.
A tal nação rubro-negra.
abs,
RicaPerrone

Leonardo: sucesso no Mengão e na Europa

           
            Leonardo Nascimento Araújo nasceu no dia 5/2/1969 e estreou pelo Flamengo em 1987. Entrou para a história de seu clube de coração como lateral-esquerdo na conquista do Tetra Brasileiro ao lado de Zico, Leandro, Andrade, Edinho, Renato Gaúcho, Zinho, Jorginho, Zé Carlos, Aílton e Bebeto sob o comando de Carlinhos.

            Na partida memorável contra o Santa Cruz no Maracanã, Leonardo cruzou na medida para Zicão abrir o placar. Em tarde inspirada, o Galinho de Quintino marcou mais duas vezes na vitória por 3 a 1 contra o time pernambucano: um gol de pênalti e um golaço em cobrança de falta genial.

Na semifinal do campeonato, o Mengão derrotou o Atlético-MG em dois jogos emocionantes: 1 a 0 no Maracanã (gol de Bebeto) e 3 a 2 no Mineirão (O primeiro gol foi de Zico, de cabeça; o segundo, de Bebeto e o terceiro, um golaço de Renato Gaúcho, que garantiu a vitória rubro-negra ao driblar o goleiro atleticano). Na final, o Flamengo venceu o Inter por 1 a 0 no Maracanã, com outro gol do camisa 7 rubro-negro.

Leonardo ainda conquistou a Copa do Brasil em 1990 antes de deixar o Flamengo e ir para o São Paulo, clube pelo qual Léo venceu o Campeonato Paulista e o Brasileiro no ano seguinte e a Libertadores e o Mundial Interclubes junto com nomes como Raí, Cerezo e Cafu sob o comando de Telê Santana em 1993. Na final do Mundial, Léo participou da jogada de dois gols e o São Paulo venceu o Milan  por 3 a 2 em jogo emocionante com gols de Raí, Cerezo e Müller para o Tricolor Paulista.

Leonardo ainda conquistou a Copa do Mundo em 1994 com a Seleção Brasileira e jogou no Kashima Anthlers (sendo campeão japonês em 1996) ao lado de Zico e no Paris Saint Germain (campeão da Recopa Europeia em 1996, da Copa da França e da Copa da Liga na temporada 1997-1998).

Jogando como meio-campo, Léo voltou ao Flamengo em uma curta passagem em 2002. Obteve grande sucesso no Milan sendo campeão do Campeonato Italiano em 1998-1999, da Champion’s League em 2002-2003, da Supercopa da Itália em 2003 e da Copa da Itália no mesmo ano. Depois de encerrar a carreira como jogador no clube italiano, Leonardo foi treinador do próprio Milan e do rival Internazionale e diretor de futebol do PSG.

Desejo muito sucesso ao Leonardo na carreira como dirigente e o parabenizo pela iniciativa de criar a Fundação Gol de Letra com o amigo Raí e levar cultura e educação a crianças carentes.

Fontes:

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Homenagem ao Hernane


A Adidas, parceria do Flamengo fez uma camisa especial em homenagem ao Brocador, pelos 28 gols que fez e por se tornar o artilheiro do novo Maracanã.

O que acharam da homenagem?

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Sejemos cinseros e analfabéticos: já não acredito, se é que algum dia cheguei a crer, naquela teoria segundo a qual a queda para a Série B faz bem a um clube de futebol. Até admito que hoje o Palmeiras, por exemplo, está dando muito mais alegrias aos seus torcedores ao pontificar absoluto na segundona do que se estivesse, e certamente estaria, no Z4 da Série A, disputando com o Vasco o discutível privilégio de ser mais um time pequeno a participar da elite nacional.

Mas, exceto o Botafogo, que não ganha nada nem na Série A nem na Série B, de que vale um time ficar sonambulando na primeira divisão, sem qualquer ambição afora roubar pontos de rivais regionais? Melhor faturar um título nacional por ano, mesmo que na segundona. Honroso, ainda que horroroso.

É isto, meus leais detratores: a velha história do autointitulado time “grande” (grande pagador de micos na Série A, isso sim!) que cai pra Série B, e começa, milagrosamente, a livrar 9, 10 pontos sobre o segundo colocado do certame. Em seguida, nova queda, dessa vez a queda na real, ao descobrir que ali é o seu lugar. Que ali é o tal, que ali é rei. Que ali tem título, artilheiro, melhor ataque e defesa menos vazada. Só que, apesar de ser uma situação absolutamente cômoda para agremiações sem passado, presente ou futuro, convenhamos que competir com o vento não reserva qualquer emoção para fãs minimamente exigentes.

O fato é que há times pequenos demais pra Série A, porém gigantes, enormes pra B. De modo que, no melhor estilo Luiz Filho, o Ali Yezzid Izz-Edin ibn-Salim Hanak Malba Tahan do Buteco do Flamengo, proponho a criação de uma divisão intermediária entre a primeirona e a segundona, que podia se chamar Limbo. E pra dar um tchã no novo campeonato, da mesma forma que os quatro primeiros colocados na Série A ganham vagas pra disputar a Libertadores, os mais bem colocados no Limbo teriam lugares garantidos no Campeonato de Pelada do Extra.

Porque os tempos mudaram. Cenão vejemos e erremos: é melancólico ver um jogador do naipe do Seedorf, com sua quilometragem, centimetragem (pausa para frisson nas Laranjeiras e no Morumbi)...

... além de glórias mil em clubes como Real Madrid, Internazionale e Milan ter que encerrar a carreira num Clube cuja única ambição, temporada após temporada, é vencer o Flamengo. É ou não é? E também não é triste ver o Juninho Pernambucano, um jogador que sempre acreditou em todas, inclusive naquela que dizia ter sido o Sport o campeão nacional de 87, pendurar as chuteiras após levar um gancho do STJD por ter mostrado o dedo médio pra torcida adversária? Pô, até a cabeçada do Zidane no Materazzi foi mais digna!

Ah, mas um detrator mais atento poderá me perguntar: “Ô, boçal dos infernos, como você explica alguns times das Séries B e C terem ganhado títulos na Série A, com direito a vice-campeonatos internacionais, na Libertadores e no Mundial de Clubes?”

E eu devolverei de bate-pronto pro campo do adversário: “Boçal dos infernos é teu pai!”

Então, voltarei pra casa abatida, desencantada da vida (obrigado, Paulo Vanzolini!), tendo como único alento saber que aquele detrator desbocado também não conseguiria me explicar como o Hernane marca tantos gols.


Duplex Toc Zen

1 - A fim de evitarem novo rebaixamento, dirigentes vascaínos já começam a fazer as contas: 500 mil pra FERJ, 900 mil pra CBF, 2 milhões pra mala branca, 3 milhões pra mala preta, e 50 convites pros bailes de Carnaval no Clube pros juízes, auxiliares e gandulas.

2 - Segundo o matemático Lee Oswald de Souza, o Vasco cairá se 1+1=2 e 3+3=6: Para se salvar, basta que 2+4=7 ou 2x2=49.

3 - Se a Série B fosse espiga de milho...: O Vasco já teria chupado até o sabugo.

4 - Se a Série B fosse consolo...: O Vasco já nem conseguiria mais andar.

5 - O Vasco não é carrinho de rolimã: Mas tá descendo a ladeira.


6 - Pra ser ruim, o time do Vasco tem que melhorar muito: E ainda contratar o João Paulo, o Val e o Negueba.

7 - “Negueba será devolvido ao Flamengo por indisciplina”: Desrespeitou a bola.

8 - O Goiás pode ter o Walter: Mas gordura de verdade pra queimar quem tem é o Cruzeiro.


9 - Chupa, Botafail!: Se vocês têm o GG, o Goiás tem o XG.

+1 - A torcida mais hospitaleira do mundo é a do Botafogo: Sempre cabe mais um. (Também, com quase 40 milhões de vagas sobrando...)


11 - Se Libertadores fosse comida...: O Botafogo já teria morrido de fome.

12 - Se Libertadores fosse pedigree...: O Botafogo já teria sido recolhido pela carrocinha.

13 - Ué, não tem cara feio que pega mulher bagarai? E ator ruim que trabalha na Globo? E gente magra que come pra caramba? E cantor fraquinho que faz sucesso até no exterior?: Então por que o Hernane não pode ser artilheiro do Brasileirão, caramba?!

14 - Brocador, nada!: Hernane Chulapa, porque também tem três pernas.

15 - Panorama do futebol brasileiro atual: Os juízes, sopradores de apito, e os atletas, sopradores de bafômetro.

16 - Se o cara que vai pro estádio bem vestido pra ver o jogo sentado é torcedor “coxinha”, eu, que fico em casa de pijama pra ver o jogo deitado sou o quê?: Torcedor “cochila”?


17 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"Caguei para o Extra. Andei para o Lance." - Bcbfla, BUTECO DO FLAMENGO

Eu já sei que o Hernane não vai jogar nada hoje. O que me interessa é que ele esteja num dia de gol.

Sim: 3 marceneiros, 2 eletricistas, 4 soldadores e 1 cozinheiro. OBRA DA HORA! ‏@paolo_anderson é Val e mais 10!

Hoje a grande sacada do Jayme foi ter escalado o Carlos Eduardo na sua posição de origem. [Na ocasião, Cazedú ficou no banco.]

"Só o Flamengo mesmo pra dar um tempero especial neste campeonato chato." - @FlanaticoRN10 

O Hernane Brocador é o reserva mais titular absoluto que eu conheço.

"Juninho foi citado em 3 artigos do CBJD: falta, gestos obscenos e provocação."
E por dizer que o Sport foi campeão em 87 não vai nada?

Por falta de datas em 2014, ano da Copa, a CBF bem que já podia considerar este Vasco x Criciúma como válido pela Série B do ano que vem.

Jogaço este Criciúma x Vasco! Ano que vem a Série B vai bombar!

Paulinho bateu de prima, mas devia ter batido de tia mesmo. #TrocadalhoDoCarilho

Inadmissível perder pra um time que caiu, e depois voltou pra Série A como VICE da B!

A massa botafoguense despertou! CUIDADO, MUNDO!

Pra vencer o Mengão, o Botafogo teve que chorar 1 litro certo.

Hoje a cachorrada vai dormir fora da casinha.

O que não pode é botafoguense, sabedor de que não vai ganhar o Brasileirão, tentar transformar uma vitória sobre o Fla em título!

Ilmos. Srs. Botafoguenses,
Sou da teoria de q quem apela pra ignorância perde a discussão.
Então esta aqui eu vou perder: VÃO TNC, SEUS FDP!

Como não quero ser zoado por botafoguenses aqui no Rio, tô torcendo aqui pra amanhã não cruzar na rua com nenhum dos 3.

"A passagem do Negueba pelo SPFW pode ser considerada uma experiência homossexual?" - @alpc26, BUTECO DO FLAMENGO

"São Paulo dispensa Negueba, mas Flamengo também não o quer." Se topar jogar a Série B ano que vem, escolhe camisa no Vasco.

Já imaginaram o Rafinha numa ponta e o Negueba na outra? Nem eu.

Só pra vocês sentirem o grau de bichice que impera no SPFW: lá o Negueba tem status de indisciplinado.

Negueba indisciplinado no São Paulo? Que alívio! Eu tinha entendido "Negueba molestado no São Paulo".

Diz o Carlos Pereira do BUTECO q o SPFC quis o Negueba porque o Luxa disse q tinha alegria nas pernas. Eles entenderam "no meio das pernas".

Dieyson, Jomar, Yotún, Abuda, Jhon Cley, Willie, Dankler, Seedorf, Gegê, Hyuri... Vasco e Botafogo tinham que fazer um duelo de soletração.

A série Ray Donovan é boa, e os atores, idem, mas... EITCHA POVO FEIO!

Alguém conhece essa empresa "CRF" que a Caixa tá anunciando na sua nova camisa?

Ouvi dizer que o "CRF" que patrocina a nova camisa da Caixa é uma fábrica de craques e de títulos, no momento desativada.

Com a desvantagem de ser forte feito um touro. ‏@sergiomrvieira João Paulo é o José Sarney do time do Fla: chance zero de fazer algo de bom.

E o nosso bravo zagueiro Chicão anda cada vez mais lento, inclusive de raciocínio...

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, "Stop. A vida parou ou foi o Cazedú?"

A camisa III do Mengão contém mensagem subliminar a favor da administração atual porque a gola é careca.

AVISO AOS JOGADORES: Se alguém achar um piolho no gramado, ele pertence ao William Barbio.

Tá faltando um jogador com o perfil do Hernane na Seleção do Felipão. O cara que decide final de Copa do Mundo.

Hernane mito: contra gols não há argumentos.

Só pra refrescar a memória da minha querida TL: ANTES do brão, eu vaticinei numa Calúnia que o Hernane seria o artilheiro do certame.

"Lamento muito o fim dos clássicos na última rodada. Votou contra quem é frouxo e cagão. O Flamengo votou a favor" - @Unabomber_Fem, BUTECO 

Não é porque eu brinco que não tô falando sério.

Não sei como a nova Calúnia do Rúbio Negrão vai rolar no "mamadaço mode" em que me encontro no momento, mas CRÔNICA ESPORTIVA É PROS FORTES!

E nada mais faço. De pirraça. Ué, cês não tão dizendo por aí que eu sou “cochila”?

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)