Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 2 de junho de 2015

Roger Guerreiro

Roger Guerreiro nasceu no dia 25/5 /1982 e foi lateral esquerdo do Flamengo em 2004, disputando 63 jogos e marcando 11 gols com o Manto Sagrado.
Roger começou a carreira no São Caetano em 2000.
Foi para o Corinthians em 2002 vencendo o Torneio Rio São Paulo e a Copa do Brasil no mesmo ano e conquistou o Campeonato Paulista em 2003.
O lateral veio para a Gávea no ano seguinte. Junto com o meia Felipe, o volante Ibson, o zagueiro Fabiano Eller, o atacante Jean e o experiente Zinho, Roger foi decisivo na conquista do Campeonato Carioca de 2004 sob o comando do técnico Abel Braga, além de virar carrasco do Fluminense na Taça Guanabara do mesmo ano.
Pela terceira rodada da Taça GB de 2004, em jogo emocionante o Flamengo derrotou o Fluminense por 4 a 3. Jean abriu o placar para o Fla. Mas Romário, que na época era jogador do Flu, virou o jogo para o Tricolor. Romário deixou Rodolfo na cara do gol para marcar 3 a 1 para o Flu, mas o Mengão reagiu. Jean lançou Felipe, que fez o segundo gol do Fla. O lateral-direito rubro-negro Rafael cruzou e Roger empatou de cabeça. Roger recebeu boa bola de Felipe e chutou no ângulo para dar a vitória ao Flamengo: 4 a 3.
O Flamengo conquistou a Taça GB.  Venceu o Vasco por 2 a 0 na semifinal com grande atuação de Felipe, que marcou o primeiro e contribuiu juntamente com Zinho para o segundo gol, marcado por Henrique. Na final, o Mengão derrotou o Fluminense por 3 a 2.  O Flamengo entrou em campo com Júlio César, Rafael, Henrique, Fabiano Eller e Roger; Robson (Anderson Luiz), Zinho e Felipe; Diogo (Andrezinho) e Jean (Rafael Gaúcho).  Fabiano Eller abriu o placar para o Fla com gol de cabeça após bela cobrança de falta de Zinho. Antônio Carlos empatou para o Flu. Diogo fez boa jogada, Rafael cruzou e  Jean fez o segundo do Flamengo. O zagueiro rubro-negro Henrique fez gol contra e empatou o jogo.  Ibson deu belo passe para Roger fazer o terceiro e dar a vitória, o título da Taça GB e a vaga  na decisão do Carioca contra o Vasco,  que venceu a Taça Rio.
O Flamengo venceu o arquirrival por 2 a 1 no primeiro jogo, jogando com raça. Os gols rubro-negros foram marcados por Rafael e Fabiano Eller e Wescley descontou nos acréscimos.  Segundo Paschoal Ambrósio Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior (2012, pp. 256-257), no segundo jogo da decisão, o técnico rubro-negro Abel colocou em campo: Júlio César, Rafael (Reginaldo Araújo), Fabiano Eller, Henrique e Roger; Róbson, Douglas Silva, Ibson e Zinho (Tiago); Felipe e Jean.  Valdir abriu o placar para o Vasco, logo no início da partida, mas o Flamengo virou o placar com três gols do inspirado artilheiro Jean: no primeiro, o atacante recebeu lançamento de Róbson; no segundo, Zinho tocou para Felipe, que deixou Jean na cara do gol e no terceiro, Roger deu passe para o atacante fechar o placar. Assim o Mengão venceu por 3 a 1 e garantiu o título carioca num jogo de muitas expulsões (no final ficaram em campo nove rubro-negros contra sete vascaínos), deixando o vice de novo em São Januário.
Em 2005, Roger, jogou pelo Celta de Vigo e pelo Juventude sem muito brilho.
Em 2006, Roger foi para o futebol polonês e defendeu o Legia Varsóvia e conquistou o Campeonato Polonês no mesmo ano e a Copa da Polônia e a Supercopa da Polônia em 2008
.As boas atuações do jogador chamaram a atenção do técnico da Polônia na época e em 2008, Roger se naturalizou polonês buscando uma chance na Seleção do país do Leste Europeu. Roger acabou sendo convocado para a Euro Copa de 2008, marcando o único gol da Polônia na competição no empate em 1 a 1 em jogo contra a Áustria.
Em 2009, Roger foi para o AEK (Grécia) e ficou no clube grego até 2012, e conquistou a Copa da Grécia em 2011.  Ficou sem receber salários devido à crise econômica da Grécia em 2012. No período em que atuou na Europa, Roger virou meia.
Em 2013, Roger voltou ao Brasil e jogou pelo Guaratinguetá.
 Em 2014, Roger atuou pelo Comercial e atualmente defende o Rio Branco-PR.
 Gostei de saber mais sobre a carreira de Roger e relembrar os gols do jogador contra o Flu na vitoriosa passagem de Roger pela Gávea e a conquista do Carioca de 2004.
Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.



Nenhum comentário: