Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Resenha do livro Savio: dribles certeiros de uma carreira de sucesso, de Renan Koerich (Rio de Janeiro: Maquinária, 2015, 253 p, R$ 39, 90)

            Com belo prefácio de Júnior, o livro Savio: dribles certeiros de uma carreira de sucesso, do jornalista Renan Koerich narra a vida do craque do Flamengo, do Real Madrid, do Bordeaux, do Zaragoza, do Real Sociedad, da Desportiva, do Amorrthosis Famagusta (Chipre) e do Avaí. Mostra as conquistas do ex-atacante nos clubes por onde passou e também a importância da família na vida do craque: o pai tricolor Mazinho, a mãe Rovena, os irmãos, a família portuguesa (o casal Adélia e Augusto e os filhos Zé Augusto e Ana Paula) que o acolheu no Rio como filho antes de Savio morar na concentração do Flamengo, a esposa Suzana e os filhos Breno, Hugo e Lucas.
            A biografia também mostra com detalhes, boa pesquisa e linguagem jornalística como desde cedo o craque aprendeu a controlar as finanças e planejar a carreira com a ajuda da família e de João Henrique Areias, amigo do jogador e especialista em marketing esportivo. Planejou bem a carreira, estudou e se preparou para virar agente de jogadores depois de pendurar as chuteiras em 2010.
Além disso, o livro mostra bem como o  Anjo Louro da Gávea teve muita disciplina, garra e talento para driblar as dificuldades da vida e conquistar vários títulos: Campeonato Carioca, Copa Ouro Sul-Americana pelo Mengão em 1996, a medalha de bronze nas Olímpiadas de Atlanta defendendo a Seleção Brasileira no mesmo ano,  duas Ligas dos Campeões, um Mundial Interclubes (1998) impedindo o titulo vascaíno e fazendo a alegria dos rubro-negros, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha pelo Real Madrid, uma Copa do Rei e outra Supercopa da Espanha pelo Zaragoza e o Campeonato Catarinense pelo Avaí.
            O projeto gráfico feito por Suzana Oliveira  e as artes e a capa de Ale Pádua e Maia são ótimos e enriquecem o ótimo livro de Renan Koverick sobre a trajetória de Savio dentro e fora dos gramados do Brasil e do mundo..

            Se eu já admirava Sávio como atleta e pessoa,  agora o meu respeito e admiração pelo Anjo Louro da Gávea aumentaram ainda mais por saber como ele batalhou em campo, estudou e se planejou para ser um atleta e profissional de sucesso.. Vale a pena ler esse livro e conhecer melhor a carreira do capixaba que fez sucesso no Mengão, no futebol europeu e no Avaí com dribles, arrancadas, passes e gols inesquecíveis e hoje vive em Florianópolis usando o conhecimento e a experiência como craque de futebol para agenciar e orientar novos jogadores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, caros irmãos rubro-negros;

Em minhas lembranças Sávio foi uma das ultimas jóias reveladas pelo Flamengo.Pena ter surgido no reinado do "NEFASTO" Kleber Leite. Então, em minha opinião, ele se viu preterido pela "FANTASTICA" dupla Romário / Edmundo, "que tantos titulos trouxe ao Flamengo".
Mais um dos inumeros erros deste senhor.

literatura e flamengo disse...

Oi, leitor anônimo,
Obrigada pelo comentário.
Concordo plenamente com você.
Continue lendo o blog Flamengo Eternamente e interagindo com a gente.
SRN e um abraço, Renata