Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O Flamengo em 1914

Em 1914, o Flamengo conquistou enfim seu primeiro título carioca. E começou a buscar integração com clubes de outros estados. No dia 17 de maio daquele ano, o rubro negro disputou o primeiro amistoso de sua existência contra a Associação Atlética Mackenzie College, de São Paulo, que é, segundo alguns historiadores, o primeiro clube fundado no Brasil para a prática do futebol, em 18 de agosto de 1898.

A partida representou um autênico acontecimento na vida carioca. A delegação paulista chegou ao Rio de trem, chefiada pelos diretores José Barbosa e Renato Dantas, e permaneceu hospedada no Hotel Avenida, o maior do Brasil à época, construído em 1908. os jogadores se dirigiram ao campo do Botafogo em automóveis de capotas arriadas, saudando os curiosos que paravam no caminho para observa-los. Quando chegaram à Rua General Severiano, o estádio estava completamente lotado. O futebol já despertava enorme curiosidade, embora muitos ainda confundissem suas regras, o que levou o jornal O Paiz a publicar uma série de matérias explicando as dezessete leis do jogo.

O juiz do amistos interestadual foi Cláudio Herval, representante do Paysandu. O Mackenzie alinhou Arrizabalaga, Orlando e Osny; Moura, Campos Mello e Zocchi; Bruno, Demósthenes, Bicudo, Renato e Godinho. Após receber passe perfeito de Campos Mello, Renato abriu o score para o time paulista. No final do primeiro tempo, Raul cruzou para Riemer, que cabeceou sem chance de defesa para o goleiro, estabelecendo 1 X 1. o Flamengo chegou a ficar em vantagem no começo da etapa complementar, quando o artilheiro Riemer voltou a marcar. Um penalty de Ângelo em Demósthenes, cobrado com categoria por Campos Mello no finalzinho do jogo, fixou o Placar em 2 X 2.

Mas o empate com os paulista, que na opinião geral possuíam equipes mais fortes que as do Rio, acabou sendo fundamental para que o Flamengo fosse apontado como favorito ao título carioca, conquistado em novembro daquele ano.



Clique aqui para voltar ao índice ano a ano

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello é a 1ª vez que li o teu blog e gostei muito!Espectacular Trabalho!
Até à próxima