Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 2 de outubro de 2007

O Flamengo em 1919

O Flamengo disputou apenas vinte jogos em 1919. O mais importante aconteceu aconteceu em 8 de junho, no estádio da Rua General Severiano, quando goleou o Botafogo por 6 X 2, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Carioca.

Na realidade, o Flamengo derrotou o alvinegro duas vezes, uma dentro e outra fora de campo. Na partida, não teve lá muito trabalho. Só no primeiro tempo é que o adversário ofereceu resistência: Galvão e Carneiro fizeram 2 X 0, e Menezes diminuiu.

Os visitantes ampliaram no começo da segunda etapa com um gol curioso: o goleiro Abreu rebateu nas costas de Carneiro e a bola entrou mansamente no canto oposto, sem que fosse possível alguma intervenção. Menezes ainda descontou, mas Candiota, duas vezes, e Dias fecharam o Placar.

No dias seguinte, o Botafogo surpreendeu ao apresentar petição à Liga Metropolitana de Desportos Terrestre, na qual pleiteava a anulação da partida, alegando que o atacante Aníbal Médicis Candiota, o Candiota, não estava com a situação regularizada na entidade.

Na sessão realizada em 12 de junho, o Conselho Ordinário da LMDT deu ganho de causa aos alvinegros por 6 votos a 3. O presidente Rubro Negro, Alberto Burle de Figueiredo, foi aos jornais e fez severas críticas à entidade, garantindo que tal decisão ameaçava o futuro do próprio futebol do Rio de Janeiro, já que o Flamengo havia sido o vencedor incontestável do jogo.

Burle de Figueiredo apresentou recurso ao Conselho Superior da LMDT, instância máxima da Justiça esportiva carioca, que se reuniu na noite do dia 20 e decidiu em pouco mais de uma hora, por 7 votos a 1, que o Flamengo estava com a razão.

O Botafogo jurou vingança, mas só voltou a vencer o rubro negro em partidas do Campeonato Carioca cinco anos depois, em maio de 1924.

Voltar ao índice

Nenhum comentário: