Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O Flamengo em 1928

O Flamengo foi o único time a derrotar o América durante o campeonato Carioca de 1928, conquistado pelo clube de Campos Sales. O rubro-negro cumpria campanha irregular, mas pisou o gramado das Laranjeiras incentivado pelas torcidas de Botafogo e Vasco da Gama, que também brigavam pelo título.

O América apresentou-se com a formação base que qualquer criança da época sabia recitar: Joel, Hildegardo e Pennaforte; Hermógenes, Floriano e Miro; \Gilberto, Osvaldinho, Mário Pinto, Mineiro e Celso. O Flamengo conservava a maioria dos campeões de 1927.

O estádio quase veio abaixo quando Chagas abriu o placar para o rubro-negro, aos 27 minutos. E o empatedo América, pouco depois, provocou todo tipo de protesto. Osvaldinho ajeitou escandalosamente com a mão, deixando a bola nos pés de Gilberto,que não teve trabalho para marcar. O árbitro, Álvaro Ramos Nogueira, estava encoberto e não viu a irregularidade.

Aos 10 minutos do segundo tempo, Fragoso fez grande jogada pela direita e cruzou para Chagas completar, desempatando a partida. Osvaldinho correu em direção ao árbitro e o agrediu acintosamente. Joel, Hildegardo e Gilberto também passaram a ameaça-lo, obrigando a polícia a intervir. Osvaldinho, expulso, só deixou o campo depois que o representante a Associação Metropolitanade Esportes Terrestres (Amea) Albertino Moreira Dias foi busca-lo. O jogador saiu sob chuvas de detritos.

Osvaldinho, conhecido como “Divina Dama” pela excelência de seu futebol, era uma espécie de ponto de referência do América. Sem ele, o time descontrolou-se por completo e virou presa fácil. Aos 33 minutos, Agenor fez 3 a 1 para o Flamengo, fechando o placar e acalmando enfim os ânimo da torcida, que viveu tarde das mais agitadas.

Voltar ao índice

Nenhum comentário: