Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

União das Torcidas do Flamengo

O dia 10 de fevereiro de 2007 vai ficar marcado por um acontecimento histórico. Nesse dia, em um Fla X Flu no Maracanã, a Torcida Jovem do Flamengo e a Raça Fla, as duas maiores torcidas uniformizadas do Flamengo, deixaram para traz anos de conflitos e se uniram em uma só torcida, em um só canto. A cena emocionou a todos e esperamos que a paz seja duradora.

O primeiro Registro de uma torcida Organizada, segundo o Almanaque do Flamengo, Foi a “Ala Flamenga”, em 1927 (leia a respeito clicando aqui). Mas normalmente se dá os méritos da primeira torcida organizada do Brasil para Jaime de Carvalho e sua Charanga (leia mais aqui). O fato é que as organizadas passaram por vários períodos no Brasil, até chegar aos anos 90, onde se cantava muito pouco sobre o time (Mengoooooooo, Mengooooooooo) e muito sobre a capacidade dessas torcidas de mandar todo mundo para o hospital ou o Cemitério. Nessa época as torcidas organizadas viraram praticamente organizações Para Militares que serviam para abrigar marginais e adolescentes com necessidade de se afirmar.

Depois do período do Reinado desses vândalos, a necessidade de paz fez com que as torcidas voltassem a ter seu papel natural, de apenas incentivar o time e cantar. Passaram a aparecer nas torcidas de todos os times letras grandes e elaboradas, exaltando não as próprias torcidas, mas o time para qual torcem (veja aqui). É claro que ainda existem bandidos, mas hoje eles são a exceção.

No citado Fla X Flu, houve a prova definitiva de que elas reencontraram seu caminho. A Raça e a Jovem, que viviam a anos uma guerra violenta entre elas, se uniram e cantaram juntas. Um prova de que o Flamengo é maior e é o motivo da existência de ambas. Acho que essa união é simbólica e acho que ela não deve ter maiores conseqüências, até por que deve existir uma “guerra” sadia entre elas, para ver qual é mais animada e qual é mais criativa. Mas o fato de terem deixado suas diferenças de lado em prol do Flamengo é uma excelente notícia. A paz está voltando aos estádios. E todos só tem a ganhar com isso.

Juntos somos Imbatíveis
Flamengo, o maior de Todos!!

2 comentários:

confionomengao disse...

Postei no meu Blog a União foi sensacional mesmo!

Anônimo disse...

Apróxi música será a minha.Aguarde.