Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Flamengo de 1950


Mais uma foto histórica do Flamengo para a nossa coleção. Esse time é de 1950.

domingo, 29 de abril de 2007

A vingança dos 6 X 0

“Uma partida histórica, que a bondade de Deus escolheu o carioca para assistir. E a torcida do Flamengo, é claro, soube celebrá-la, mais do que comemorá-la. Celebrou com a força de uma derrota - também de 6 a 0 - presa em seu coração há nove anos. Celebrou-a como, se em uma tarde, Deus lhe tivesse proporcionado tudo: uma goleada sobre o seu mais terrível rival, o Botafogo, o título regional, o Campeonato Nacional, a Libertadores da América, o Mundial de clubes.

Sim, aqueles 11 jogadores com a tradicional camisa rubro-negra resolveram presentear a sua torcida com uma exibição de futebol moderno, de tática e técnica perfeitas, de passes precisos, de emoção, de luta.

O marcador estampava os 4 a 0, representa muito. Não a simples ironia para com a torcida adversária totalmente decepcionada e entristecida. Mas o gesto preciso do definitivo adeus a velhas teorias disciplinadoras, abraçadas com tanta fidelidade pelo técnico Paulinho de Almeida, que lhe valeram uma derrota humilhante, inesquecível”.

Flamengo 6 x 0 Botafogo

Flamengo
Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Titã, Nunes e Lico.
Técnico: Paulo César Carpegiani.

Botafogo
Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Oswaldo e Jorge Luís; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson Carpegiani (Jairzinho), Mirandinha e Ziza.
Técnico: Paulinho de Almeida

Blogged with Flock

sábado, 28 de abril de 2007

Nação em festa


A Nação em festa. Foto da torcida do Flamengo vibrando. A maior e melhor torcida do Mundo. A torcida mais animada e que joga junto com o time. Festa no Maracanã. É a torcida em festa e o Flamengo em sua expressão mais bela.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

O torcedor - Carlos Drummond de Andrade

Um conto onde o grande Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas da literaura brasileira, fala da emoção de ser Flamengo. Um reforço para os poemas e poesias que falam do Flamengo

=============================================================


O torcedor

No jogo de decisão do campeonato, Eváglio torceu pelo Atlético Mineiro, não porque fosse atleticano ou mineiro, mas porque receava o carnaval nas ruas se o Flamengo vencesse. Visitava um amigo em bairro distante, nenhum dos dois tem carro, e ele previa que a volta seria problema.

O Flamengo triunfou, e Eváglio deixou de ser atleticano para detestar todos os clubes de futebol, que perturbam a vida urbana com suas vitórias. Saindo em busca de táxi inexistente, acabou se metendo num ônibus em que não cabia mais ninguém, e havia duas bandeiras rubro-negras para cada passageiro. E não eram bandeiras pequenas nem torcedores exaustos: estes pareciam terem guardado a capacidade de grito para depois da vitória.

Eváglio sentiu-se dentro do Maracanã, até mesmo dentro da bola chutada por 44 pés. A bola era ele, embora ninguém reparasse naquela esfera humana que ansiava por tornar a ser gente a caminho de casa.

Lembrando-se de que torcera pelo vencido, teve medo, para não dizer terror. Se lessem em seu íntimo o segredo, estava perdido. Mas todos cantavam, sambavam com alegria tão pura que ele próprio começou a sentir um pouco de flamengo dentro de si. Era o canto? Eram braços e pernas falando além da boca? A emanação de entusiasmo o contagiava e transformava. Marcou com a cabeça o acompanhamento da música. Abriu os lábios, simulando cantar. Cantou. Ao dar fé de si, disputava à morena frenética a posse de uma bandeira. Queria enrolar-se no pano para exteriorizar o ser partidário que pulava em suas entranhas. A moça, em vez de ceder o troféu, abraçou-se com Eváglio e beijou-o na boca. Estava batizado, crismado e ungido: uma vez Flamengo, sempre Flamengo.

O pessoal desceu na Gávea, empurrando Eváglio para descer também e continuar a festa, mas Eváglio mora em Ipanema, e já com o pé no estribo se lembrou. Loucura continuar flamengo a noite inteira à base de chope, caipirinha, batucada e o mais. Segurou firme na porta, gritou: "Eu volto, gente! Vou só trocar de roupa" e, não se sabe como, chegou intacto ao lar, já sem compromisso clubista.

(ANDRADE, Carlos Drummond. De conto em conto, v. 2. São Paulo: Ática, 2001.)
Blogged with Flock

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Flamengo 2.001


Mais um time do Flamengo. Time campeão da Copa dos Campeões de 2001.
Time ganhou a final em cima do São Paulo com mais um golaço de falta do Petkovic.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Os irmãos Karamazov

Os irmãos Karamazov


Por Nelson Rodrigues


Começo aqui a minha grave função homérica. Minha memória é um chão todo juncado de clássicos e peladas fenecidos. Antes, porém, de exumar os velhos jogos, preciso explicar toda a minha dramática relação com o Fluminense. Sou Tricolor, sempre fui Tricolor. Eu diria que ja era Fluminense em vidas passadas, antes, muito antes da presente encarnação. Vejo-me em Aldeia Campista, garoto de pé no chão e calça furada. Teria quatro anos, se tanto. 1916. A Primeira Grande Guerra ainda matava milhares, ainda matava milhões. E como então se promovia mundialmente o bigode do Kaiser! Esse bigode era o grande assunto da caricatura, em todos os idiomas.

Para mim, moleque da rua Alegre havia uma relação nítida e taxativa entre a guerra e o Fluminense. Seriamos campeões em 17, 18 e 19. Ainda hoje, meio século depois, tenho a sensação de que a Grande Guerra trazia no ventre o tricampeonato Tricolor. Vejamos o absurdo: a Grande Guerra seria apenas a paisagem, apenas o fundo das nossas botinadas. Enquanto morria um mundo e começava outro, eu só via o Fluminense.

Quem ia ao futebol era Milton, o meu irmão mais velho. Acompanhava o Tricolor, com uma obstinação de fanático. Quando ele chegava, de noite, eu vinha correndo perguntar:- "Quem ganhou". E ele, tostado pelo sol dos clássicos e das peladas:- "O Fluminense!" Era o Fluminese, sempre Fluminense. Até que, um dia, não foi o Fluminense.

Imagino que o leitor esteja fazendo a impaciente pergunta:- "E o Flamengo?" Hoje, o Rubro-Negro, por onde vai, arrasta multidões fanatizadas. Há quem morra com o seu nome gravado no coração à ponta de canivete. Mas eu não falei no Flamengo e explico:- O Flamengo nem sempre foi Flamengo.

Cada brasileiro, vivo ou morto já foi Flamengo por um instante, por um dia. Vale a pena voltar a 1911, ou 12, não sei. Como eu dizia, o Flamengo era ainda Fluminense.Eu disse que o Flamengo era ainda Fluminense e já retifico Antes do futebol, o Rubro-Negro foi remo ou, melhor dizendo, foi "domingo de regatas".

Até que, um dia, houve uma dissidência no Fluminense. Eu gostaria de saber que gesto, ou palavra, ou ódio deflagrou a crise. Imagino bate-bocas homicidas. E não sei quantos Tricolores saíram para fundar o Flamengo. Hoje, nos grandes jogos, o Estádio Mário Filho é inundado pela multidão rubro negra. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Eis o que eu pergunto: - Os gatos pingados que se reuniram, numa salinha imaginavam as potencialidades que estavam liberando? Há um parentesco óbvio entre o Fluminense e o Flamengo. E como este se gerou no ressentimento, eu diria que os dois são os irmãos Karamazov do futebol brasileiro.


technorati tags:, ,

Blogged with Flock

terça-feira, 24 de abril de 2007

Bodas de Pérola





Bodas De Pérola

Há 30 anos enfiando a porrada na cachorrada



Em 1977 eu tinha acabado de fazer 13 anos e por me considerar adulto achava que já podia fazer tudo que me desse vontade. Evidentemente que eu estava muito mal informado, mas sei lá a troco de qual mentira consegui convencer minha mãe a me deixar ir ao Maracanã sozinho, sem caronas ou qualquer adulto supervisionando. Peguei o 434 (ou seria 464?) na Men de Sá com a minha camisa do Flamengo comprada na Marius Sport com numero costurado e embarquei na aventura cheio de certezas, como se sempre fizesse aquilo todos os domingos. Tava cheio de cagaço mas disfarçava bem.

Cheguei mais ou menos às 2 horas da tarde e arrumei um lugar na Raça Rubro-Negra, a nova torcida que propunha um novo jeito de torcer; de pé o tempo todo e cantando sem parar. Na época, uma maluquice total que afastava os torcedores mais tradicionais e atraia a molecada toda. Rolou a preliminar, que vencemos bem com grande atuação de Leandro e de uma dupla de zaga que impressionava pelo porte; Ney e Cidade, dois negões tamanho GG que acabaram revelando um talento inversamente proporcional ao volume. Acabou a preliminar e eu lá, sózinhão no Maior do Mundo, me achando pra caralho.

O Flamengo principal estava cheio de novidades naquele Carioca que seria o primeiro da FAF, a Frente Ampla pelo Flamengo que levou Márcio Braga pela primeira vez à presidência do clube. Os novos contratados como Carlos Alberto Torres na quarta zaga, Carpegiani na meiúca, e Osni, um ponta direita anão (não é exagero, 1,40 cm) que viera do Vitória já tinham participado da tétrica estréia no Carioca, um empate em um gol com o Olaria muito do mal jogado. Às 4 da tarde o Maracanã já estava bombado, mais de 120 mil pagantes prum joguinho da quinta rodada de Taça Guanabara e o Flamengo nem era líder. .

Mas era o Botafogo cheio de craques trazidos num troca-troca desastroso para o Fluminense; Gil, Manfrinni, Rodrigues Neto, Paulo César Caju e que ainda tinha Mendonça e o folclórico Dé Aranha, entre outros matungos, que estava na moda e vitaminou aquela bilheteria. E pra aumentar ainda mais o favoritismo do time de Marechal Hermes o Mengão continuava sem poder estrear o atacante contratado por uma fortuna ao Santos. Um negão que os otimistas diziam ser o próximo Pelé e os pessimistas suspeitava que aos 23 anos já estaria irremediavelmente bichado. Como não podia escalar Cláudio Adão, Cláudio Coutinho continuava escalando como centroavantes os já então folclóricos barbudinhos Luisinho Tombo ou Marciano, que não combinavam muito com sua concepção moderna de futebol.

O jogo começa e o Botafogo aperta o Flamengo com jogadas rápidas pelas pontas com Gil e Paulo César, Mendonça domina o meio campo e não há maneira de fazer a bola chegar no pé de Zico, muito marcado por Renê e Osmar. Marciano? Esse nem via a bola. Lá na frente o Botafogo perturbava muito a defesa, o Dé provocava o Deus da Raça desde o apito inicial. O jogo não estava nada bom pro pra nós. Eu, já naquele idade bem paranóico, imaginava que a culpa era minha, que idéia idiota tinha sido aquela de ir sozinho ao Maracanã, sem os amigos, sem aquele apoio moral pra esses momentos difíceis? Com o Flamengo perdendo eu não via em cada rubro-negro um irmão, me via cercado de perfeitos e estranhos desconhecidos.

A torcida deles sacaneando à vontade, os babacas todos com os seis dedinhos estendidos, balançando os braços vulgarmente. Naquele tempo a nossa torcida combatia essa presepada de 6 x 0 contando compassadamente de 1 a 9 e terminando num estrondoso Parabéns Pra Você! Pra agonia dos torcedores de um Bostafogo que parecia amaldiçoado para nunca mais ganhar Cariocas. Antes de terminar o primeiro tempo Ademir marca pro Botafogo e já começava a rolar um desânimo perigoso quando o morto Marciano acha uma bola espirrada pela defesa e joga nas redes de Zé Carlos aos 44. Beleza, eu não tinha culpa de nada.

Os times voltam pro segundo tempo sem modificações mas com uma diferença visível, é evidente que o Botafogo não vai agüentar repetir a correria e marcação sobre pressão e aos 15 do segundo tempo eles estão pregados e com meio metro de língua pra fora. O Flamengo bem que tenta se aproveitar, Carpegiani avança mais um pouco e começa a municiar o ataque e Zico sem a forte marcação cria uma chance atrás da outra, todas canhestramente desperdiçadas por Marciano. A torcida quer matar o barbudinho, xinga ele de tudo e pede Luisinho como quem pedia Pelé,Euzébio e Gerd Muller num jogador só. O capitão Coutinho já começa a ser brindado com alguns Burro! mas ainda sem muita experiência e seguindo a etiqueta militar da época faz o estilo centralizador e não dialoga com a arquibancada. Até que eles dão um vacilo e numa saída errada de bola Osni se antecipa, cruza pra área, Zico passa pela bola levando dois marcadores com ele num corta-luz de gênio e ela sobra limpa pro horroroso Marciano. Ele mete o pé e manda pro saco, 2 x 1, festa indescritível na arquibancada e eu ali no meio, sem nenhum adulto supervisionando, gritei e pulei como nunca tinha feito antes pelo Flamengo. Beleza, eu não era um pé-frio quando ia sozinho ao jogo.

Muito bom. A galera passa a gritar o nome de Marciano e a cantar: Um, dois, três, Botafogo é freguês! (o engraçado não é a ingenuidade do primitivo cântico mas a imprecisão estatística, já que naquele tempo os fregueses éramos nós) e eu lá no meio amarradão naquela vitória épica. A arquibancada não pára de gritar É Marciano!, É Marciano! É Marciano! Sabem o que o Coutinho fez então? Tirou o Marciano e colocou o Luisinho faltando uns 10 minutos pra acabar. Logicamente Luisinho Tombo entrou vaiado e não fez absolutamente porra nenhuma. Mesmo após 40 anos do fato eu continuo sem entender porque o Coutinho fez aquilo.

Nesse dia 17 de Abril de 1977 o Flamengo formou com Cantarelli; Toninho, Rondinelli, Carlos Alberto Torres e Júnior; Merica, Carpeggiani e Zico; Osni, Marciano (Luisinho) e Luis Paulo.



Mengão Sempre


* A foto é de um Flamengo x Botafogo de 1975
Arthur Muhlenberg

segunda-feira, 23 de abril de 2007

O Rubro Negro Grita...


O Rubro Negro Grita,
Sofre, xinga, ama, vibra
Mas será eternamente feliz
por fazer parte desta
magia inexplicável...

Obrigado Flamengo

domingo, 22 de abril de 2007

Flamengo de 1996


Mais um time. Dessa vez o de 1996. Não foi um super campeão, mas foi um grande time que o Flamengo teve.

sábado, 21 de abril de 2007

O Homem Aranha e a Geração Zico

O Homem Aranha e a Geração Zico

Quem gosta de histórias em quadrinhos dabe que o Homem Aranha é um herói diferente. O Super Homem, por exemplo, trabalha em um jornal e entre uma matéria e outra ele salva o mundo e volta para a sua mesa, coloca seu óculos e ninguém mais o reconhece como o herói. Volta a ser um pacato jornalista sem que ninguém tenha sentido sua falta. O Batman sai de madrugada, salva a cidade dos criminosos e no dia seguinte está em suas empresas controlando os seus negócios. Sem nenhum arranhão e sem nenhuma olheira.

E o Homem Aranha? Bem, o Homem Aranha arruma um emprego, mas logo é demitido por que ele sai para salvar o dia, mas se atrasa e irrita o seu chefe. Marca um encontro com sua amada, mas não vai por que alguém precisou dele. Ele se vê sempre em um dilema: viver sua vida e deixar as pessoas que ele poderia ajudar para lá, ou ajudar as pessoas e prejudicar sua vida. Ele mesmo define seus poderes como o um presente e uma maldição. Algo que ao mesmo tempo em que lhe torna especial, lhe proporciona ajudar os outros, se torna auto-destrutivo.

Agora vocês devem estar se perguntando: o que a Geração de Ouro tem a ver com isso? Aquele time do Flamengo, me desculpem os fãs xiitas, é nosso maior presente e nossa maior maldição. Nunca um time reuniu craques em todas as posições como aquele. E esse time virou um fado que acompanha o Flamengo até hoje. Basta o Flamengo contratar um volante para imediatamente alguém dizer: é triste ver fulano unsando a camisa que já foi de Adílio (ou Andrade). Novo goleiro na Gávea e logo as cornetas soam avisando que a camisa 1 já foi de Raul. Todo meio campista que surge, logo tem que agüentar as comparações com Zico e o mesmo vale para o ataque. E vale para Junior, Leandro e todos os outros.

O fato é que grande parte da torcida ainda não se deu conta que aquele time acabou e não vai voltar. Não entendeu que o futebol de hoje é muito diferente daquele e que os times não jogam mais como aquele time jogava. Não aceita que o time ganhe sem dar espetáculo. Está sempre suspirando e lembrando daquele time. Antes que alguém atire a primeira pedra, eu lhes digo: temos que ter, SIM, muito orgulho daquele time. Ele é nosso maior presente. O que temos é que parar de transformar esse presente em maldição. O Homem Aranha não tem escolha, mas nós temos.

Warley Morbeck

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Flamengo de Emoções e Reações!

Flamengo de Emoções e Reações!

Que Torcida é essa?


Uma torcida apaixonada que na vitória ou na derrota continua do lado do seu clube.
Que em dia de jogos, seja no Rio ou em qualquer canto do Brasil lotam os estádios. torcedores Rubro-Negros são encontrados no exterior, em pequenos números tudo bem, mais que são também flamenguista e isso os torna da nossa Família.
Nas arquibancadas ricos e pobres ficam do mesmo lado. onde as diferenças são esquecidas, onde o racimo não é encontrado, onde existe Flamengo existe respeito. A cada gol marcado aquela multidão em festa. um abraçando ao outro, onde ricos, pobres, negros e brancos se abraçam, onde toda a Raça fica junta e as diferenças são esquecida. A Emoção que explode no coração a cada conquista do nosso Mengão, a cada grito de é campeão, isso é Flamengo uma Imensa PAIXÃO. Na arquibancada a torcida em coro canta o Hino Do Clube e a emoção nao tem como ser contida, onde todos estão com as lagrimas escorridas.
Lagrimas de alegria. Torcer para o Flamengo foi a melhor escolha que todos nós poderíamos fazer. A cada gol uma reação, uns correm outros gritam, outros choram. o Flamengo é assim mesmo uma Grande Paixão.
Seremos Flamengo mesmo que a bola não entre ou o maraca se cale. Talvez o Silêncio seja bom para refletirmos. e juntos pensamos: porque estamos calado? como diz o trecho do nosso Hino uma vez Flamengo Sempre Flamengo.
E em seguida, ouvimos as explosões dos corações e os gritos de: Ó meu Mengão eu gosto de você quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser Rubro-Negro, conte comigo MENGÃO, acima de tudo Rubro-Negro!
Isso é Flamengo de Emoções e Reações de alegrias e tristeza. Mas acima de tudo somos Rubro-Negros.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Primeiro Tricampeonato do Flamengo (42/43/44)

Depois do brilhante título de 1939, o Flamengo perde o craque Leônidas da Silva e assiste o Fluminense voltar a reinar no início da década de 40. O tricolor conquista o bicampeonato em 1940/41, deixando o rubro-negro como vice nos dois anos, e parte rumo a outro tri. Neste último ano, Pirilo, centroavante do Flamengo, entra para a história do campeonato carioca, ao marcar 39 gols, sendo o maior artilheiro num ano da competição.

O então presidente do Flamengo, Gustavo de Carvalho, decide dar plenos poderes ao técnico Flávio Costa. O treinador estrutura o time rubro-negro para impedir o título do Fluminense.

Surge um dos três maiores jogadores da história do Flamengo. Thomaz Soares da Silva, o Zizinho, ou Mestre Ziza, tal era a sua categoria. O craque comanda a equipe rubro-negra em 1942 e impede mais um tricampeonato tricolor, dando início à primeira seqüência de três títulos cariocas seguidos do rubro-negro, em 1942/43/44.

Liderando uma grande equipe, na qual se destacavam as lendas rubro-negras Yustrich, Domingos da Guia, Biguá, Jaime, Valido, Pirilo e Vevé, Zizinho leva o Flamengo à sua primeira grande glória da história.

Em três anos, 44 vitórias, 188 gols marcados e apenas seis derrotas. Em 63 jogos o time obtém média de três gols por partida. Pirilo foi o artilheiro da campanha, marcando 46 vezes. O grande destaque foi Valido, que voltou ao futebol aos 41 anos, para marcar o gol do tri. Mesmo sofrendo de febre, o centroavante argentino fez 1 a 0, aos 41 min do segundo tempo da final disputada na Gávea para 20 mil pessoas, contra o Vasco, num lance muito polêmico - o jogador teria se apoiado no zagueiro adversário para cabecear. Choro vascaíno e alegria rubro-negra, em um dos títulos mais saborosos da história do Flamengo.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Flamengo de 1979


Mais uma foto histórica. Essa foto é de 1979. Esse time se preparava para ganhar o Mundo. Um dos maiores times da história do Flamengo.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Flamengo por Domingos da Guia

"Sinto que fui picado pelo extraordinário micróbio que vive dentro do Flamengo. Hoje sinto me tão Flamengo quanto qualquer dos antigos"

Domingos da Guia

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Flamengo 1989


Dando prosseguimento à nossa série de fotos históricas temos essa de 1989. Zinho, Renato Gaúcho, Zico, Junior e outros. Muitos jogadores que só orgulharam o Manto sagrado Rubro Negro: a Camisa do Flamengo.

domingo, 15 de abril de 2007

Heróis da Nossa História: Raul

RAUL
Em 78, Raul cansou-se de ser jogador do Cruzeiro. Não que não gostasse
mais do time, mas julgou que não tinha mais nada a dar ao clube.
Chegou até a anunciar o fim da carreira. Mas voltou, a pedidos, para
mais alguns meses, até que recebeu um convite de Cláudio Coutinho, que
estava montando um grande time no Flamengo, baseado em revelações do
clube, mas com alguns reforços experientes. E Raul chegou assim à
Gávea. No último jogo da Taça Guanabara, o time, já campeão, perdeu
para o Fluminense por 2 a 0. Ele falhou num dos gols e foi barrado por
Cantarelli. Só conseguiu voltar ao gol rubro-negro no início de 80,
quando Cantarelli se contundiu. E aí, mais uma vez, ele era o homem
certo no lugar certo, como já acontecera quando chegara ao Cruzeiro,
em 66. Com a camisa 1 rubro-negra, Raul foi campeão brasileiro em 80,
carioca, da Libertadores e Mundial em 81, brasileiro em 82 e 83. Em
80, estava num sinal de trânsito quando, a seu lado, parou um carro
dirigido pelo técnico Telê Santana: "Conto com você na seleção",
disse-lhe o técnico. Raul ainda foi convocado para os primeiros jogos,
mas, depois, foi posto de lado por Telê. O jogador realmente sempre
apregoou que preferia treinar pouco e jogar muito. Mas não comoveu o
técnico. Mesmo que o Flamengo continuasse a ganhar títulos e seu
goleiro mantivesse a excelente produção. Não ter ido à Copa de 82
talvez seja a única frustração do paranaense Raul Guilherme Plassman
(27/9/44), que parou de jogar em 83 e transformou-se em comentarista
de futebol na TV.

sábado, 14 de abril de 2007

Lamartine Babo e o nosso hino

O ano é 1949 e o Brasil está se preparando para receber no ano seguinte o então “ Campeonato mundial de Futebol ”. Todos estavam se agitando de alguma forma para participar da grande festa que estava se anunciando. Os donos das grandes companhias fonográficas planejavam lançar algo diferente: Um compacto com os hinos dos principais clubes do futebol carioca composto por um grande nome da música.

Depois de alguns contatos o escolhido foi Lamartine Babo, grande compositor de marchinhas de carnaval como O Teu Cabelo Não Nega, Grau 10 e Marcha do Grande Galo. Lamartine nasceu no Rio de Janeiro em 08 de Março de 1904. Começou compondo valsas aos 14 anos, também compôs músicas religiosas e operetas. Mas foi realmente com o carnaval que Lamartine ficou conhecido, recebendo inclusive o título de “ Rei do Carnaval”. Mesmo tendo sido um leigo em técnica musical, Lamartine criou melodias maravilhosas, resultantes de seu espírito inventivo e altamente versátil. Ele criava as melodias instrumentais com sua própria boca (imitando um trombone) e assim os músicos que o acompanhavam faziam as harmonias e os temas instrumentais.

Fanático por futebol e pelo América, fanático a ponto de sair vestido de diabo pelas ruas do Rio de janeiro para comemorar o título carioca de 1960, Lamartine com certeza era a melhor escolha para a composição desses hinos. Mas o lado boêmio do compositor falava mais alto e ele passou meses enrolando os empresários que queriam os hinos para lançar no ano seguinte. Diz a lenda, que Lamartine compôs os seis principais hinos de forma forçada e em uma noite. Os empresários o convidaram para um baile fictício e quando ele chegou na festa, logicamente não havia nada. Lamartine então se viu obrigado a compor naquela noite e fez uma única exigência aos empresários. Deixar o hino do seu clube do coração por último...Assim, em apenas uma noite Lamartine criou seis grandes obras do futebol brasileiro. Pela ordem de criação daquela noite histórica, Fluminense, Botafogo, Flamengo, Bangu, Vasco da Gama e América. O que só prova a genialidade e versatilidade de Lamartine, pois criar hinos belíssimos em poucas horas é algo para gênios.

http://anonimosfc.blogspot.com/2007/03/hinos-as-obras-esquecidas-de-lamartine_14.html

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Flamengo de 1916


Mais uma foto histórica do nosso blog. Foto de 1916.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

As origens obscuras da frase Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo.




Você já parou pra pensar em que mente poderosa e onisciente se teria cunhado a frase que traduz a nós rubro-negros como torcedores, e por extensão, como seres humanos, com tamanha exatidão? Uma Vez Flamengo Sempre Flamengo. Uma frase tão perfeita e lapidar que desde 1936 ela chancela ao lado dos nossos escudos todos os documentos oficiais do Clube de Regatas do Flamengo.Quem teria sido o redator capaz de tão perfeita oração? Certamente um imortal da Academia, ou quem sabe um estudioso da alma humana. Muita gente pensa que Lamartine Babo, um músico americano, pudesse ser capaz de criar o lema imortal que expressa a inevitável perpetuidade do nosso amor ao Mais Querido. Pensam errado. Há também os românticos que pensam que é uma daquelas frases que nascem da voz rouca das ruas e arquibancadas, talvez, quem sabe, de uma boca desdentada de um poeta popular elegantemente trajado com o Manto. Mas os românticos erram também.Felizmente para a memória e para as futuras gerações de rubro-negros essa frase histórica e imortal tem autor conhecido, ainda que não reconhecido na proporção justa ao tamanho de seu feito. Seu nome é Júlio Silva e merece todas as nossas homenagens. O pernambucano e rubro-negro de quatro costados Júlio Silva já teria seu lugar reservado na História brasileira por ser o criador e mantenedor desde 1919 do famoso Bloco do Eu Sozinho, que não foi criado por Los Hermanos. O original bloco de carnaval composto de apenas uma pessoa. Ele mesmo, vestido com uma camisa listrada e uma calça de cetim, conduzindo seu micro-estandarte. Em 1929, Júlio Silva participou de um concurso promovido pelo Flamengo para escolher uma frase que traduzisse o estado de alma de quem professa a religião vermelha e preta. A frase com que venceu o concurso ficou quase tão grande quanto o próprio Flamengo: Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo.Júlio Silva faleceu em 1979, sem deixar continuador de sua original idéia que esteve presente em todos os carnavais cariocas desde o ano de 1919 até os anos 70. Mas a sua contribuição aos ritos da paixão flamenga ultrapassou as barreiras do tempo. Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo tornou-se a frase de abertura de nosso hino e mantra oficial da maior torcida do sistema solar, repetida bilhões de vezes ao redor de todo o planeta.Júlio Silva é a minha primeira sugestão de um civil para figurar no Panteão Rubro-Negro.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto de Arthur da Távola

"Ser Flamengo é ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram(...)É comungar a humildade com o rei eterno de cada um" Arthur da Távola.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Campeonato Brasileiro de 1980

CAMPEONATO BRASILEIRO

O Campeonato de 1980 teve início em 23 de janeiro e término em 1º de junho. No total foram realizados 307 jogos, com 44 clubes participantes. Foram marcados 826 gols, com média de 2,69 por jogo. A média de público foi de 20.792 pagantes por partida..

Decisão

Com campanhas quase idênticas, Flamengo e Atlético Mineiro chegam à final do Brasileirão de 1980 prometendo uma disputa muito equilibrada. O Galo tinha um verdadeiro esquadrão, com Reinaldo, Palhinha, Cerezo e Éder Aleixo, e era o favorito. Mas o no lado rubro-negro figuravam craques como Zico, Júnior,
Nunes, entre outros.

Na primeira partida, em Belo Horizonte, o Atlético venceu por 1 a 0, num jogo muito equilibrado. A vitória daria para os mineiros a vantagem do empate, enquanto o Flamengo precisaria vencer de qualquer maneira para
garantir o primeiro título nacional da sua história.

O segundo jogo, realizado na tarde de 1º de junho de 1980, começou muito tenso, com as duas equipes errando muitos passes. Com tanto nervosismo, o primeiro gol não demorou a sair: aos 6 minutos, Zico recebe um passe errado e toca para Nunes, que não perdoa: Flamengo 1 a 0.

A resposta atleticana foi mais rápida do que seus próprios torcedores pudessem imaginar. No primeiro ataque do Galo após a saída de bola, o zagueiro rubro-negro Minguato falha e deixa Reinaldo livre para empatar a
partida. Isto apenas um minuto depois do gol flamenguista.

A reação rápida deu moral aos mineiros, que passaram a dominar a partida. Apesar disso, perdiam muitas chances de gol. Como já dizia o ditado, "quem não faz, toma": o Flamengo desempatou já nos 45 minutos da primeira etapa. Zico, dentro da área, chuta no canto esquerdo de João Leite. O rubro-negro
terminou o primeiro tempo em vantagem, mas isto não refletia a realidade da
partida.

A etapa final começou com o Flamengo partindo pra cima, perdendo grandes chances de ampliar o placar. Mas o Atlético, por sua vez, usava seus rápidos contra-ataques envolvendo Palhinha e Reinaldo. O jogo estava totalmente indefinido, sendo que as duas equipes poderiam chegar ao gol.

Aos poucos, o Galo ia ganhando terreno e dominando a partida. Porém sofreu um duro golpe: o atacante Reinaldo sente a perna em um lance e fica sem condições de jogo. O time mineiro já havia feito as duas alterações permitidas, e o jogador teve que permanecer no campo.

Mesmo contundido, Reinaldo arranca forças para empatar a partida aos 20 minutos. Com o placar de 2 a 2, o Atlético seria o campeão brasileiro. Minutos depois, porém, o herói passou a vilão. Reinaldo reclama com o
árbitro José de Assis Aragão por um impedimento incorretamente marcado e é expulso. A discussão gera muito tumulto entre todos os jogadores, mas rapidamente a partida recomeça. Aragão, entretanto, ficou com a atrapalhada atuação nesta partida marcada na sua carreira, passando a ser chamado de "José de Assis Flamengão".

No reinício do jogo, o Flamengo partiu para o tudo ou nada, indo todo para o ataque. A pressão deu resultado: aos 36 minutos, Nunes, com um belo gol, faz o gol do título rubro-negro. A festa começava no Maracanã, já que, com um homem a menos, o Galo já não tinha mais poder de reação. O Flamengo conquistava, assim, o primeiro título nacional de sua história.

FINAL

ATLÉTICO/MG 1 x 0 FLAMENGO
(1º jogo)
data - 28 maio de 1980
estádio - Mineirão
Atlético/MG - João Leite - Orlando (Marcus Vinícius), Osmar, Wilsinho, Jorge
Valença - Chicão, Toninho Cerezo, Palhinha - Pedrinho, Reinaldo e Éder.
Técnico: Procópio Cardoso.
Flamengo - Raul - Carlos Alberto, Rondinelli (Nélson), Marinho, Júnior -
Andrade, Carpegiani, Tita - Reinaldo, Nunes e Carlos Henrique (Anselmo).
Técnico: Cláudio Coutinho.
gol - Reinaldo
árbitro - Romualdo Arppi Filho


FLAMENGO 3 x 2 ATLÉTICO/MG
(2º jogo)
data - 1 junho de 1980
estádio - Maracanã
Flamengo - Raul - Toninho, Manguito, Mmarinho, Júnior - Andrade, Carpegiani
(Adílio), Zico, Tita - Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.
Atlético/MG - João Leite - Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo),
Jorge Valena - Chicão, Toninho Cerezo, Palhinha - Pedrinho, Reinaldo e Éder.
Técnico: Procópio Cardoso.
gol - Nunes (2), Zico, Reinaldo (2)
árbitro - José de Assis Aragão

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Foto de 1943


Mais uma foto histórica do time do Flamengo.

domingo, 8 de abril de 2007

Flamengo de 1912


Começamos a série com uma foto de 1912. O Flamengo ainda usava a chamada Camisa de Papagaio Vintém.

Quem são os craques da foto?

Série times históricos

A partir de hoje vamos divulgar fotos históricas de diversos times do Flamengo, campeões ou não. Nos ajude identificando os jogadores nos comentários e dizendo as lembranças que esse time lhe traz.

SRN

sábado, 7 de abril de 2007

O Fla Flu não tem começo

Reacionário, no meu caso, é a reação contra tudo o que não presta. Se o homem não fosse eterno, ou não tivesse uma alma eterna, não tivesse garantido a sua eternidade, esse homem andaria de quatro. Toda manhã sairia de quatro, ferrado, aí pelas ruas e montado num Dragão de Pedro Américo. Eu diria, quando me perguntam, como você agora: mas quando, quando começou o Fla-Flu? Eu diria: - O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E aí então as multidões despertaram. E Mário Filho, já então, antes do Paraíso, escrevia sobre o Fla-Flu e dizia que o Fla-Flu ia ser o assombro do futebol, o milagre do futebol.

Marcos de Mendonça, Fortes, Vidal e Chico Neto eram os heróis, os verdadeiros heróis. Mais que o cow-boy, mais que o mocinho, mais que o próprio bandido. O futebol era a epopéia, o épico, compreendeu? ... Eu me lembro, uma vez andava na rua, era um garoto de calças curtas, tinha cinco anos, quando passou um jogador de futebol. Eu não sei, devia ser Lais ou Manga, que morreria em 22, ou Welfare. Eu sei que aquilo para mim foi um espanto, eu corri para dentro de casa como se estivesse sendo ungido de glória, de glórias fantásticas.

O Fla-Flu, já me dizia o meu irmão Mário Filho, o Fla-Flu é um jogo para sempre, não é um jogo para um século, um século é muito pouco para a sede e a fome do Fla-Flu... Começado o Fla-Flu, ele percorreria o tempo dos tempos. Foi uma criação do meu irmão Mário Filho, ele que era o gênio da crônica esportiva, ele era o autor de piadas fantásticas. Ele se lembrou de fazer Fla-Flu, tinha notado que Fla-Flu possuía uma flama, uma trepidação que nenhum outro jogo possuía. Até hoje em todo o mundo não há um jogo que chegue aos pés do Fla-Flu. Que é cada vez mais empolgante. E cada jogo entre o Fluminense e o Flamengo parece ser o maior do século e será assim eternamente.
 
Nélson Rodrigues

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Os brasileiros nascem Flamengo. Depois é que alguns degeneram

"Os brasileiros nascem Flamengo. Depois é que alguns degeneram"

Pesquisa feita pelo Ibope* mostra que o clube rubro-negro é o mais querido do país:
O Flamengo tem 15% da preferência nacional.
Dentre os times do Rio, o rubro-negro sozinho é maior do que a soma de seus rivais:
15% contra 9%.
Historicamente, a popularidade do Flamengo nasce com seu time de futebol,
que não tinha sede própria e treinava na Rua Paissandu,
sem muros a isolar seus torcedores.
Com o Maracanã e os títulos da Era Zico,
as dimensões dessa paixão se multiplicaram.


* Foram ouvidas duas mil pessoas com idade acima de 16 anos, homens e mulheres
em todas as regiões brasileiras. Pesquisa divulgada em janeiro de 2004.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Flamengo 100 anos - Por PLACAR

Leia esse texto e vejam o q é Flamengo ...
Revista Placar 1995

especial 100 anos do Flamengo .


"Todos nascem Flamengo . Alguns degeneram" . O ditado com q os rubro-negros costumam fustigar os torcedores adversários certamente apresenta um fundo de verdade . Afinal, como resistir a um time q dominao coração e a mente de 1 a cada 6 brasileiros , ou seja , de aproximadamente 25 milhões de almas (dados de 95). Tal proporção ñ apenas transforma o clube da Gávea no de maior torcida no Brasil, mas tmb do planeta . Flamenguistas poderão ser encontrados até no Monte Fuji, no Japão. boa parte deles amealhados em 81, ano em que o esquadrão de Zico, Júnior & companhia confirmou na decisão do Mundial de Clubes o q todos já sabiam: O Flamengo é o maior do Mundo. No ano em q o clube faz 1 seculo, nada melhor do q acompanhar com PLACAR as glórias do Mengão.
Nas próximas páginas, comquistas, ídolos e imagens q falam por si e são a manifestação incontestavel de que todos nascem FLAMENGO .

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Flamenguista

 FLAMENGUISTA – O nativo deste time tem o rei na barriga. Fenômeno típico dos torcedores que já presenciaram esquadrões fantásticos vestindo o uniforme do clube. Carregam certa nostalgia desta época. O Flamenguista possui argumentos velhos, porém eficientes, para ganhar discussões. No Rio, basta falar "campeão do mundo", no Brasil, basta falar "todo mundo tenta, mas só o Mengão é penta". É um empolgado de primeira hora. Mesmo na fase ruim, duas boas vitórias bastam para bradar "rumo a Tóquio". É o time mais popular do país. É o torcedor mais democrático do país também. Gostam também de dizer que todos nascem Flamengo, e alguns degeneram. Nutrem a verdade absoluta que a massa, muitas vezes, é mais importante que o time. E são seguidores de um caso raro de experiência genética. O Flamengo, para ser Flamengo, precisa ser raça e talento. E uma coisa não exclui a outra. Veste com orgulho a camisa rubro-negra, na vitória ou na derrota. E não são monoteístas. Para eles, Zico também é Deus.
 
Garambone

terça-feira, 3 de abril de 2007

10.000 Page views

Gostaríamos de agradecer a todos pelo excepcional número. Em dois meses e meio no ar conseguimos atingir a marca de 10.000 page views.

Nesse espaço postamos estórias, mitos, músicas, feitos, poemas, poesias, títulos e tudo o mais que ajudam a explicar o por que do Flamengo ser o que é: o maior clube do Brasil.

Esperamos continuar por muito tempo resgatando um pouco da história do Clube de Regatas do Flamengo.

FLAMENGO INCOMPARÁVEL

Pois a história do Flamengo é tão mágica que parece lenda ou mentira!
Sei que vão vim com aquele mesmo disco arranhado, o Santos é o melhor time das Américas eleito pela FIFA, Santos tem o atleta do século, Botafogo foi a base da seleção, São Paulo é Tri-mundial, cuidado com o rebaixamento, Flamerda vai cair, Flabosta, os títulos do Flamengo são todos roubados; na falta de argumentos repetem sempre a mesmo coisa!
Tudo bem!
Mas fatos são fatos, veja abaixo!


O que um clube precisaria para ser o maior clube do século?
Títulos ?

Mundial, Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, Rio-São Paulo e Estadual! Obvio, seu clube não tem estes títulos tradicionais, pois só o CRF tem todos! Qual destes falta a seu clube ? Na soma geral o Flamengo também é o maior, soma mais de 210 títulos só no futebol! Lembrando que os clubes brasileiro que tem mais títulos são, Vasco 20, Grêmio 30, São Paulo 40, Palmeiras 50... e nenhum deles chegam a 100 conquistas no futebol profissional! Fazer o que né!
Todos os títulos e vices neste tópico, >
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461657799891110642&start=1
.

O que um clube precisaria para ser o maior clube do século?
Torcida?

Dizem que a torcida do Corinthians é fiel, dizem que a torcida do Boca é fanática, etc... etc... etc...
Sem falar de pesquisa, que temos mais de 40 milhões de torcedores; vamos falar de fatos!
(O Flamengo está presente em 6 dos dez maiores públicos pagantes na história do futebol MUNDIAL, somente sendo superado APENAS pela Seleção Brasileira em 4 oportunidades)
No campeonato Carioca ( está presente nos 10 maiores público pagante da história! )
No campeonato Brasileiro (está presente em 7 dos dez maiores público pagante da história!)
Recorde Mundial de publico entre clubes!
- C.R. Flamengo 0 x 0 Fluminense - 1963 - publico pagante 177.020 - Decisão do Campeonato

CONCLUSÃO : Levando-se em conta que a capacidade do Maracanã diminuiu e que não existam outros estádios maiores, os recordes acima são perpétuos !
Os números são incontestáveis; a torcida do Flamengo é esmagadora!

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461555485165494606
Discurso de invejo! Na falta de argumento, é só falar que era tudo bandido e favelado.
A inveja é o combustível do CRF!!!!

O que um clube precisaria para ser o maior clube do século?
Craques?

Que outro clube já teve todos estes craques jogando a seu favor !!!!???

Zico
Pelé
Garrincha
Friedenreich
Romário
Carlos Alberto Torres
Zizinho
Leônidas
Domingos da Guia
Dadá Maravilha
Luiz Pereira
Flavio Ramos
Luis Menezes
Zagallo
Sócrates
Júnior
Branco
Gérson
Rondinelli
Bebeto
Leandro
Dida
Renato Gaúcho
Bígua
Pirilo
Perácio
Vevé
Garcia
Esquerdinha
Índio
Júnior Baiano
Benítez
Rubens
Joel
Dequinha
Jordan
Babá
Henrique
Carlinhos
Reyes
Evaristo de Macedo
Doval
Durval
Ubirajara Alcântara
Jarbas
Nonô
Alfredinho
Babá
Claúdio Adão
Luís Carlos
Luisinho
Geraldo
Raul
Mozer
Andrade
Adílio
Tita
Nunes
Lico
Fillol
Jorginho
Zinho
Leonardo
Aldair
Gaúcho
Sávio
Athirson
Petkovic
Gamarra
Ronaldinho Gaúcho
E tantos outros...

.
O que um clube precisaria para ser o maior clube do século?
Recordes?

Sem falar nos recordes de público pagante! Temos o recorde nacional de invencibilidade , 52
jogos sem perder (Período/jogo: 21/10/1978 - 2x1 América-RJ a 27/05/1979 - 2x1 Campo
Grande-RJ) campanha : 52 JOGOS 43 VITÓRIAS - 9 EMPATES - 139 GOLS PRÓ - 27 GOLS CONTRA
todos os jogos, data e placar
http://www.flaestatistica.com/curiosidade10.htm
.
O que um clube precisaria para ser o maior clube do século?

Façanhas?

O Flamengo já teve a honra de enfrentar seleções dos cinco continentes, e praticamente todas as grandes seleções do mundo, e venceu muitas delas! Enfrentou seleções como, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, China, Austrália, Japão, USA, Brasil, Seleção Mundial e tantas outras, são mais de 20 países que o Flamengo enfrentou!
Todos os jogos contra as seleções!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461691266276281074

Flamengo VS Seleção Mundial
Data, Placar, Seleção, Local, Carater do Jogo

12/07/1985 3 X 1 Seleção Mundial Rio de Janeiro Amistoso
06/02/1990 2 x 2 Seleção Mundial Rio de janeiro Amistoso
--------
Flamengo VS Seleção Brasileira
Data, Placar, Seleção, Local, Carater do Jogo

11/05/1958 1 X 0 Seleção Brasileira Rio de Janeiro Amistoso
02/07/1972 1 X 0 Seleção Olímpica Brasil Rio de Janeiro Amistoso
06/10/1976 2 X 0 Seleção Brasileira Rio de Janeiro Amistoso

Num deu nem para a Seleção Brasileira que contava com Garrincha, e Nem para a Seleção Mundial que contava com Maradona no time! Flamengo Invicto...
.
Marcelo 15/07/06 O que um clube precisaria para ser o maior clube do século?
Idade?

Botafoguense vai dizer, “meu time é de 1894", o Botafogo comemorou o centenário em 2004; na CBF, consta fundação em 1904; então nem adianta chorar...

Os Clubes mais velhos do Brasil:

01º...1895....Flamengo-RJ
02º...1898....Vasco da Gama-RJ
03°...1898....São Cristóvão-RJ
04º...1899....Vitória-BA
05º...1900....Rio Grande-RS
06º...1900....Ponte Preta-SP
07º...1902....Náutico-PE
08º...1902....Fluminense-RJ
09º...1903....Grêmio-RS
10º...1904....Bangu-RJ
11º...1904....Botafogo-RJ
12°...1904....América-RJ
13°...1905....Sport Recife-PE
14º...1907....Bagé-RS
15º...1907....Guarany-RS
16º...1908....Atlético-MG
17º...1908....Pelotas-RS
18º...1909....Internacional-RS
19°...1909....Paulista-SP
20º...1909....Coritiba-PR
21º...1910....Corinthians-SP
22º...1911....Guarani-SP
23º...1911....Comercial-SP
24º...1911....Novo Hamburgo-RS
25º...1911....Brasil de Pelotas-RS
26º...1911....15 de Novembro-RS
27º...1912....Santos-SP
28º...1912....América-MG
29º...1912....Goytacaz-RJ
30̊...1913....Juventude-RS
31º...1913....Rio Branco-SP
32º...1913....Inter de Limeira-SP
33º...1913....XV de Novembro-SP
34º...1914....Santa Cruz-PE
35º...1914....Ceará-CE
36º...1914....Palmeiras-SP
37º...1914....União Barbarense
38º...1915....Olaria-RJ
39º...1917....Portuguesa Santista-SP
40º...1918....Botafogo-SP
41º...1918....Fortaleza-CE
42º...1920....Portuguesa de Desportos-SP
43º...1920....Caxias-SC
44º...1921....Cruzeiro-MG
45º...1921....Friburguense-RJ
46º...1921....Figueirense-SC
47º...1923....Bandeirantes-SP
48º...1924....Atléético-PR
49º...1924....Juventus-SP
50º...1924....Portuguesa Carioca-RJ
51º...1928....Bragantino-SP
52º...1931....Bahia
53º...1932....Mogi Mirim-SP
54º...1933....Madureira-RJ
55º...1935....São Paulo
.
Marcelo 15/07/06 Todos os dados são verdadeiros, e não pode ser contestados por ser verdadeiros ou não, pois é fácil de achar eles pela net em vários sites! aqui tem alguns tópicos da própria comunidade com
os dados...


FLAMENGO, O MAIOR CLUBE DE TODOS OS TEMPOS; PQ ???
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2460907067525057266&start=1


O MAIOR CLUBE DE TODOS OS TEMPOS!!!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2457381309544418034&start=1


FLAMENGO, TD ANO DECIDINDO TÍTULOS!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461657799891110642&start=1

FLAMENGO VS SELEÇÕES
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461691266276281074

FLAMENGUISTAS,,,torcedores ou simpatizantes????
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461555485165494606


Os Clubes Mais Antigos do Brasil
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461016011509785017


Flamengo O Maior Vencedor de Titulos do Brasil
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2449451640257555114

Os melhores jogadores de cada década no Brasil:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=897699&tid=2461698174731176690&start=1

Jogadores que Fizeram a História do Flamengo.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10897536
.
A FIFA escolheu estes três clubes não pelo numero de títulos ou por sua popularidade, e sim pelo seu valor histórico!

Flamengo de Zico
Santos de Pelé
Botafogo de Garrincha

Mas vamos as comparações!!!

CRAQUES:

Pelé, Garrincha e Zico, vestiram a camisa do Flamengo!
Já, Garrincha e Zico, Não vestiram a camisa do Santos!
Assim como Pelé e Zico não vestiu a Camisa do Botafogo!

Isso é só para dar status e importância a camisa!

TORCIDA:

O Flamengo detém o maior público pagante da história do Campeonato Brasileiro.
O Flamengo detém o maior público pagante da história da Copa do Brasil.
O Flamengo detém o maior público pagante da história do Campeonato Carioca..
O Flamengo detém os dez maiores público pagante da historia do futebol mundial entre clubes.
Isso são dados reais do maracanã e reconhecidos pela FIFA; se for falar em pesquisa, segundo as
pesquisas, se somar a torcida do Botafogo e Santos, e multiplicar este numero por dois, o
Flamengo ainda teria mais que o dobro da torcida deles dois juntos.



TÍTULOS:
O Flamengo é o único que tem todos!

NUMERO DE TÍTULOS:
O Flamengo é o que tem mais!

CRAQUES:
O Flamengo é o único que teve os três jogando a seu favor!

TORCIDA:
O Flamengo detém todos os recordes, e tem mais do que o dobro de torcedores, do que seus dois
oponentes juntos!

Acho melhor os Botafoguenses e Santistas, debaterem quem mandou mais jogadores para as copas, e que eles foram muito importante em 58 e 62, e vamos apenas debater nesta comunidade sobre Seleção Brasileira , pois clube contra clube; o Flamengo é melhor em tudo!

RESUMINDO:

Títulos, o Flamengo é o único que tem todos; quantidade de títulos, o Flamengo tem mais; craques, o Flamengo é o único que teve os três; torcida, o Flamengo tem mais do que o dobro de Botafogo e Santos juntos!

No Futebol:
Título é status

Popularidade é prestigio

Recorde é Façanha

História é Tradição

.
Atenção Freguesia:

Em função da larga superioridade do Flamengo no futebol Brasileiro, só admitimos gozação de
torcedores cuja o time tenha o seguinte retrospecto:

Ter a maior torcida do Mundo, desde 1921.
Ter a maior (RRN), e a mais velha (Charanga) torcida organizada do Brasil, desde 1942.
Ser o único, no Brasil com TODOS os títulos, desde 1990.
Ter o recorde nacional de partidas invicto, 52 jogos sem perder.
Ter os 10 maiores público pagante na história do Futebol Mundial.
Ter superioridade de vitórias sobre TODOS os clubes do próprio Estado.
Ser o único clube no Mundo a vencer as Seleções Brasileira e Mundial.
Ser o único clube onde jogou praticamente TODOS os grandes craques do Brasil.
Ser o clube mais velho do Brasil dentre os grandes, desde 1895.
Ser o único, com mais de 200 títulos no Futebol.
Ser um dos 18 maiores clubes de todos os tempos (eleito pela FIFA.)

Alias, seu clube figura na lista da FIFA por acaso ?
Seu clube tem a maior torcida do Mundo ?
Seu clube nasceu antes de 1895 ?
Pelé e Garrincha já vestiu a camisa do seu time ?
Se clube já venceu as Seleções Brasileira e a Mundial?

Se não for o caso do seu time, abaixe a cabeça, assovie, disfarce e saia de fininho e torça para que seu time chegue ao nível, Por que CRF, não é Clube de Regatas do Flamengo, CRF é Cansado de Receber Faixa.

Os mais 35 Milhões de Torcedores e os 5 Milhões de Urubus em todo o Mundo, agradecem ao clube
Mais Querido do Brasil.
.
Marcelo 15/07/06 LEMBRANDO Q O SEGUNDO CLUBE NO BRASIL COM MAIS TITULOS É O VASCO DA GAMA; MAS NAO CHEGA A MIL TITULOS, E O FLA EM 2003 JA ULTRAPASSOU A MARCA DE 2000 TITULOS! ANTES DE FALAREM ASNEIRAS PESQUISEM...

LEMBRANDO Q NOS LINKS DOS SITES Q DEI TEM TODOS OS TITULOS DETALHADOS UM A UM!
OU PODEM TB SEREM CONFERIDOS NOS SITE DAS FEDERAÇOES DE CADA ESPORTE!
.
52 jogos (Período/jogo: 21/10/1978 - 2x1 América-RJ a 27/05/1979 - 2x1 Campo Grande-RJ)

CAMPANHA : 52 JOGOS 43 VITÓRIAS - 9 EMPATES - 139 GOLS PRÓ - 27 GOLS CONTRA

C.R. Flamengo 2 x 1 América (RJ) Campeonato Estadual 21/10/1978
C.R. Flamengo 3 x 0 Londrina (PR) Amistoso 25/10/1978
C.R. Flamengo 1 x 0 Seleção de Friburgo (RJ) Amistoso 26/10/1978
C.R. Flamengo 5 x 2 Campo Grande (RJ) Campeonato Estadual 29/10/1978
C.R. Flamengo 2 x 2 Madureira (RJ) Campeonato Estadual 01/11/1978
C.R. Flamengo 4 x 0 Fluminense (RJ) Campeonato Estadual 05/11/1978
C.R. Flamengo 1 x 0 Bangu (RJ) Campeonato Estadual 08/11/1978
C.R. Flamengo 9 x 0 Portuguesa (RJ) Campeonato Estadual 11/11/1978
C.R. Flamengo 2 x 0 Bonsucesso (RJ) Campeonato Estadual 16/11/1978
C.R. Flamengo 1 x 0 Botafogo (RJ) Campeonato Estadual 19/11/1978
C.R. Flamengo 2 x 0 São Cristóvão (RJ) Campeonato Estadual 23/11/1978
C.R. Flamengo 2 x 0 Olaria (RJ) Campeonato Estadual 25/11/1978
C.R. Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama (RJ) Campeonato Estadual 03/12/1978
C.R. Flamengo 2 x 1 Fluminense (RJ) Amistoso 09/12/1978
C.R. Flamengo 2 x 1 Seleção de Goiás Amistoso 12/12/1978
C.R. Flamengo 4 x 0 Seleção de Roraima Amistoso 14/12/1978
C.R. Flamengo 2 x 0 Nacional (AM) Amistoso 17/12/1978
C.R. Flamengo 4 x 0 Fluminense (Friburgo-RJ) Troféu Alencar Pires Barroso 27/01/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 Bahia (BA) Amistoso 31/01/1979
C.R. Flamengo 2 x 0 Fluminense (Feira de Santana - BA) Amistoso 02/02/1979
C.R. Flamengo 2 x 1 Itabuna (BA) Amistoso 04/02/1979
C.R. Flamengo 2 x 0 Volta Redonda (RJ) Campeonato Estadual 08/02/1979
C.R. Flamengo 4 x 0 América (RJ) Campeonato Estadual 11/02/1979
C.R. Flamengo 1 x 0 Uberaba (MG) Amistoso 14/02/1979
C.R. Flamengo 6 x 0 Santo Antônio (ES) Amistoso 16/02/1979
C.R. Flamengo 5 x 1 Fluminense (Friburgo-RJ) Campeonato Estadual 18/02/1979
C.R. Flamengo 1 x 0 Goytacaz (Campos-RJ) Campeonato Estadual 21/02/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 Vasco da Gama (RJ) Campeonato Estadual 04/03/1979
C.R. Flamengo 2 x 0 São Cristóvão (RJ) Campeonato Estadual 07/03/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 Fluminense (RJ) Campeonato Estadual 11/03/1979
C.R. Flamengo 6 x 1 Americano (Campos-RJ) Campeonato Estadual 14/03/1979
C.R. Flamengo 2 x 0 Corinthians (SP) Troféu João Batista Figueiredo 16/03/1979
C.R. Flamengo 3 x 0 Botafogo (RJ) Campeonato Estadual 18/03/1979
C.R. Flamengo 1 x 0 Rio Branco (ES) Amistoso 21/03/1979
C.R. Flamengo 6 x 1 São Cristóvão (RJ) Campeonato Estadual 24/03/1979
C.R. Flamengo 7 x 1 Goytacaz (Campos-RJ) Campeonato Estadual 29/03/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 América (RJ) Campeonato Estadual 01/04/1979
C.R. Flamengo 5 x 1 Atlético (MG) Amistoso 06/04/1979
C.R. Flamengo 1 x 0 Volta Redonda (RJ) Campeonato Estadual 08/04/1979
C.R. Flamengo 2 x 1 Americano (Campos-RJ) Campeonato Estadual 11/04/1979
C.R. Flamengo 2 x 1 Vasco da Gama (RJ) Campeonato Estadual 15/04/1979
C.R. Flamengo 4 x 0 Fluminense (Friburgo-RJ) Campeonato Estadual 18/04/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 Fluminense (RJ) Campeonato Estadual 22/04/1979
C.R. Flamengo 2 x 2 Botafogo (RJ) Campeonato Estadual 29/04/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 Brasília (DF) Amistoso 02/05/1979
C.R. Flamengo 2 x 1 Seleção de Natal (RN) Amistoso 04/05/1979
C.R. Flamengo 3 x 1 Itabuna (BA) Amistoso 06/05/1979
C.R. Flamengo 1 x 1 Vitória (BA) Amistoso 09/05/1979
C.R. Flamengo 5 x 0 Bonsucesso (RJ) Campeonato Estadual 13/05/1979
C.R. Flamengo 1 x 0 Serrano (Petrópolis-RJ) Campeonato Estadual 20/05/1979
C.R. Flamengo 4 x 0 São Cristóvão (RJ) Campeonato Estadual 24/05/1979
C.R. Flamengo 2 x 1 Campo Grande (RJ) Campeonato Estadual 27/05/1979
OS RECORDES DE PÚBLICO - A INDISCUTÍVEL SUPERIORIDADE RUBRO-NEGRA SOBRE AS DEMAIS TORCIDAS !!!!!
Obs: Veja em azul a participação do C.R.Flamengo nos maiores públicos da história do futebol brasileiro (no Maracanã, no campeonato carioca e no campeonato brasileiro).
- DO MARACANÃ (está presente em 6 dos dez maiores públicos, somente sendo superado pela Seleção Brasileira em 4 oportunidades)
- Brasil 1x0 Paraguai - 31/08/1969 - 183.341 - Eliminatórias para Copa do Mundo de 1970
- C.R. Flamengo 0 x 0 Fluminense - 1963 - 177.020 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 3 x 1 Vasco da Gama - 1976 - 174.770 - Segundo Turno do Campeonato
- Brasil 4x1 Paraguai - 21/03/1954 - 174.599 - Eliminatórias para Copa do Mundo de 1954
- Brasil 1x2 Uruguai - 16/07/1950 - 173.850 (*)- Copa do Mundo de 1950
- C.R. Flamengo 2 x 3 Fluminense - 1969 - 171.599 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 0 x 0 Vasco da Gama - 1974 - 165.358 - Decisão do Campeonato
- Brasil 6x0 Colombia - 09/03/1977 - 162.764 - Eliminatórias para Copa do Mundo de 1978
- C.R. Flamengo 2 x 1 Vasco da Gama - 1981 - 161.989 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama - 1973 - 160.342 - Semi final do Campeonato
(*) Estima-se que o público total deste jogo foi de aproximadamente 205.000 pessoas, porém o registro oficial é de 173.850 pessoas.
.
DO CAMPEONATO CARIOCA ( está presente nos 10 maiores !!!! )
Obs: todos os jogos abaixo foram realizados no Maracanã.
- C.R. Flamengo 0 x 0 Fluminense - 1963 - 177.020 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 3 x 1 Vasco da Gama - 1976 - 174.770 - Segundo Turno do Campeonato
- C.R. Flamengo 2 x 3 Fluminense - 1969 - 171.599 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 0 x 0 Vasco da Gama - 1974 - 165.358 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 2 x 1 Vasco da Gama - 1981 - 161.989 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama - 1973 - 160.342 - Semi final do Campeonato
- C.R. Flamengo 2 x 2 Botafogo - 1979 - 158.477 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 0 x 0 Fluminense - 1976 - 155.116 - Taça Guanabara
- C.R. Flamengo 0 x 1 Fluminense - 1984 - 153.520 - Decisão do Campeonato
- C.R. Flamengo 0 x 0 Vasco da Gama - 1977 - 152.059 - Decisão do 2º Turno
.
DO CAMPEONATO BRASILEIRO (está presente em 7 dos dez maiores)
Obs: todos os jogos abaixo foram realizados no Maracanã.
- C.R.Flamengo 3x0 Santos SP - 29/05/1983 - 155.523 - 2º jogo da decisão
- C.R.Flamengo 3x2 Atletico MG - 01/06/1980 - 154.355 - 2º jogo da decisão
- Fluminense RJ 1x1 Corinthians SP - 05/12/1976 - 146.043
- C.R.Flamengo 1x1 Gremio RS - 18/04/1982 - 138.107 - 1º jogo da decisão
- C.R.Flamengo 1x3 Botafogo RJ - 19/04/1981 - 135.487 - 4as de final
- Fluminense RJ 0x0 Vasco RJ - 27/05/1984 - 128.781
- C.R Flamengo 2x2 Botafogo RJ - 19/07/1992 - 122.001 - 2º jogo da decisão
- C.R.Flamengo 1x1 Vasco RJ - 08/05/1983 - 121.353 - 4as de final
- C.R.Flamengo 2x1 Guarani SP - 11/04/1982 - 120.441 - Semi final
- Vasco RJ 2x2 Internacional RS - 28/07/1974 - 118.777

CONCLUSÃO : Levando-se em conta que a capacidade do Maracanã diminuiu e que não existam outros estádios maiores, os recordes acima são perpétuos !!!!!!!!!!!!!!!!!

A Primeira torcida organizada e a história das outras torcidas :
É do Flamengo a honra de ser o primeiro clube do Brasil a ter uma torcida organizada - "A Charanga Rubro-Negra" criada por Jayme de Carvalho (Nascido em Salvador, Bahia, no dia 9/11/1911), onde ele reuniu um grupo de pessoas com alguns instrumentos, no jogo Flamengo 1x1 Fluminense em 11/10/1942 nas Laranjeiras e tocava animadamente. Porém, "um pouco" desafinado. Sendo assim, o locutor - Rubro-Negro fanático e também muito crítico - Ary Barroso, comenta: "isso não é uma torcida é uma charanga..." e assim o apelido pegou, nascendo assim a PRIMEIRA torcida organizada do Brasil. Após o nascimento da Charanga do Jayme, outras torcidas no Flamengo e nos outros clubes surgiram. No Flamengo vale citar :
- Torcida Jovem
- Raça Rubro Negra
- Flamante.
- Flaponte.
- Dragões.
- Falange Rubro Negra.
- Fla 12.
- Nação Rubro Negra.
Dentre outras que fazem só aumentar o brilho do Flamengo pelo Brasil e pelo Mundo !!!

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Campeão Rio-São Paulo 1961

Mengo mostra que é time de chegada é time

A conquista do título do Torneio Rio-São Paulo de 1961 mostrou a força do Flamengo nos momentos decisivos. O time da Gávea teve uma campanha muito irregular no começo e correu o risco de ficar fora da fase mais importante do torneio. A derrota por 3 a 0 para o Corinthians deixou os cariocas com um saldo negativo de oito gols e com a pior campanha (dez pontos em nove jogos) entre os seis que continuavam no Torneio Rio-São Paulo. As atuações de Dida e Gérson, artilheiros do time na competição com cinco gols, foram primordiais para a conquista do título.

Na fase final, a luta foi contra Botafogo, Vasco, Palmeiras, Corinthians e o Santos. O Flamengo surpreendeu e venceu sem dificuldades os três jogos contra os paulistas, marcando dez gols e sofrendo apenas dois. Para completar a felicidade dos torcedores cariocas, o segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Botafogo e Vasco.

O jogo mais espetacular do torneio, que vai ficar na memória do torcedor rubro-negro, aconteceu no dia 19 de abril. A vítima foi o Santos do Rei Pelé, que foi goleado de forma impiedosa por 5 a 1. Gerson (3) e Dida (2) marcaram para o time da Gávea. Mengálvio descontou para o Peixe.
O título veio no 23 dia de abril, quando o Mengão deu o troco no Timão e venceu por 2 a 0 no Maracanã. Os gols, marcados no primeiro tempo, foram de Joel, aos sete minutos, e Dida, aos 22 minutos. No segundo tempo, o time carioca apenas segurou o resultado e saboreou junto com os torcedores o primeiro título de importância nacional do clube.

Ficha técnica do jogo

Flamengo 2 x 0 Corinthians
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Data: 23/4/1961
Flamengo:- Ari, Joubert, Bolero e Jordan; Jadir e Carlinhos, Gerson, Joel,
Henrique, Dida e Germano.
Corinthians: Cabeção; Olavo e Ari; Clemente, Jaime, Oreco e Sídnei; Zague,
Paulinho (Bataglia), Miranda, Rafael e Gélson.
Gols: Joel, aos sete minutos, e Dida, aos 22 minutos do primeiro tempo.

Campeão Torneio Rio-São Paulo 1961

domingo, 1 de abril de 2007

Quanto pior, melhor?

Quanto pior, melhor?
por Luiz Hélio Alves de Oliveira*

Quinta-feira à noite e um público de apenas dez mil espectadores para um clássico esvaziado de grandes emoções. Quando Nelson Rodrigues – o tricolor mais rubro-negro da crônica nacional - afirmou que "num Fla-Flu vence quem estiver pior", por este ser o "jogo do improvável", o genial dramaturgo sabia o que estava falando. Ou melhor, escrevendo. Magistralmente, diga-se de passagem.
E esse último Fla-Flu confirmou mais uma vez essa máxima do mestre Nelson. O elenco do Fluminense é, segundo a crítica "especializada", teoricamente melhor que o do Flamengo. Tanto que os mais exaltados da imprensa chegaram a declarar – pelo segundo ano consecutivo – que o time das Larangeiras seria o mais forte candidato ao título por ter realizado "as melhores contratações dentre os grandes clubes do Rio de Janeiro". O fato é que quando a bola rolou a história foi outra e até agora só o Mengo está garantido na final. Portanto, mesmo ainda longe do ideal, o rubro-negro da Gávea passa por um momento infinitamente melhor que o seu rival.
Mais uma vez o Flamengo teve a maior posse de bola e de novo não conseguiu transformar essa superioridade em gols. Incrível como o time dificilmente aproveita um contra-ataque por conta do velho problema, o último passe. Um drama que o Ney Franco não consegue resolver. Aliás, o comandante rubro-negro começa a dar demonstrações de que está perdido, completamente sem rumo sobre qual, de fato, seria o melhor esquema tático e a formação ideal do meio-campo ou ataque. As rusgas já começam a ficar evidente. Sinceramente, que chilique, hein Roni?! Nem o Ronaldinho Gaúcho faria tamanho estardalhaço ao ser substituído. Tudo o que ele fez foi aquele passe para o Souza fazer o gol – relembrando os bons tempos da dupla no Goiás – e só, somente só. Já o camisa 9 mostrou que ainda está longe da forma que o levou a artilharia do brasileirão, mas que quando a bola chega redonda ele não perdoa. Souza é goleador e o problema não é com ele. Deus do céu! Já são 107 partidas às quais o nosso camisa 11 sequer é substituído, sendo que as suas últimas apresentações foram pífias. Aliás, ontem eu só enxerguei o Renato quando o árbitro apitou o fim da partida e ele correu para reclamar que o Beltrami – e esse aí definitivamente não gosta do Mengo – encerrou faltando ainda 1 minuto de acréscimo. Será que ele faria dois gols nesse "tempo todo" e evitaria o vexame de não conseguir vencer o quarto clássico do ano? Pela bola que jogou, nem mais 90 minutos resultariam em coisa alguma. Era mais fácil o Flu fazer mais um, pois no Fla desgraça pouca é bobagem.
Um lance, ao menos para a Nação, valeu a pena de ver e foi digno de um autêntico Fla-Flu: a maravilhosa jogada do Renato Augusto que por pouco não resultou em um gol de placa. Aliás, o jovem camisa 10 fez um extraordinário segundo tempo. Se algum dos seus companheiros estivesse com a metade da sua inspiração, certamente o resultado teria sido muito gratificante para todos nós.
Após a vergonhosa eliminação da Taça Rio com três derrotas seguidas, o que preocupa agora é o clima no clube e o psicológico dos jogadores. Afinal, o Flamengo terá pela frente praticamente quatro "amistosos". Dois pelo estadual e dois pela Taça Libertadores, já que na competição internacional a classificação para as oitavas já está assegurada. É a hora do Ney Franco realmente mostrar que tem o time nas mãos e dar uma sacudida no elenco. Detalhe. Este é o momento de assumir os erros e proclamar mudança de atitude, reassumindo a postura vencedora nos próximos jogos e com isso elevar a auto-estima para quando chegarem os jogos decisivos da final do estadual e do mata-mata da Libertadores.
É sempre assim, quando a gente aposta que vai engrenar, vem uma marcha ré para nos paralisar. Entretanto, acredito que teremos um happy end. Caso não seja possível nas duas competições, que seja na de maior relevância e o Mengo carimbe o seu passaporte para Tóquio. Acredito na virada e nas palavras do "filósofo" Anselmo "mãos de tesoura", do distinto Salão "Língua Solta": o Flamengo perde quando pode e vence quando necessário. Vamos torcer então que essa escrita mais uma vez se confirme. Até porquê, parece que lá pelas bandas da Gávea, quanto pior estiver, melhor ficará. Será?
SRN!

* baiano, 29, poeta e jornalista.